fbpx

Cerveja com vinho é aposta do mercado

O mercado de vinho está em plena expansão. Tantos olhares para ele fazem com que empresas de diferentes setores queiram surfar essa onda. De cosméticos a marcas de roupa, a moda chegou nas cervejarias, que agora produzem cerveja com mosto de vinho. Chamado de Winebeer, ou Grape Ale, esse estilo está ganhando cada vez mais espaço no Brasil e a prova disso é o lançamento, quase que simultâneo, de duas cervejarias diferentes, a Cerveja Campos do Jordão e a Dádiva.

Leia também: Combinando Pizza com Cerveja ao estilo italiano

Winebeer Campos do Jordão com a Vinícola Villa Santa Maria

A Cerveja Campos do Jordão, da cidade homônima na Serra da Mantiqueira, em São Paulo, criou um rótulo para celebrar o Natal. Em parceria com a Vinícola Villa Santa Maria, também localizada na região, o exemplar é uma união de uma cerveja Lager com o mosto de uva Syrah, utilizado na produção do Vinho Brandina. O resultado é uma cerveja leve e refrescante, com teor alcoólico de 7,6%, coloração rubi cereja e aromas de frutas vermelhas e especiarias. 

Já a cervejaria Dádiva, para comemorar seus oito anos de fundação, lançou dois rótulos de cerveja com mosto de uva, Dádiva 8 Chardonnay e a Dádiva 8 Pinot Noir. As criações são de autoria do mestre-cervejeiro Victor Marinho, que mesclou uma cerveja Belgian Strong Golden Ale de 9,7% de álcool com vinhos naturais da vinícola Valparaíso, do Vale dos Vinhedos (RS).

A versão com Chardonnay resulta em uma cerveja amarela clara, com aromas de maçã verde, oriundos da cerveja, e nuances de abacaxi e pêssego trazidas pelo vinho. A cerveja com Pinot Noir tem coloração vermelho acobreado e aromas de frutas vermelhas, como morango e a framboesa.

Cerveja com Vinho

Winebeer Dádiva com Chardonnay e Pinot Noir

Winebeer ou Grape Ale é uma cerveja que leva adição de uvas da espécie vitis vinífera na etapa de fermentação ou de maturação. Esse híbrido de cerveja e vinho é elaborado desde a antiguidade, mas foi registrado na Itália, em 2015. O país da bota tinha necessidade de ser reconhecido por um estilo nativo de cerveja, já que seus vizinhos (Bélgica, França, Alemanha, República Tcheca) tinham o seu estilo próprio. 

A Casa Valduga foi pioneira na produção desse tipo de bebida no Brasil. Através de sua Cervejaria Leopoldina, elabora há mais de seis anos a Leopoldina Italian Grape Ale. Elaborada pelo método tradicional, assim como um espumante, essa cerveja é produzida durante o período de vindima, leva em sua composição mosto da uva Chardonnay.

A Cozalinda, de Florianópolis, também produz uma winebeer, a Cosabella Cabernet Sauvignon. O mosto da cerveja e do vinho são fermentados juntos em barril de carvalho francês. A cervejaria também elabora dois pet-nats (espumantes pelo método ancestral), um com a uva Isabel e outro com um blend de Trebbiano e Chardonnay, 

promoção curso de marketing de vinhos