Os vinhos servidos na posse de Bolsonaro eram nacionais. Para a recepção de autoridades e convidados no Palácio do Itamaraty, foram escolhidos dois rótulos de vinhos nacionais: o Casa Valduga Espumante 130 Brut e Fausto Pizzato Verve Gran Reserva, de acordo com Roberto Hirth responsável pelo catering do evento.
Conheça detalhes e características dos dois tipos vinhos servidos na posse de Bolsonaro:
Casa Valduga Espumante 130 Brut
Rótulo em homenagem aos 130 anos da chegada da família Valduga ao Brasil. Elaborado na DO Vale dos Vinhedos, com Chardonnay e Pinot Noir de safras especiais, através do método tradicional, permanece em autólise de leveduras por 36 meses.
De coloração amarelo palha e perlage constante, apresenta aromas de abacaxi e pera e notas provenientes da maturação, como frutos secos e pão tostado. Na boca é cremoso e com final longo. Harmoniza com pratos frios, peixes, queijos jovens e massas com molhos leves.
Sua qualidade foi confirmada com a conquista da Medalha de Ouro no mais importante concurso de Espumantes do Mundo, o Effervescents Du Monde, na França.
Fausto Pizzato Verve Gran Reserva
O outro vinho servido na posse de Bolsonaro é elaborado a partir das uvas Cabernet Sauvignon, Merlot e Tannat oriundas de vinhedos próprios localizados na DO Vale dos Vinhedos. As uvas são mescladas em proporções variáveis dependendo do resultado de cada colheita. A linha é produzida em lotes limitados, com numeração individual das garrafas.
É um vinho estruturado com bom potencial de guarda. Apresenta cor rubi intensa com nuances púrpura; aromas de frutas vermelhas sobremaduras, especiarias e couro, com taninos elegantes e final longo. Amadurecimento em barris de carvalho francês de 1º uso por 11 meses. Harmoniza com carnes grelhadas em geral e pratos com molhos doces, como barbecue e geleia de amora.
Foi eleito o melhor lançamento nacional em 2013, pela revista Prazeres da Mesa. Confira também nossa lista de espumantes brasileiros premiados.