fbpx

Vinho tinto, características e elaboração

O vinho tinto é um vinho tranquilo de cor vermelha e que possui níveis consideráveis de tanino. São elaborados necessariamente com castas tintas. É a principal variedade de vinho consumido no mundo, com grande gama de estilos e características. Podem variar de leve como os elaborados com Pinot Noir a extremamente encorpados, como os feitos com Cabernet Sauvignon. Combinam com um grande leque de opções de comida, desde entradas e massas até carnes e peixes. Saiba mais sobre a harmonização de vinhos tintos.

Leia também nossos artigos sobre vinhos brancos e rosés.

Como é feito o vinho tinto?

Para produzir o vinho tinto é necessário esmagar as uvas para que liberem o suco de dentro da polpa. Esse suco, também chamado de mosto, é encaminhado para o tanque de fermentação onde permanece em contato com as cascas das uvas por até duas semanas. É a pele da uva que garante características como cor , sabor e tanino à bebida.Quanto mais tempo em contato com a pele, mais intenso serão essas características no vinho final.

Fermentação do vinho tinto

infográfico - como é feito o vinho tinto
Como é feito o vinho tinto – Infográfico. Veja mais infográficos aqui.

A fermentação do vinho tinto acontece principalmente em tanques de aço inox, alguns produtores optam pela vinificação em madeira ou em ovos de cimento. A uma temperatura que varia de 20ºC e 32ºC. Entenda os principais termos e processos da elaboração do vinho.

Assim que se chega a quantidade desejada de cor e tanino, é necessário separar o vinho do bagaço. O vinho é escoado para outro recipiente, e recebe o nome de vinho flor ou vinho de gota. O que sobrou no tanque é prensado para que se retire o vinho retido. Esse é o vinho de prensa, uma bebida com níveis altos de taninos. Caso seja necessário seguir com a fermentação alcoólica, os vinhos retornam separadamente para os tanques de fermentação, até atingirem o ponto desejado.

Estágio

Cada tipo de vinho vai então para o seu recipiente de estágio. Os recipiente podem ser tanques de aço inox, ovos de cimento ou barris de madeira.

Geralmente, é nesse momento que acontece a fermentação malolática (FML) quando os ácidos málicos se transformam em ácidos lácteos pela ação de bactérias lácteas. A FML é utilizada para diminuir a acidez do vinho tinto, deixando a bebida mais macia. Por outro lado, provoca uma diminuição nos aromas primários. Leia mais sobre a fermentação malolática.

Corte e engarrafamento

Após o período de estagio determinado pelo enólogo o vinho tranquilo tinto está pronto para ser engarrafado. Caso seja da vontade do profissional, ele pode adicionar vinho de prensa ao vinho flor para acertar o resultado final do vinho varietal, feito com uma única uva. Outra opção é adicionar outros vinhos tranquilos tintos, fazendo assim um corte, vinho com mais de uma variedade de uva.

Interessado em vinho tinto? Descubra como degusta-lo e como fazer uma análise sensorial completa em nossa seção de Degustação. inscreva-se também nos nossos cursos de vinho.

promoção curso de marketing de vinhos