Ícone do site Reserva85

Avaliação Nacional de Vinhos 2021

avaliação nacional de vinhos brasileiros safra 2021

Comentaristas da 29ª Avaliação Nacional de Vinhos destacam as qualidades da safra 2021. Confira os detalhes do evento e as notas finais dos vinhos.

A edição 2021 da Avaliação Nacional de Vinhos ocorreu na noite de ontem em Bento Gonçalves – RS, em um formato híbrido. Além dos participantes presentes na sede do evento, milhares de pessoas puderam acompanhar a transmissão ao vivo. Centenas de kits de degustação foram enviados a convidados de todo o Brasil, que puderam degustar as amostras junto com os comentaristas do evento.

Os destaques foram as 16 amostras mais representativas, selecionadas entre as mais de 300 inscritas nas 6 categorias da avaliação. Os vinhos foram degustadas e comentadas ao vivo por uma seleção de especialistas e celebridades. Os comentaristas salientaram a excelente qualidade dos vinhos brasileiros em 2021, a tropicalidade e frescor das bases para espumante e dos vinhos brancos, além da elegância, complexidade e potencial de guarda dos tintos.

O que a Avaliação Nacional de Vinhos nos revelou sobre a safra 2021

Além de proferirem suas notas, os comentaristas revelaram suas percepções sobre as amostras. Todos avaliaram de forma excepcional a safra brasileira de 2021, enaltecendo o alto nível dos vinhos degustados. Indicando que está na hora do vinho brasileiro ser “bebido às claras”, uma alusão ao fato de o vinho brasileiro tem ganhado muitos concursos às cegas, mas ser preterido na hora da compra. “Não precisamos esconder nosso rótulo, para reconhecer as qualidades do vinho”, afirmou sob aplausos o escritor Michael Waller.

A jornalista e especialista em marketing de vinhos, Paula Daidone destacou que o vinho brasileiro, além da qualidade e elegância, é um vinho fácil de beber, e que isso é uma qualidade excepcional. “Os enólogos se empenham para entregar complexidade, elegância e sutileza nos vinhos de uma maneira e prazerosa, e as amostras selecionadas trazem isso”, explica Paula.

Paula Daidone – Jornalista e especialista em marketing de vinhos. Comentarista da XXIX Avaliação Nacional de Vinhos – 2021.

A especialista complementa que o vinho fácil e gostoso de beber é o que as pessoas buscam quando escolhem um rótulo. Principalmente no cenário atual, onde novos consumidores estão entrando para o mundo dos vinhos. “Ter vinhos fáceis de beber é muito bom, pois o primeiro gole tem que ser gostoso, se não a pessoa vai embora. Nós não queremos que as pessoas saiam do vinhos, queremos que as pessoas fiquem que no vinho”, afirmou Daidone.

Outros comentaristas como Ari Gorenstein, Fernanda Garay e Jayme Monjardim repetiram essa linha de observação. O vinho brasileiro é fácil e gostoso de beber, nos convida facilmente a tomar a garrafa toda. “É um vinho que tem sabor de quero mais, poderia ficar aqui e continuar apreciando” comenta Fernanda.

Outro ponto destacado entre os comentaristas que avaliaram as amostras da Avaliação Nacional de Vinhos 2021 é de que o vinho brasileiro é tropical como a nossa terra, é um vinho alegre, ideal para compartir entre amigos.

Paula Daidone, destacou ao analisar um Cabernet Franc da vinícola Dal Pizzol, que é muito bom perceber que o nosso vinho, o vinho brasileiro é assim, delicioso, ideal para compartilhar em um momento de alegria. “É uma felicidade imensa quando indicamos um vinho a uma pessoa e ela nos diz: – que delícia, adorei!”, comentou Paula.

Veja na íntegra a avaliação e os comentários das 16 amostras selecionadas aqui.

Transmissão: XXIX Avaliação Nacional de Vinhos – safra 2021 (evento completo)

Notas finais da Avaliação Nacional de Vinhos 2021

Os vinhos foram analisados e selecionados previamente pela equipe de avaliação organizada pela ABE – Associação Brasileira de Enologia para a Avaliação Nacional de Vinhos 2021, que proferiu uma nota mediana final para cada amostra. Além disso, durante o evento, as 16 amostras selecionadas como mais representativas da safra 2021 foram degustadas e avaliadas ao vivo pelos comentaristas. Veja a seguir as notas e as características de cada vinho:

AmostraCategoriaUvaVinícolaMedianaNota comentarista
1base espumantechardonnay / pinot noirValmarino9093
2base espumante chardonnayChandon do Brasil9194
3base espumante pinot noir / chardonnaySalton9092
4brancosviognerCasa Valduga8992
5brancoschardonnayPizzato9093
6brancos aromáticossauvignon blancCampestre9094
7brancos aromáticos moscato brancoMioranza8992
8rosétannatCasa Venturini8994
9tinto jovemmerlotSalvatore8994
10tintocabernet franc Dal Pizzol9094
11tinto tannatHortência9092
12tinto cabernet sauvignonCasa Perini9292
13tinto tannatAlmaúnica9195
14tinto alicante bouchetAurora9094
15tinto touriga nacionalMiolo9094
16tinto tanat / teroldego / malbec / cabernet franc / MerlotDon Guerino9394

Detalhes das 16 amostras selecionadas

Foram analisadas 311 amostras, das quais 30% foram selecionadas como representativas da safra 2021. A partir dessa seleção, foram escolhidas as 16 amostras mais representativas dentro das 6 categorias de vinhos que compõem a Avaliação Nacional de Vinhos. As análises a seguir foram elaboradas a partir das palavras e expressões mais frequentes da descrição feita por 16 enólogos, às cegas, durante a degustação de confirmação de 23/09/2021. Confira o relatório final da avaliação aqui.

1 – VINHO BASE ESPUMANTE (Chardonnay, Pinot Noir)

Visual amarelo palha claro com reflexos platinados. Límpido e brilhante. Intensidade discreta, porém nítido e elegante. Notas de frutos cítricos, frutas de polpa branca e flores brancas. Destaque para os descritores de maçã verde, flor de laranjeira, pera e outros frutos de caroço. Ataque de boca discreto. Vinho de corpo moderado com acidez marcante. Bastante leve, refrescante e livre de sensações amargas. Estabelecimento Vinícola Valmarino – Amostra 1340.

2 – VINHO BASE ESPUMANTE (Chardonnay)

Visual amarelo palha de média intensidade, com sutis reflexos esverdeados. Intensidade aromática mediana, nítido e complexo. Caráter de citrus, algo vegetal e mineralidade marcante. Destaque para os descritores de pomelo, feno, maçã verde, lima e flores brancas, como jasmim e flor de laranjeira. Presença de boca bastante exuberante, destacando uma acidez marcante, porém equilibrada com a estrutura do vinho. Final de boca vegetal e discreto amargor. Chandon do Brasil – Amostra 1108.

3 – VINHO BASE ESPUMANTE (Pinot Noir, Chardonnay)

Visual de coloração rosa salmão claro, levemente acobreado. Límpido e atrativo. Média-alta intensidade aromática e exuberante na paleta de aromas. Perfil frutado, com destaque para frutos vermelhos frescos, frutos silvestres e flores. Como descritores, rosa, cereja, morango, pitanga, ameixa amarela e damasco. Notas de fermento. Base de corpo médio, com acidez moderada, excelente equilíbrio. Carga fenólica com alguma estrutura e sutil amargor ao final de boca. Vinícola Salton – Amostra 1360 da Avaliação Nacional de Vinhos 2021.

4 – VIOGNIER

Vinho de coloração amarelo palha esverdeado de excelente aspecto. Intensidade aromática bastante elevada, com grande riqueza e complexidade em suas notas, que se mesclam desde o cítrico até especiarias. Destaque para as notas de abacaxi, pomelo, ervas de jardim, mel e pimenta rosa. Perfil de paladar bastante marcante com bom corpo, boa acidez e final secante. O equilíbrio entre o volume de boca e acidez torna este vinho muito equilibrado e agradável. Casa Valduga Vinhos Finos – Amostra 1090.

5 – CHARDONNAY

Coloração amarelo intenso com reflexos dourados, límpido e brilhante. Intensidade aromática pronunciada, demostrando um perfil complexo, com particular influência do carvalho na composição aromática. Notas características de chocolate branco, baunilha, mel e pão tostado. De forma mais discreta, descritores de fruta madura, damasco, banana e frutas em calda. Apresenta um ataque de boca untuoso, com certo dulçor. Demonstra um volume bastante elevado, com acidez moderada e final longo, retornando às notas tostadas. Pizzato Vinhas e Vinhos – Amostra 1371.

6 – SAUVIGNON BLANC

Visual com tonalidade amarelo palha claro, límpido e brilhante. Excelente tipicidade varietal, intenso e rico. Demonstra uma característica de aromas vegetais, de ervas e frutos tropicais bastante nítida. Os descritores aromáticos principais são arruda, macela, broto de tomate, alecrim, melão, manga e mamão papaia. Também apresenta algumas notas de chá, flores e cítrus. Em boca retoma as sensações olfativas acompanhadas por frescor marcante, volume mediano e acidez presente. Final de boca com amargor presente e evidente. Vinícola Campestre – Amostra 1034.

7 – MOSCATO BRANCO

Coloração amarelo claro, com reflexos verdosos. Elevada intensidade aromática, igualmente elegante, fino e típico no seu perfil. Aromas que destacam as notas de ervas como poejo, manjericão e chá verde. Também destaca as notas frutadas, como mamão, abacaxi e lima e, de forma mais sutil, o perfil floral, com destaque para flor de laranjeira, flor de pessegueiro e mel. Intensidade de paladar mediana, com corpo delicado e destaque para a acidez viva. Bastante refrescante e retornam às notas de frutas ao final de boca. Vinícola Mioranza – Amostra 1210 da Avaliação Nacional de vinhos, safra 2021.

8 – TANNAT

Coloração atraente, de tonalidade salmão e reflexos cereja. Intensidade olfativa média-alta, nítido e agradável. Perfil de aromas frutados evidentes, com destaque para notas de cereja, pitanga, frutos silvestres e morango. Também demonstra algumas notas lácteas como iogurte de tutti-frutti. Vinho de boa intensidade em boca, com corpo generoso, estrutura marcante e equilibra com a acidez presente, sem ser agressiva, mas suficiente para conferir frescor. Final de boca relativamente curto, com leve amargor. Casa Venturini Vinhos e Espumantes – Amostra 1006.

9 – MERLOT

Coloração intensa, vermelho púrpura, com alguns reflexos violáceos. Intensidade aromática mediana, com perfil bastante limpo e nítido, destacando-se pelas notas frutadas. Como descritores mais evidentes, morango, cereja, framboesa e mirtilo. Também são evidentes notas de aromas lácteos. Vinho de corpo mediano e ataque agradável. Apresenta acidez justamente equilibrada aos taninos jovens, presentes e não agressivos. Final de boca com boa longevidade, surgem algumas notas amadeiradas no retrogosto. Vinícola Salvattore – Amostra 1195.

10 – CABERNET FRANC

Coloração vermelho rubi intenso com reflexos violáceos. Aromas limpos e nítidos, com média intensidade. Perfil frutado com destaque para frutos negros, como mirtilo e ameixa preta. Notas mentoladas e sutil vegetal conferem refrescância e leveza de nariz. Apresenta um ataque relativamente delicado e amável, com acidez média baixa, taninos suaves e adstringência moderada. Corpo médio, porém firme, compõe um final de boca harmônico e agradável. Dal Pizzol Vinhos Únicos – Amostra 1324

11 – TANNAT

Coloração vermelho rubi intenso, límpido e atrativo. Boa intensidade olfativa, nítido e agradável. Perfil de aromas de frutos negros, vermelhos e discreta presença de madeira. Melhores descritores para este vinho: mirtilo, ameixa, cassis, amora, bem como há nítida presença de algumas notas de eucalipto, mentol e baunilha. Perfil de paladar relativamente leve, equilibrado e macio. Corpo médio, com taninos em concentração moderada. Tanino suave, acidez presente, conferindo algum frescor. Final de boca de média duração, bastante agradável. Hortência Indústria de Bebidas – Amostra 1132

12 – CABERNET SAUVIGNON

Cor vermelho violáceo muito intenso. Intensidade olfativa marcante, com destaque para as notas de geleia e fusão com o carvalho. Denota fruta madura, compota, figo seco, juntamente com as notas tostadas de madeira, lembrando café, cacau e torrefação. Ataque de boca marcante, com sensação inicial de maciez, untuosidade e volume. Tanino em concentração mediana, adstringência não excessiva, corpo considerável e denota, sobretudo, as sensações tostadas no final de boca. Casa Perini – Amostra 1309.

13 – TANNAT

Coloração vermelho rubi intenso com reflexos violáceos, límpido. Boa intensidade de aromas, com destaque para frutos e especiarias. Bastante limpo e agradável. Destaque nos descritores aromáticos para a pimenta preta, ameixa, amora, cassis e algumas notas de café tostado e compota. Vinho tinto com ataque de média intensidade. Acidez delicada, corpo médio e adstringência moderada. Taninos presentes, não agressivos. Final de boca com leve secância. Vinícola Almaúnica – Amostra 1134.

14 – ALICANTE BOUSCHET

Coloração muito intensa, de tonalidade púrpura. Intensidade olfativa discreta, porém elegante. Sensação inicial fechada, que evolui para sutis notas vegetais, pimenta, algo mentolado e, na sequência, surgem notas de frutas vermelhas maduras. Bom equilíbrio com as notas de madeira. Percepção de boca em sintonia com o olfato. Corpo médio e bom volume. Acidez moderada com evolução contínua e longa. Adstringência bastante viva, tornando o vinho marcante. Cooperativa Vinícola Aurora – Amostra 1054 da Avaliação Nacional de vinhos, 2021.

15 – TOURIGA NACIONAL

Visual de coloração vermelho rubi bastante intenso, profundo. Marcante em sua intensidade, perfil vinoso no aroma. Notas de compota, geleia, frutas maduras, frutas maceradas e licor de cassis. Complexidade e riqueza de aromas conferido pela madeira, com notas de cravo, tostado, especiarias e ervas secas. No paladar, intenso e potente nas sensações iniciais. Nitidamente alcoólico, conferindo dulçor e untuosidade. Taninos bastante firmes, com adstringência marcante e equilibrada com o volume de boca. Encorpado e longo final de boca. Miolo Wine Group – Amostra 1388.

16 -TINTO DE CORTE (Tannat, Teroldego, Malbec, Cabernet Franc, Merlot)

No visual, cor bastante intensa, num vermelho escuro profundo. Intensidade de aromas mediano, de caráter vinoso e empireumático. Ataque com descritores de madeira tostada, como café, chocolate, ervas secas, mentol. Evolução para frutos pretos, como ameixa, cassis e mirtilo. Bastante rico, complexo e agradável. Marcadamente intenso desde a entrada em boca. Boa potência alcoólica que confere vinosidade e untuosidade. Corpo pronunciado, com taninos firmes e marcantes. Estruturado e longo de paladar, retornando às sensações de carvalho em boca. Vinícola Don Guerino – Amostra 1323

Sobe a Avaliação Nacional de Vinhos

A avaliação Nacional de Vinhos é o maior evento de degustação de vinhos do Brasil. Coordenado pela Associação Brasileira de Enologia – ABE, a avaliação não é um concurso de vinhos, mas sim um estudo que visa dar o panorama da produção de vinho no País.

Este ano, mais de 11 mil amostras foram enviados a degustadores em todo o território nacional. Além disso, o corpo de avaliação contou com 70 profissionais. Quer saber mais sobre como são feitas as degustações de vinhos? Inscreva-se em nosso curso gratuito de degustação de vinhos, aqui.

Sair da versão mobile