Regiões vinícolas do Uruguai
Regiões vinícolas do Uruguai. O Uruguai é um país da América do Sul que começou sua história de vinificação na segunda metade do século XIX, com a chegada dos imigrantes espanhóis em seu território.
Por volta de 1870, dois vinhedos foram estabelecidos em solo uruguaio: o do basco francês Pascual Harriague, em San Antonio Chico (Salto), e a fazenda do catalão Francisco Vidiella, em Colón (Montevidéu).
Atualmente, o país possui 16 mil hectares de vinhedos, cerca 180 vinícolas e produção de 10 milhões de caixas de vinho anualmente.
Conheça as regiões vinícolas do Uruguai
O país se divide em seis diferentes regiões. São zonas bem distintas, que apresentam condições climáticas e composições de solo variadas. Conheça cada uma dessas regiões vinícolas do Uruguai.
ZONA RIBEIRINHA DO NORTE
Composta pelos departamentos de Artigas, Paysandú, Salto e o rio Uruguai. Localizada entre 50 e 60 metros acima do nível do mar. É uma área de altas temperaturas, mas com grande amplitude térmica (devido à influência do rio), com temperaturas que chegam aos 40 graus durante o dia e até 20 graus durante a noite. A região é muito úmida e dificulta o cultivo das vinhas, porém garante um aumento no sabor e no aroma dos vinhos. As variedades Cabernet Sauvignon e Syrah se adaptaram bem à zona.
ZONA NORTE
Inclui os departamentos de Rivera e Tacuarembó. As características de solo da região favorecem a concentração de açúcar, polifenóis totais e antocianinas totais nas uvas. Dentre as regiões vinícolas do Uruguai essa é a mais seca e com mais horas de sol. Condição que favorece variedades de maturação tardia, como o Cabernet Sauvignon. Em Cerro Chapeu, no departamento de Rivera, os vinhedos são plantados em ladeiras e encostas dos cerros, chegando a 220 metros de altura.
Nessa zona que está bodega Cerro Chapéu.
ZONA OCEÂNICA
Estende-se pelos departamentos de Maldonado e Rocha e apresenta altitudes mais elevadas e diversidade geológica maior do que o resto das outras zonas. É a zona de influência atlântica, o clima oceânico se caracteriza por ter temperaturas mais baixas que as continentais e as amplitudes térmicas da região retardam o amadurecimento da uva. Maldonado é o departamento principal da zona, conhecido internacionalmente pelo balneário de Punta del Este, possui um perfil inovador que o posiciona como a região emergente na produção uruguai de vinhos.
É nesta zona que está a famosa Garzòn, além de Alto de la Ballena e Cerro del Toro. É em Punta que está o hotel Enjoy, que oferece o Punta Wine Trip, um roteiro pelas bodegas e pontos turísticos de Punta del Este. Clique aqui para saber mais sobre o programa.
ZONA CENTRAL
Composta pelos departamentos de Durazno, Flórida e Lavalleja, possui um clima mais temperado e mais horas de sol do que outras regiões. Tem colinas e ladeiras suaves. As uvas em Durazno tem amadurecimento antecipado, evitando exposição às chuvas tardias do final do outono.
ZONA METROPOLITANA
Inclui os departamentos de Canelones, Montevidéu e San Juan. A região concentra o maior número de vinhas e produção de vinho do país, cerca de 70% das vinícolas estão nessa zona – sendo que 60% de toda a produção de vinho do país é Canelones. É fortemente influenciada pelo Río de la Plata, uma das maiores bacias hidrográficas do mundo. É ideal para as variedades brancas: Chardonnay, Sauvignon Blanc e Viognier.
Aqui estão as bodegas mais famosas, Pizzorno, Deicas, Bracco Bosca, Bouza, Antigua Bodega, Carrau e Almacén.
ZONA RIBEIRINHA DO SUL
Dentre as regiões vinícolas do Uruguai está a Zona Ribeirinha do Sul, que compreende os departamentos de Colônia, Río Negro e Soriano. A região apresenta clima ameno, influenciado pelas águas quentes dos rios Uruguai e Paraná (que deságuam no Rio da Prata), o que dá condições ideais para variedades tardias, como Cabernet Sauvignon.
Aqui estão as bodegas Narbona e Zubizarreta e o restaurante Las Liebres.