Elaborar o próprio vinho é o sonho de muitos enófilos (e até de profissionais). Sabendo disso, a Faccin Vinhos, uma pequena vinícola no interior de Monte Belo do Sul, na Serra Gaúcha, acaba de lançar o Meu Vinho Natureba.
O projeto oferece a possibilidade de o participante acompanhar todas as etapas da vinificação, desde a colheita das uvas até o engarrafamento e rotulagem do produto.
Leia também: Saiba como o vinho é feito
O grande diferencial do projeto é a vinificação natural, em que a fermentação se inicia a partir de leveduras selvagens contidas nas cascas da própria uva, sem adição de sulfitos e sem correções alcoólicas, estabilização e filtragem. Ou seja, intervenção mínima durante o processo.
Como participar do Meu Vinho Natureba?
A próxima turma terá início no dia 8 de fevereiro, com a colheita da variedade Riesling Itálico para elaboração de um vinho laranja. Serão três encontros na vinícola ao longo do ano, das 10h às 16h30min. As datas serão definidas em conjunto pelo grupo. As inscrições estão abertas e devem ser feitas através do site www.faccinvinhos.com/contato.
O investimento é de R$ 3,4 mil e dá direito a um acompanhante por encontro e três almoços com vinhos. Ao final, cada inscrito receberá 50 garrafas do produto.
O Meu Vinho Natureba foi desenvolvido por meio do projeto Enoturismo na Serra Gaúcha do Sebrae RS, com consultoria da turismóloga, mestre em Turismo e especialista em Enoturismo Ivane Fávero.
Leia também: Festa da vindima no Brasil. Confira programação 2020
Aproveite e faça nosso curso online gratuito sobre o vinho e conheça a lista de vinhos recomendados para aprender a degustar.