Ícone do site Reserva85

O Enólogo Vinhas Velhas 2015

O Enólogo – Vinhas Velhas 2015

O Enólogo – Vinhas Velhas 2015

Elaborado na DOC Dão, na sub-região da Serra da Estrela, pela Casa da Passarella, o vinho leva cerca de 24 uvas em sua composição oriundas de vinhas com mais de 80 anos. O vinho passa 18 meses em barris de carvalho usado e representa fielmente o terroir do Dão. Conheça mais sobre as regiões demarcadas de Portugal.

Como é O Enólogo – Vinhas Velhas 2015?

Tem uma cor vermelho intenso com nuances rosas. Os aromas são discretos e difíceis de serem descobertos. Há frutas pretas, couro, verniz, vegetal, defumado e é possível sentir um pouco do aroma do álcool.

Acidez alta e tanino alto, mas que juntos se equilibram. Tem um final longo com sabor de frutas pretas, couro e retrogosto de geleia de framboesa. Ao primeiro gole pode parecer agressivo, mas logo ele se arredonda na boca e revela um vinho elegante e complexo.

Avaliação: Categoria C – Um autêntico vinho do Dão, daqueles que te faz tremer ao primeiro gole. Seco, duro e potente, mas que aos poucos se amansa e revela um vinho elegante. É um vinho que te faz pensar, por conta disso vai muito bem sozinho. É um excelente companheiro para uma tarde de leitura ou para ser apreciado enquanto assiste um bom filme.

A degustação do O Enólogo – Vinhas Velhas 2015 foi realizada em 28 de fevereiro de 2019. Conheça outros vinhos portugueses avaliados.

Harmonização: o que combina com O Enólogo – Vinhas Velhas 2015

Por ser um vinho complexo e robusto, vai muito bem sozinho. Mas fica melhor ainda acompanhado de uma tábua de queijos meio mole de massa amarela. Principalmente o famoso português Serra da Estrela, de onde o vinho também origina. Pratos com carne grelhada, como cordeiro e costela bovina, também vão bem, por conta das notas de defumado do vinho e sua estrutura.

Veja outras opções de como harmonizar vinho tinto com comida.

Ficha Técnica
Tipo: Vinho Tinto
País: Portugal
Região: DOC Dão – Serra da Estrela
Ano de colheita: 2015
Uvas/Castas: Baga, Touriga Nacional, Alvarelhão, Tinta Pinheira, Jaen, Alfrocheiro, Tinta Carvalha e mais 19 outras castas
Estágio: 18 meses em barricas de carvalho francês usadas
Vinificação – Em cubas de aço com pré e pós maceração fermentativa
Baixar ficha técnica

Sair da versão mobile