Ícone do site Reserva85

Quinta do Côro Reserva 2015

Quinta do Côro Reserva 2015

Quinta do Côro Reserva 2015

Um vinho da DOC Tejo, uma região portuguesa que tem tido bons resultados com castas internacionais. Esse exemplar é um lote de uvas internacionais, Cabernet Sauvignon, Syrah, Alicante Bouschet, e autóctone, a Touriga Nacional.

Degustação Quinta do Côro Reserva 2015

De cor rubi intensa, típico da casta tintureira Alicante Bouschet, é um vinho robusto, mastigável e que preenche a boca. A Touriga Nacional aparece discretamente no nariz, com nuances de violeta, junto com a Syrah e seus “tons” apimentados e com um leve pimentão verde da Cabernet Sauvignon. Há notas de couro e tabaco.

Os taninos e acidez estão equilibrados com final longo e persistente. A Syrah aparece bastante no paladar, bem equilibrada com a Touriga Nacional. Passou nove meses estagiando em barricas e não sofreu nenhum tipo de estabilização, para não influenciar no processo evolutivo da bebida.

Avaliação: Categoria B – Um vinho que transita entre o dia a dia e uma ocasião especial. Tem complexidade suficiente para acompanhar um bom jantar ou ainda um charuto.

Confira dicas de como fazer uma análise sensorial técnica do vinho.

A degustação do Quinta do Côro Reserva 2015 foi realizada em 14 de março de 2019, no Drinks Wine Bar e Garrafeira, em Tomar. Um lugar super aconchegante, com mais de 100 variedades de rótulos para serem consumidos no local e também opções de vinhos em taças. Anexo há uma adega (ou garrafeira, como dizem em Portugal) com diversos vinhos e destilados com um preço mais baixo que o praticado no restaurante.

Conheça outros rótulos portugueses que já foram avaliados clicando aqui.

Harmonização: o que combina com Quinta do Côro Reserva 2015

Esse é um vinho que harmoniza com pratos mais estruturados, como carne grelhada, churrasco e enchidos portugueses (sem muito condimento).

Degustamos o Quinta do Côro Reserva 2015 acompanhado de um hambúrguer Angus

A degustação foi acompanhada por um hambúrguer de Angus com sabor bem forte. A estrutura do vinho trazida pela Cabernet Sauvignon segurou bem a comida, e os aromas e sabores da Syrah e da Alicante harmonizaram bem com a carne.

Conheça outras opções de harmonização de comida com vinho tinto.

Ficha Técnica
Tipo: Vinho Tinto
País: Portugal
Região: Tejo
Ano de colheita: 20115
Uvas/Castas: Cabernet Sauvignon, Syrah, Alicante Bouschet e Touriga Nacional
Estágio: 9 meses em barrica
Vinificação: sem estabilização, para não influenciar no processo evolutivo da bebida

Sair da versão mobile