O Réveillon está chegando e uma das superstições para dar sorte para o novo ano é estourar um espumante à meia noite! Para não correr o risco de dar azar, separamos algumas dicas para você escolher o espumante para o Ano Novo que melhor combina com você e com a sua celebração.
O espumante é um vinho que tem diferentes estilos: quantidade de açúcar, o método de elaboração, a intensidade e até a cor. São variáveis que interferem totalmente no sabor da bebida. É preciso conhecer cada uma delas para que a sua escolha seja a mais acertada possível. Como são estilos bem diferentes, você pode escolher de acordo com sua preferência de sabor ou com a comida que irá acompanhar o vinho.
Como escolher espumante para o Ano Novo pelo grau de doçura
O espumante é um vinho que tem uma grande variação de dulçor. Seu processo de produção permite que haja diferentes níveis na graduação de açúcar. Antes do fechamento final da garrafa é incluído o licor de expedição, uma mistura de vinho e açúcar. A dosagem é que irá determinar a doçura final do produto. Cada região produtora tem a sua própria legislação sobre a quantidade de açúcar permitida. No Brasil, os valores são os seguintes:
- Nature – até 3 gramas de açúcar por litro
- Extra Brut- de 3 a 8 g/l
- Brut – 8 a 15 g/l
- Sec – 15 a 20 g/l
- Demi-Sec – 20 a 60 g/l
- Doce – 60 g/l
Se você é fã de bebidas secas, você pode escolher entre Nature, Extra Brut e Brut. Agora, se você gosta mais de bebida doce, o Sec, Demi Sec e Doce são as melhores opções.
Como escolher espumante para o Ano Novo pelo método de elaboração
A segunda característica para você levar em conta no momento de escolher o espumante para o Ano Novo é a intensidade e isso está associado ao método de elaboração do vinho. Existem duas formas mais comuns de produção: Charmat e Tradicional.
No Método Charmat a segunda fermentação ocorre em tanques de aço inox. Isso origina espumantes mais leves, frescos, corpo ligeiro e com aromas de flores e frutas frescas. No método tradicional a segunda fermentação acontece dentro da garrafa e gera vinhos mais complexos, encorpados e com aromas que remetem à pão, nozes, frutas secas e damasco.
O espumante Charmat pode ser bebido bem geladinho e combina muito com celebrações na beira da praia ou da piscina. O espumante tradicional como é mais pesado, pode ser servido em temperatura mais amena e é uma ótima opção para ser servido junto com a mesa da ceia.
- Entenda a diferença entre espumante Charmat e Tradicional
Como escolher espumante para o Ano Novo pela cor
O terceiro ponto para observar na hora da escolha do espumante é a cor do vinho. São duas versões para escolha: branco ou rosé. O espumante branco é elaborado apenas com a polpa da uva, justamente para manter o líquido claro, e o espumante rosé tem o contato da pele da fruta durante o processo de vinificação.
Utilizar ou não a pele da uva é uma decisão do enólogo de acordo com o estilo de vinho que ele está elaborando. A casca é responsável por dar cor ao vinho e aportar tanino. Alguns exemplares podem ter uma leve percepção de adstringência por conta desse contato pelicular. Os espumantes rosé tem aromas que remetem à frutas vermelhas e flores e o espumante branco tem notas de frutas tropicais, cítricas e flores brancas.
Se você prefere bebidas mais doces, o espumante rosé pode ser a melhor opção. Como esse tipo de vinho tem sabores de frutas vermelhas, há uma percepção de ser mais adocicado que o branco, que tem sabores cítricos e, consequentemente, percepção de menor doçura. Mas isso é só sensação, para ter um espumante doce ou não, é preciso observar a classificação que vimos anteriormente.
Todas essas informações constam no rótulo da garrafa, então fica fácil identificar o estilo do espumante. Se por acaso o rótulo não tiver descrito o método de elaboração, é porque o vinho foi feito pelo Charmat. Sempre que for um método tradicional, essa informação estará marcada na garrafa.
Agora que você já conhece todas as variações de espumantes, com certeza você vai encontrar o espumante que mais combina com você e com seu Ano Novo!