Ícone do site Reserva85

Harmonização de vinho com hambúrguer

hambúrguer com vinho

Harmonização de hambúrguer com vinho

O hambúrguer coleciona apaixonados mundo a fora. Por conta de sua fama, ganhou uma data só para ele: 28 de maio. Nesse dia, o mundo inteiro celebra comendo hambúrguer, é claro. Mas que tal inovar e experimentar seu hambúrguer com vinho?

Por mais inusitado que pareça, o hambúrguer é uma receita que combina perfeitamente com a bebida. O hambúrguer transcendeu. Deixou de ser comida de fast food para se tornar uma receita refinada. Hoje, figura entre opções em restaurantes sofisticados mundo a fora. É injusto não levamos em conta a bebida que irá acompanhar o prato, ou seja, a harmonização.

Para ajudar na sua comemoração, preparei um vídeo com uma receita do famoso Smash Burger para acompanhar um vinho tinto da uva Syrah.

Compartilhe esse vídeo com seus amigos que gostam de hambúrgue e Ajude a divulgar nosso canal no Whatsapp. Clique aqui para compartilhar!

Qual vinho combina com o meu hambúrguer?

Existe um estilo de vinho ideal para cada tipo de hambúrguer. Desde os clássicos com carne de vaca até os novos plant-based. Para fazer uma harmonização perfeita, devemos levar em consideração o ingrediente utilizado para a elaboração do hambúrguer.

Vinho para combinar com hambúrguer de carne

A receita tradicional do hambúrguer é elaborada com carne bovina com pelo menos 25% de gordura, o par ideal é um vinho tinto de corpo médio, taninos médios e boa acidez. O vinho tinto possui taninos que agem como um “limpador” da gordura proveniente da proteína animal. Ou seja, ele ajuda a secar aquela untuosidade deixada pela gordura. O tanino limpa a boca e neutraliza o paladar, preparando a boca para a segunda mordida.

Entre as sugestões de uvas, Merlot, Malbec, Cabernet Sauvignon e Syrah. Particularmente, eu gosto muito da uva Syrah ou Shiraz para acompanhar um hambúrguer. Ela tem aromas que lembram pimenta do reino e isso combina muito com o tempero da carne. Inclusive, essa é minha dica para intensificar a experiencia, escolher vinhos com aromas semelhantes à receita.

Uma dica para complementar a harmonização é optar por um exemplar com notas aromáticas que remetem a algum ingrediente do hambúrguer. Por exemplo, um vinho tinto com aromas de frutas vermelhas para acompanhar um sanduíche com geleia de bacon, ou ainda um vinho com notas caramelizadas, para combinar com cebola caramelizada.

Vinho para harmonizar com hambúrguer de linguiça 

Hambúrguer preparado com linguiça tende a ser condimentado e gorduroso. Nesse caso, é melhor optar por um vinho branco mais encorpado, como os elaborados com a uva Chardonnay, ou ainda um espumante pelo método tradicional que tem mais estrutura e bastante acidez. Vinho rosé é a melhor companhia para preparos com linguiça. Esse tipo de vinho tem estrutura para acompanhar o peso da carne e acidez para neutralizar a gordura. 

É possível escolher um vinho tinto, contanto que tenha pouco tanino e baixo teor alcoólico. Pois, como se trata de uma carne condimentada, o álcool e o tanino em excesso podem intensificar os temperos deixando a combinação desagradável. Opte por um tinto médio e bem frutado, como os elaborados com a uva Grenache, Marselan e Carménère.

Vinho para combinar com hambúrguer vegetariano, de frango ou peixe

Hambúrgueres preparados com frango, peixe e vegetais podem transitar entre vinhos brancos, rosés e tintos. Tudo irá depender dos ingredientes utilizados na receita do hambúrguer e nos ingredientes que compõem o sanduíche.

Hambúrgueres empanados e fritos pedem por vinhos brancos com acidez bem elevada, como um espumante. Por exemplo, um hambúrguer de peixe frito combina muito bem com o espumante Salton Ouro Extra Brut

Legumes e vegetais com sabor mais leve, como couve-flor, palmito e abobrinha, vão bem com vinho branco leve, principalmente exemplares com notas vegetais. Caso o hambúrguer leve queijo na composição, você pode elevar um pouco o peso do vinho e servir um branco médio, até com passagem por madeira.

Preparações com grãos como lentilha e grão de bico, ou com ingredientes mais terrosos, como berinjela, cenoura, beterraba e cogumelos, aceitam um tinto leve, como Pinot Noir, Marselan e Grenache. Assim como os plant-based que “imitam” sabor de carne. Esse tipo de hambúrguer também pode ser acompanhado por um vinho tinto até de estrutura média e aromático, como um Carménère.

Vinho rosé combina com hambúrguer?

O vinho rosé é um coringa na harmonização com hambúrguer. Esse tipo de vinho combina com receitas dos mais variados ingredientes (carne, linguiça, frango, peixe ou vegetais), pois sua estrutura varia de acordo com a coloração, fazendo com que haja um vinho rosé ideal para cada hambúrguer.

A cor do vinho rosé indica o quanto intenso é o vinho. Exemplares de cor bem clarinha, são vinhos leves, já os exemplares de cor escura são mais pesados. Quanto mais escuro o vinho rosé, mais corpo e tanino terá o vinho. Então você pode escolher o vinho rosé de acordo com a receitas que será servida.

Hambúrguer de carne bovina e linguiça combinam com rosés escuros, como os elaborados com a uva Malbec e Syrah. Nesse caso, o vinho terá corpo médio, taninos mais marcantes e estrutura suficiente para suportar as carnes. Receitas leves ou fritas vão melhor com rosé de cor clara, assim a comida e o vinho ficam na mesma proporção de intensidade.

O vinho rosé é ideal para quem não é adepto do vinho tinto, mas quer beber algo com mais estrutura. Além de ser a melhor opção para acompanhar um hambúrguer em dias de calor ou na praia. 

Sair da versão mobile