fbpx

Sauvignon Blanc

A Sauvignon Blanc é uma casta de uva bem aromática. Originária de Bordeaux, na França, a uva encontrou sua melhor expressão no Vale do Loire, outra região francesa. Mas foi na Nova Zelândia que ela ganhou fama mundial.

A uva tolera tanto os climas frescos como os moderados, a intensidade de calor diferencia a carga aromática da bebida: temperaturas mais altas tende a diminuir o caráter herbáceo característico desses vinhos.

Características: como são os vinhos de Sauvignon Blanc?

Características Como são os vinhos Sauvignon Blanc - Infográfico
Uva e vinho Sauvignon Blanc – infográfico. Veja mais infográficos aqui.

Os vinhos de Sauvignon Blanc têm os aromas abertos e são marcados pelo caráter herbáceo. Possuem acidez alta, corpo baixo e secos. Leia mais sobre a doçura dos vinho.

É muito comum apresentarem notas de frutas cítricas e hortaliças, como aspargos e pepino. Mas é possível encontrar exemplares com aromas de maracujá, abacaxi e kiwi.  Os vinhos de Sauvignon Blanc têm sabor e aromas bem parecidos nos diversos lugares onde a uva é plantada.

Conheça também as características dos vinhos Chardonnay, Pinot Noit e demais castas em nossa seção de uvas.

Harmonização: o que combina com Sauvignon Blanc?

Por serem brancos leves, os vinhos de Sauvignon Blanc são perfeitos para acompanharem entradas e aperitivos. Também são ideias para pratos da culinária vegetariana.

Combinam muito bem com comidas temperadas com ervas, como hortelã, manjericão. Prefira sempre pratos leves e aromáticos. Os aspargos, considerado um dos ingredientes mais difíceis de serem harmonizados, vai bem com versões que apresentam aromas mais verdes. Boas opções: pizza de rúcula com tomate seco, risoto de aspargos, filé de peixe com brócolis e tabule. E fica perfeito com comida japonesa.

Veja dicas e o passo a passo de como combinar vinho com comida em nossa seção de Harmonização.  

Sauvignon Blanc na França

As duas regiões de destaque da produção de Sauvignon Blanc na França são Bordeux, região de origem da casta e o Vale do Loire. Entenda o que são as denominações de origem.

Bordeaux

Sauvignon Blanc podridão nobre botrytis Sauternes
Uvas de Sauvignon Blanc atacada pela podridão nobre (Botrytis) em Sauternes. Crédito: Reserva85.

A Sauvignon Blanc é a única uva utilizada para fazer varietais em Bordeaux, uma vez que todos os vinhos provenientes dessa região são cortes. O vinho é seco com acidez alta e frutado, com aromas herbáceos, de flor de sabugueiro e de frutas cítricas e verdes. Não tem muita estrutura para envelhecimento, são melhores quando jovens.

A casta aparece junto com a Sémillon no blend dos Sauternes, ela adiciona aromas e sua acidez equilibra a doçura aos raros vinhos bordaleses produzidos a partis de uvas atacadas pela Botritis (podridão nobre).  Saiba mais sobre os vinhos doces e outros tipos de vinho.

Vale do Loire

No Vale do Loire, no noroeste da França, as principais AOCs são Pouilly-Fumé e Sancerre. Os solos graníticos e o clima continental geram vinhos secos e com acidez alta. São vinhos frescos com aromas minerais, de maça verde e pedra molhada, além de um ligeiro defumado.

Sauvignon Blanc na Nova Zelândia

A Nova Zelândia foi responsável por apresentar ao mundo um novo estilo de vinho produzido com a Sauvignon Blanc: vinhos com sabores de frutas tropicais e intenso aroma de maracujá. A casta é plantada no país inteiro, mas é em Marlbough, na ilha sul, onde está a maior parcela de vinhas.

O clima na ilha é marítimo, com longas horas de sol e noites frescas por conta da brisa do mar. Essa combinação permite que a uva amadureça bem, preservando açúcar e sabor, ao mesmo tempo que mantém a alta acidez.

Sauvignon Blanc no Chile

O vinho de Sauvignon Blanc no Chile tende a ser mais similar aos produzidos na Nova Zelândia do que na França. No país andino os vinhos têm intenso sabor frutado e aromas de frutas tropicais. Muitos produtores utilizam barris de carvalho, o que dá ao vinho uma textura cremosa e notas de mel e baunilha.

Os melhores exemplares são oriundos do Vale de Casablanca e San Antonio, são regiões mais frescas do Aconcagua, graças ao nevoeiro da manhã e o vento que vem do Pacífico.

Conheça também outras castas de uva cultivadas na América do Sul como: Merlot e Carménère na nossa Enciclopédia do Vinho. Veja também nossa seção de cursos de vinho.

promoção curso de marketing de vinhos