fbpx

Álcool do vinho

O álcool é um dos principais componentes que dá textura e corpo ao vinho. Níveis alto de álcool fazem com que o vinho pareça mais pesado. Enquanto baixo teor alcoólico deixa o vinho mais leve, menos encorpado. O volume de álcool do vinho é uma dos itens descritos na Análise Sensorial em sua fase de paladar, mas pode ser percebido também no aroma já é indicado pelas lágrimas do vinho na análise visual.

A percepção do álcool no paladar se dá pela sensação de ardência ou queimação na boca e na garganta. Essa sensação tem que estar integrada com as outras características do vinho. Caso essa ardência sobressaia, o vinho pode estar desequilibrado. A temperatura de serviço do vinho pode mascarar a percepção do álcool. Vinho muito gelado tende a parecer menos alcoólico do que realmente é.

Qual a origem do álcool do vinho?

O álcool se forma através da fermentação. As leveduras se alimentam do açúcar presente no mosto de uva e liberam álcool. dessa forma, Durante o processo de fermentação, o nível de açúcar do vinho diminui em quanto o de álcool aumenta. Leia nosso artigo sobre como o vinho é feito.

O terroir pode influenciar também no álcool do vinho, regiões mais quentes ou que recebam mais Sol tendem ter uvas mais maduras e portanto com mais açúcar. Dessa forma, vinhos desas regiões terão mais açúcar para transformar em álcool durante a fermentação.

Qual o teor alcoólico do vinho?

Álcool do vinho - Análise sensorial - infográficoDe maneira geral, os vinhos tranquilos possuem entre 10 e 15% de álcool. No Brasil, 7% é o mínimo teor alcoólico permitido para o vinho. Abaixo desse teor a bebida não pode ser considerada nem rotulada como vinho. Essa determinação varia de país para país. Leia mais sobre os tipos de vinho.

O limite de 15% de álcool é uma questão de produção, pois as leveduras não sobrevivem em ambientes com teores alcoólicos superiores a isso. Dessa forma, ao alcançar os 15% a fermentação é naturalmente interrompida pela morte das bactérias, o açúcar residual corresponderá à doçura do vinho.

Vinhos fortificados recebem adição de álcool durante sua produção, dessa forma conseguem ultrapassar por vezes os 20% de álcool. Veja como são feitos os vinhos doces.

O álcool e a harmonização do vinho

O álcool é um item muito importante a ser considerado na hora de harmonizar o vinho com comida. Ele tende a potencializar a sensação de temperos como a pimenta e sal, podendo ser um grande complicador da harmonização. Leia mais sobre combinações em nossa seção de Harmonização.

Interessado nas características dos vinhos? Faça tum de nossos cursos! Leia também nossos artigos sobre cor do vinho, perlageacidez e taninos na nossa seção de Degustação.

promoção curso de marketing de vinhos