Como harmonizar vinho tinto com comida
Para harmonizar vinho tinto com comida é necessário escolher pratos estruturados e robustos, para que o vinho não sobressai à receita. Caso prefira optar por pratos menos intensos, é preciso escolher um vinho mais leves e com menos tanino. Vamos entender o que harmoniza com vinho tinto e como fazer essa escolha.
Como escolher o vinho tinto para a harmonização
Ao harmonizar vinho tinto com comida é preciso estar atento aos taninos do vinho, que são polifenóis presentes na casca da uva e que dão a sensação de adstringência à bebida, pois não são todos os alimentos que funcionam ao lado dessa substância.
Como por exemplo peixe e frutos do mar. Esses alimentos são ricos em iodo e zinco, duas substâncias que em contato com o tanino criam um gosto metalizado. O sal e a pimenta também são ingredientes de risco para o vinho tinto, pois o tanino potencializa a percepção de ambas, deixando a refeição pouco confortável.
Isso não quer dizer que esses alimentos não harmoniza com vinho tinto. O que você precisa fazer é selecionar um rótulo de uma uva pouco tânica ou que os taninos estejam já bem domados, como vinhos mais antigos, e que tenham uma carga de fruta alta e que, preferencialmente, não tenha percepção de madeira.
Essas dicas também servem para pratos leves, como legumes, vegetais e proteína branca. Escolher um vinho tinto muito potente pode destruir o sabor do prato. Neste caso, também é melhor optar por um exemplar menos intenso. Comidas leves combinam melhor com vinho tinto.
O que harmoniza com vinho tinto de maneira perfeita é carne. A proteína animal, principalmente a carne vermelha, é a grande companheira do vinho tinto. A sensação de adstringência que o tanino causa ajuda a limpar a boca da untuosidade oriunda da gordura da carne. Dar um gole no vinho logo após ingerir a carne fará com que sua boca seja neutralizada.
Além disso, o tanino auxilia na mastigação, quebrando as fibras da proteína, deixando a mordida mais macia. Neste caso, carnes mais fibrosas pedem por vinhos mais tânicos. Já carnes que estão com uma estrutura mais macia, como o caso da carne moída, suportam um vinho com menos tanino.
Receitas veganas e vegetarianas também combinam com vinho tinto. Só é preciso que a comida tenha estrutura suficiente para suportar o vinho. Pratos à base de berinjela, cogumelos, cenoura, batata e beterraba tendem a ter potência para o vinho tinto. Proteína de soja e tofu defumado também funcionam bem com vinho tinto.
Os queijos e laticínios precisam de um pouquinho de cuidado na harmonização com vinho tinto. É preciso que o vinho escolhido tenha acidez elevada e taninos bem integrados. Os queijos amarelos duros, como grana padano, parmesão, provolone, combinam com vinho tinto com maior carga de tanino como Cabernet Sauvignon e Merlot. Os queijos de mofo branco, como brie e camembert, combinam melhor com vinhos com notas terrosas e taninos médios, como Pinot Noir e Marselan.
Deixe de lado os queijos brancos frescos (feta, mozzarella, ricota), eles funcionam apenas com vinho branco. O vinho tinto neste caso atropelaria o sabor e estrutura do queijo. Isso também vale para o fondue de queijo, que é melhor quando combinado com o um vinho branco. Deixe o tinto para o fondue de carne.
Para saber se o vinho escolhido tem muito ou pouco tanino, você pode usar esta tabelinha para se orientar. Quanto mais selinhos, maior a percepção de tanino.
Essa tabela é uma referência de acordo com a característica da uva, mas é possível que haja variação, de acordo com o estilo de vinho que o enólogo quer desenvolver.
O que harmoniza com vinho tinto
Confira dicas de o que harmoniza com vinho tinto. Agrupamos pelas uvas tintas mais utilizadas e receitas que combina com vinho tinto:
Pinot Noir – frango assado, salmão grelhado, queijo brie, risoto de cogumelos, bruschetta de berinjela, carne ensopada, legumes grelhados, feijoada vegana,
Cabernet Sauvignon – pizza de calabresa, macarrão bolonhesa, feijão tropeiro, fondue de carne
Merlot – Polenta com ragu de linguiça, sanduíche de pernil, baião de dois,
Malbec – Churrasco, strogonoff de carne, empanada de carne, kibe assado, almôndega
Marselan – hambúrguer, lasanha de berinjela, pizza portuguesa, falafel, queijo camembert, polenta com shitake
Confira o vídeo sobre a uva Syrah e descubra quais comidas combinam com o vinho tinto elabroado com essa variedade.
Um comentário em “Como harmonizar vinho tinto com comida”
Comentários estão encerrado.