O atual cenário está exigindo mudanças no setor. Diversos eventos estão saindo do “real” para acontecer no ambiente virtual. E a tradicional feira de vinhos do Super Nosso, o maior distribuidor de vinhos de Minas Gerais, é um desses eventos que ganhou uma versão digital.
A 11ª Feira de Vinhos do Super Nosso acontece online até 09/08 e conta com mais de mil rótulos em promoção, com descontos que podem chegar até 50%. Há vinhos de diversas regiões, incluindo Portugal, Argentina, Brasil, França, Espanha, Itália, Austrália, Estados Unidos, Hungria e Nova Zelândia.
Os descontos valem para compras nas lojas físicas e online, com opção de receber em casa ou recolher nas lojas com o Clique e Retire. Mesmo com o as alterações de câmbio causadas pela pandemia, não será repassado nenhum aumento de preços aos vinhos da feira, explica o vice-presidente do grupo, Rodolfo Nejm.
O isolamento social trouxe também um aumento significativo nas vendas de vinhos do grupo. A edição de 2020 da Feira de Vinhos do Super Nosso, que teve início no dia 13 de julho, já registra um crescimento de 20% nas vendas, quando comparada com o evento do ano passado. “Esperamos até o final do mês registrar um crescimento total de 50%”, prevê Jean Charles Godard, Gerente de negócios e responsável pela Adega Super Nosso.
No site, as opções de vinhos oferecidas estão divididas por país produtor e por sugestão de harmonização. Isso facilita muito a busca pelo rótulo ideal. O hotsite da feira também oferece um conteúdo bem completo relacionado ao assunto. Lá, o cliente encontra 12 cursos gratuitos, que vai desde noções básicas sobre vinhos, dicas de harmonização até regiões vitivinícolas. Há e-books com receitas harmonizadas assinadas pelo chef Caio Soter, e um calendário de lives que acontecem duas vezes ao dia no Instagram oficial do Super Nosso (@supernosso), com especialistas, produtores e confrarias.
Os temas foram definidos de acordo com as principais dúvidas que os sommeliers recebem nas lojas. “São cursos bastante focados nas reais necessidades e desejos dos nossos clientes”, explica Rafaela Nejm, diretora de Marketing do Grupo Super Nosso. “Apesar de estarmos atravessando um período delicado e de grande responsabilidade, podemos, através da feira, oferecer momentos de alento e distração para nossos clientes”, finaliza a diretora.
Vinho no supermercado
As redes de supermercados estão apostando fortemente no vinho. Em outubro deste ano, a ViniPortugal , em parceria com a Associação Brasileira de Supermercados realizará o Festival Vinhos de Portugal em cerca de 3.500 lojas de todo o Brasil. É esperada a comercialização de 4 milhões de garrafas portuguesas no período.