Um vinho português produzido com um corte típico da região DOC Alentejo, com Roupeiro, Antão Vaz e Arinto, e para ser consumido ainda jovem. A vinificação conserva frescura e os aromas frutados características marcantes dos vinhos brancos alentejanos.
Como é o vinho Adega de Borba Branco 2017?
De cor pálida e nuances limão, é vinho muito fresco e aromático. No nariz apresenta aromas de frutas tropicais típicas da Antão Vaz e características florais trazidas pela Roupeiro. Também chamada de Síria, a Roupeiro é responsável pelo corpo médio desse exemplar, que na boca revela boa acidez com toque cítrico típica da Arinto e frutas cítricas, como lima e maçã verde.
Avaliação: Categoria A – Vinho de entrada simples e fácil de beber. Leve e refrescante, vai bem como aperitivos em dias de calor ou então acompanhando uma refeição sem muito requinte.
A degustação do Adega de Borba 2017 foi realizada em 30 de janeiro de 2019. Veja aqui outros rótulos avaliados de vinhos portugueses como o Vila Nova Sauvignon Blanc.
Harmonização: o que combina com Adega de Borba Branco 2017
Ideal para acompanhar peixes e frutos do mar ou até carne branca grelhada. Pode também ser harmonizado com bolinhos de peixe ou outros fritos, pois sua acidez cítrica limpa bem o paladar, ou acompanhando aperitivos de entrada fria, sem muita complexidade. No dia da degustação provamos esse vinho com pratos da culinária japonesa servidos em sistema rodízio. Casou muito bem com a variedade de receitas, desde as opções fritas e grelhadas até os peixes crus e sushis.
Confira outras opções de harmonização com vinhos brancos.
Ficha Técnica
Tipo: Vinho branco
País: Portugal
Região: DOC Alentejo
Ano de colheita: 2017
Uvas/Castas: Roupeiro, Arinto e Antão Vaz (indicação presente no rótulo).
Vinificação: Fermentação em temperatura constante de 18ºC por 14 dias
Baixar ficha técnica
Através do curso de vinho para iniciantes você aprende como fazer uma análise sensorial completa.