O vinho mais caro do Brasil já está à venda: Château Petrus da safra 2020. O lendário vinho de Bordeaux, da França, será comercializado no País pelo valor de R$ 62 mil. O montante corresponde ao preço de um carro popular zero. Ou seja, com esse valor, você pode adquirir um Fiat Mobi ou Renault Kwid zerinho!
O Brasil recebeu 48 garrafas da safra 2020 de Petrus que serão disponibilizadas exclusivamente em restaurantes parceiros da importadora World Wine, a responsável pela distribuição do vinho no Brasil. Vale lembrar que o valor de R$ 62 mil é sugerido, dependendo da margem aplicada pelo restaurante, o valor do vinho mais caro do Brasil pode aumentar e muito.
Para o vinho do nível de complexidade de Petrus, o tempo de guarda na garrafa beneficia o produto. Por isso, alguns restaurantes da lista dos que receberão as garrafas as deixarão estagiando na adega até atingirem uma certa idade. Esse longo período de armazenamento encarecerá ainda mais o valor, e o vinho mais caro do Brasil pode dobrar de preço.
Essa é a primeira vez que o Château Petrus é importado ao Brasil. A World Wine foi a importadora escolhida pela vinícola francesa para comercializar o vinho em território brasileiro. Segundo Juliana La Pastina, presidente da World Wine em entrevista ao G1, a empresa possui um relacionamento com a família e um grande trabalho em Bordeaux, mas não imaginavam ser escolhidos pela vinícola para ser o distribuidor oficial no Brasil.
A World Wine já negociou a importação de 36 garrafas da safra 2021, que devem chegar ao País em 2023, e 18 garrafas da safra 2022, que estarão disponíveis em 2025. De safras mais antigas, a empresa terá pouquíssimos exemplares: 2011 e 2014, seis de cada. A importadora não divulgou o preço que os vinhos serão vendidos, mas provavelmente roubarão o posto de vinho mais caro do Brasil.
Você prefere gastar esse dinheiro comprando uma garrafa de vinho ou um carro popular?