Ícone do site Reserva85

Champagnes são entregues por veleiro

Champagnes são entregues por veleiro

Champagnes são entregues por veleiro

A Pernod Ricard, uma das maiores empresas de bebidas do mundo, deu um passo histórico em direção à sustentabilidade ao iniciar o transporte de seus conhaques e champagne para as Américas utilizando um veleiro de carga. No dia 9 de agosto de 2024, 850 toneladas de produtos das marcas Martell, Mumm e Perrier-Joüet partiram do porto de Le Havre, na França, a bordo do veleiro Anemos, da TransOceanic Wind Transport (TOWT), com destino a Nova York.

Esse movimento representa uma inovação significativa na logística da empresa, que busca reduzir drasticamente suas emissões de carbono. Segundo Sonia Le Masne, diretora de desenvolvimento sustentável da MMPJ (Martell, Mumm e Perrier-Joüet), o objetivo é que, até 2027, o transporte à vela se torne o principal meio de entrega desses produtos, com a previsão de oito travessias transatlânticas mensais. “A nossa ambição é torná-lo o nosso principal meio de transporte nesta rota”, afirmou.

O veleiro Anemos, com 81 metros de comprimento e capacidade para mil toneladas de carga, é um exemplo de como o transporte marítimo pode ser repensado para um futuro sem combustíveis fósseis. Comparado a um navio de carga tradicional, o Anemos reduz as emissões de CO2 em mais de 90%, alinhando-se à meta de neutralidade carbônica do grupo Pernod Ricard até 2050.

Este projeto não só visa descarbonizar a logística, mas também reforça a postura inovadora e sustentável da Pernod Ricard em toda a sua cadeia de valor, desde a produção até o transporte. A empresa já trabalha em outras frentes, como a viticultura regenerativa e a redução do uso de fertilizantes minerais, buscando constantemente novas formas de minimizar seu impacto ambiental.

Sair da versão mobile