Ícone do site Reserva85

Como identificar a estrutura do vinho branco

identificar a estrutura do vinho branco

identificar a estrutura do vinho branco

Para identificar a estrutura do vinho branco é preciso conhecer algumas características da uva utilizada, da região onde foi produzido e o processo de vinificação que foi submetido. Com alguma dessas informações, é mais fácil descobrir se o vinho escolhido está na categoria leve ou encorpado.

Identificar a estrutura do vinho branco: tipo de uva, região e vinificação

Cada variedade de uva possui suas próprias características de acidez, corpo, álcool e aromas. A Riesling, por exemplo, é naturalmente mais ácida e aromática que a Chardonnay. A Sauvingon Blanc, Alvarinho, Aligoté, Arinto, Colombard são castas que têm acidez bem elevada. Garganega, Gewürztraminer, Roussanne e Sémillon são uvas que possuem mais estrutura e geram vinhos mais encorpados.

A Moscato é uma uva que concentra uma alta quantidade de açúcar. Gera vinhos naturalmente doce, com teor de álcool baixo e boa acidez. É utilizada quase que exclusivamente para a elaboração de Espumante Moscatel. Clique aqui e saiba mais sobre o Espumante Moscatel.

Regiões de clima frio tendem a produzir uvas com maior grau de acidez e menor teor alcoólico, com isso seus vinhos são mais leves e frescos do que os elaborados em zonas de clima quente. Regiões de clima quente geram uvas com mais açúcar e, consequentemente, maior teor de álcool. Os vinhos dessas regiões tendem ser mais encorpados e intensos.

Vinhos produzidos e armazenados em tanques de inox preservam frescor e leveza, diferente dos acondicionados em barricas de madeira, que ganham corpo e estrutura. Saiba como o vinho branco é feito e os processos de produção do vinho.

Resumo: estrutura do vinho branco

Sair da versão mobile