fbpx

O que é o conhaque

O que é o conhaque

O conhaque é um tipo de bebida destilada feito a partir da destilação do vinho. Ele pertence à categoria dos brandies, que são bebidas destiladas de frutas fermentadas, normalmente uvas. Embora existam diversas variações de brandy ao redor do mundo, o verdadeiro conhaque, conhecido como Cognac, possui uma distinção especial: é produzido exclusivamente na região de Cognac, na França, seguindo normas rigorosas de qualidade e produção.

Como o Conhaque é feito

A produção do conhaque começa com a fermentação de uvas colhidas e vinificadas para criar um vinho branco seco e de baixa graduação alcoólica. Esse vinho, por sua vez, é destilado em alambiques de cobre, onde passa por uma dupla destilação, técnica que concentra os sabores e aromas.

Após a destilação, o líquido é armazenado em barricas de carvalho para envelhecimento, que deve durar pelo menos dois anos. Nesse período o conhaque adquire complexidade, cor, e características marcantes como notas de baunilha, especiarias, frutas secas e madeira.

Em Cognac, as variedades de uva utilizada são Ugni Blanc, Folle Blanche e Colombard e os barris devem ser feitos com madeira das florestas de Limousin ou Tronçais, na França.

O conhaque é classificado de acordo com o tempo de envelhecimento. Diferente do vinho, o conhaque mantém as mesmas características que tinha quando foi engarrafado. O Conhaque não evoluiu dentro da garrafa, apenas enquanto está em barril.

  • VS: mínimo de dois anos de envelhecimento em barris de carvalho
  • VSOP: mínimo de quatro anos de envelhecimento
  • XO: mínimo de dez anos de envelhecimento 
  • XXO: mínimo de 14 anos de envelhecimento 

Produção de Conhaque no Brasil

No Brasil, o Conhaque é a bebida com teor alcoólico de 36% a 54% em volume, obtido de destilados simples de vinho e/ou aguardente de vinho, envelhecidos em tonéis de carvalho, ou de outra madeira de características semelhantes, de capacidade máxima de 600 litros, por um período de seis meses. As uvas utilizadas são Trebbiano, Sémillon, Herbemont, Courdec 13, Isabel, Sauvignon Blanc, Moscato. 

Diferença entre Cognac e Brandy

Embora todo conhaque seja um tipo de brandy, nem todo brandy é conhaque. A diferença fundamental está na origem e nas regulamentações. Enquanto o conhaque é exclusivo da região francesa de Cognac, o brandy pode ser produzido em qualquer lugar do mundo, desde que seja feito a partir da destilação de vinho. No Brasil, por exemplo, a palavra “conhaque” é utilizada de forma genérica para bebidas destiladas de vinho, devido a legislações anteriores à proteção internacional da Denominação de Origem.

Denominação de Origem Cognac

O termo “Cognac” é protegido por uma Denominação de Origem Controlada (AOC), o que significa que apenas os brandies produzidos na região de Cognac, na França, e que seguem regras específicas podem utilizar esse nome. Essas regras incluem a localização geográfica, os métodos de cultivo das uvas, o processo de destilação e o envelhecimento em barricas de carvalho. Esse rigor garante a qualidade e autenticidade do conhaque.

O reconhecimento legal da Denominação de Origem de Cognac foi estabelecido em 1909, delimitando as áreas de produção, e em 1936, com a oficialização da AOC. A área delimitada situa-se entre Charente, Charente-Maritime (incluindo as ilhas de Ré e Oléron) e algumas comunas de Dordogne e Deux-Sèvres. Isso assegura que a palavra “Cognac” não possa ser usada para designar bebidas feitas fora dessa região específica.

A história do Conhaque

O conhaque tem suas origens no século XV, quando comerciantes holandeses, ao tentarem transportar vinhos brancos da região de Cognac, enfrentavam problemas com a qualidade das bebidas ao chegarem em casa. Como solução, os holandeses começaram a destilar o vinho, criando o que mais tarde seria conhecido como “brandy” (derivado da palavra holandesa “brandwijn”, que significa “vinho queimado”).

Com o tempo, o processo evoluiu e os produtores franceses passaram a dominar a técnica de dupla destilação, resultando em uma bebida mais refinada e estável, que, com o envelhecimento em barris de carvalho, adquiriu uma qualidade superior. No século XVII, empresas como a Augier começaram a surgir, e o conhaque rapidamente se consolidou como uma das bebidas destiladas mais apreciadas no mundo.

Punta Wine Trips desconto