Charmat e Tradicional, você já deve ter visto esses termos. Eles fazem referência ao processo de elaboração do vinho espumante. Cada um, confere à bebida final características distintas. A seguir vamos entender a diferença entre espumante Charmat e Tradicional.
O que é espumante Charmat
Charmat é uma técnica de tomada de espuma do vinho espumante que acontece em tanque de inox pressurizado. O vinho base, que já sofreu a primeira fermentação alcoólica, é transferido para um tanque de inox pressurizado, chamado de autoclave. Ali, o vinho passará pela segunda fermentação. Para que isso ocorra, é necessário adicionar o licor de tiragem. A vedação do tanque impede que o gás liberado pelas leveduras escape. Dessa forma, o gás se dissolve na bebida formando bolhas. Ao término da segunda fermentação o líquido é filtrado e engarrafado.
A autoclave permite o controle eletrônico de temperatura e movimenta delicadamente e constantemente o líquido em seu interior. Dessa forma, é possível elaborar grandes volumes de espumante, preservando características, muitas vezes sutis, que são muito apreciadas nos estilos mais leves e refrescantes da bebida. Os espumantes produzidos dessa forma, geralmente, ficam prontos para o consumo entre 30 dias e oito meses.
Em 1895, o enólogo italiano Federico Martinotti desenvolveu a técnica de submeter o vinho a uma segunda fermentação em tanques de inox. Mas, em 1907, o enólogo francês Eugène Charmat aperfeiçoou a técnica e a patenteou com seu nome. Com isso, a Itália e a França reivindicam a criação do espumante Charmat.
O que é espumante tradicional
No espumante Tradicional a tomada de espuma acontece dentro da garrafa. O vinho base, que também já sofreu a primeira fermentação, recebe o licor de tiragem e é imediatamente engarrafado. A segunda fermentação termina quando todo o açúcar é consumido pelas leveduras. Como não há mais açúcar para se alimentarem, as leveduras morrem.
Ao término da fermentação, o vinho permanecerá na garrafa em contato com as leveduras mortas, chamadas de borras. Nessa etapa, as células das leveduras se rompem dando início ao processo de autólise, responsável por liberar substâncias no líquido que dão novos sabores e aromas, além de complexidade e cremosidade ao vinho. Essa atividade é considerada a parte mais importante do processo de elaboração pelo método tradicional, pois é quando o espumante ganha personalidade. O tempo mínimo para o envelhecimento e autólise do vinho é de cerca de oito meses, mas também pode durar anos.
Esse método também é conhecido como Champenoise, pois foi criado na famosa região francesa de Champagne. Mas apenas espumantes produzidos lá podem usar esse termo.
Diferença de sabor do espumante charmat e tradicional
O método Charmat e o Tradicional geram produtos com características bem diferentes. É importante salientar que não há hierarquia de qualidade entre os métodos. Apenas diferença sensorial.
O espumante Charmat é leve, fresco, de corpo ligeiro e com aromas de flores e frutas frescas. É ideal para dias de calor, combina muito bem com um dia na praia ou uma tarde à beira da piscina.
O espumante tradicional é mais complexos, com aromas provenientes das borras, que remetem à pão, fermento, brioche, nozes e damasco. Pode ser consumido em um dia com temperatura mais amena e até no inverno e vão bem acompanhando uma refeição.