O mercado de vinhos no Brasil 2020 e pós pandemia
O mercado de vinhos no Brasil estava em ascensão. E 2020 prometia ser um ano em que a indústria colheria bons frutos. Mas nem os mais otimistas poderiam prever o quanto 2020 seria positivo para o setor.
Em março deste ano, o País entrou em quarentena. E junto com o isolamento social chegou a “moda do vinho”. As redes sociais foram tomadas por profissionais, winelovers e entusiastas falando sobre o assunto. Nunca se debateu e estudou tanto o tema como nesse período. Esse movimento atraiu também novos consumidores que passaram a se interessar pela bebida.
Rapidamente esse comportamento refletiu nos números. Nos cinco primeiros meses do ano, o consumo de vinho no Brasil cresceu 15% e a comercialização de vinho brasileiro teve um aumento de 117% de março a maio, segundo dados da Ideal Consulting, em comparação ao mesmo período de 2019.
A questão agora é entender por que isso aconteceu e quais serão os impactos desse crescimento nos hábitos de consumo de vinho dos brasileiros no pós-pandemia e como usar isso a nosso favor.
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Por que o vinho é a bebida da quarentena
O vinho foi o produto escolhido por muitos para passar a quarentena. O consumo aumentou entre os consumidores habituais e também entre pessoas que não tinham o costume de beber vinho com frequência. E o mais interessante, tornou-se realidade para aqueles que nunca haviam comprado uma garrafa da bebida na vida.
Um dos motivos que fez o vinho despontar na preferência dos brasileiros durante a quarentena é o fato de ser uma bebida que não precisa de um agito social para ser consumido. Ele combina com um momento mais tranquilo, se encaixa na rotina familiar e vai bem acompanhando refeições e até uma série na Netflix.
Outro fator é que o vinho é sinônimo de momento de prazer. Durante o isolamento social, começamos a dar mais valor aos pequenos prazeres diários. Todo mundo foi para a cozinha. E a refeição passou a ser o momento especial do dia. E muitos começaram a abrir uma garrafa de vinho para acompanhar o almoço ou o jantar. Harmonizar sua receita favorita com um bom vinho foi o caminho que muitos escolheram para fazer o dia a dia mais leve e feliz.
O crescimento nas vendas de vinho na quarentena
O grande crescimento nas vendas de vinho na quarentena se deu nos supermercados e e-commerces. As vendas online dispararam no período, registraram um crescimento de 40% desde o início da quarentena. Segundo Carlos Cabral, consultor de vinhos do Grupo Pão de Açúcar, os estoques de vinho estão criticamente baixos nos supermercados. Pois ninguém esperava vender o que vendeu nesse período.
Aproveitando a onda e projetando o desdobramento desse cenário, o setor já planeja grandes ações. A exemplo do festival de vinhos portugueses que ocorrerá em outubro em supermercados de todo o Brasil, promovido pela ViniPortugal e a Associação Brasileira de Supermercados. Clique aqui para saber detalhes desse evento que acontecerá em mais de três mil lojas de todo o Brasil.
Contudo, uma fatia expressiva do consumo de vinhos no Brasil era associada à restauração. Com o isolamento social, obviamente, o consumo em bares e restaurantes drasticamente. E é exatamente nessa fatia que eu acredito que está o ponto chave do futuro do vinho no pós pandemia.
O futuro do mercado de vinhos pós pandemia
Muito têm se especulado sobre o futuro do mercado de vinhos no Brasil. E a pergunta que não quer calar é: vai ter vinho no pós pandemia? Para responder essa pergunta temos que entender as razões que levaram a esse boom de vendas e saber o que esperar daqui em diante.
Uma primeira leitura é a de que o consumidor percebeu o quando o vinho pode agregar no seu dia a dia e não irá abrir mão disso quando a vida voltar ao normal. Dessa forma, é natural pensar que o consumo de vinho irá crescer muito também nos restaurantes.
Outro ponto é que o consumidor entrou para o mundo do vinho da melhor maneira: EM CASA. Muitas pessoas estabeleceram um consumo regular de vinho no seu dia a dia. Dessa forma, conseguiram criar uma relação de intimidade com a bebida e ter uma ideia mais clara de suas preferências na hora de escolher um vinho, que inclui o quanto ele acha justo pagar por uma garrafa.
E isso é um fator muito importante em relação ao consumo de vinho nos restaurantes. Muitos estabelecimentos usavam de questões de praxes (como a falta de conhecimento do cliente ou até o fato de “vinho ser caro mesmo”) para simplesmente explorar de forma abusiva a venda da bebida. Colocando margens astronômicas em vinhos de baixa qualidade.
Muitas vezes o cliente não tinha referência desses valores e não sabia se estava sendo enganado ou não. Mas agora que ele compra o próprio vinho e sabe quanto custa uma garrafa, será que estará disposto a pagar 230% a mais por um vinho em um restaurante?!
O serviço do vinho em bares e restaurantes no pós pandemia
Vamos pensar um pouco sobre como era o consumo nos restaurantes antes da pandemia. Existiam alguns restaurantes especializados, com cartas adequadas, menus harmonizados e até mesmo profissionais do serviço do vinho (sommeliers) dedicados a fornecer uma excelente experiência aos consumidores. Esses restaurantes, em geral, trabalhavam com uma fatia mais restrita de consumidores e com valores mais elevados.
Mas esse não era o padrão. A grande maioria dos bares e restaurantes que oferecia vinhos a seus clientes, possuía uma carta mais genérica. Sem muita explicação ou informação que ajudasse na escolha. E se quer indicavam sugestões de harmonização com os pratos oferecidos no cardápio. E em muitos desses locais, a equipe não tinha domínio e confiança suficiente sobre os rótulos ofertados para poder indicar aos clientes.
Agora, muito provavelmente, esses bares e restaurantes receberão clientes que beberam vinho durante a pandemia. Eles criaram uma referência mínima de qualidade, serviço e valor. Já não partem mais da estaca zero. Vai ser mais difícil entregar um serviço mais ou menos.
Minha dica para os proprietários de bares e restaurantes: aproveite o vinho para melhorar a experiência que seus clientes terão com seus produtos. Elaborem cartas de vinho informativas, crie menus harmonizados com propostas que façam sentido para seu público, ofereça preço justo e inclua vinhos brasileiros.
Bom é isso. Estejam preparados para o novo mercado de vinho no Brasil e contem comigo e com o Reserva85 para auxiliar nesse novo mundo. Pois hoje, amanhã e depois, uma coisa temos certeza. Vai ter vinho!