André Larentis é eleito presidente da Aprovale para biênio 2025/26

O enólogo André Larentis assumirá a presidência da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale) no biênio 2025/2026. Ele foi eleito por aclamação durante a assembleia geral realizada no dia 26 de março e sucederá Ronaldo Zorzi na liderança da entidade.
Entre os projetos que estarão sob a responsabilidade da Aprovale nesse período, destaca-se a construção do Memorial Vale dos Vinhedos de Indicação Geográfica, iniciativa que visa valorizar a história e o reconhecimento do Vale dos Vinhedos como a primeira região do Brasil com Indicação Geográfica.
Larentis chega à presidência com uma diretoria parcialmente renovada e reforça o compromisso de manter o Vale dos Vinhedos em destaque. “Temos 50% de diretores novos, então esse engajamento dos associados é importante. Vamos colocar bastante energia para fazer as coisas progredirem e manter o Vale dos Vinhedos sempre em posição de destaque”, afirma.
Desafios e prioridades da nova gestão de André Larentis como presidente da Aprovale
A Aprovale vive um momento de transformação, e Larentis ressalta a importância da participação ativa dos associados para dar continuidade aos projetos da entidade. “O Vale dos Vinhedos se encontra em um novo cenário dentro de sua trajetória. É um momento em que temos pautas bem importantes para serem discutidas, principalmente pensando no crescimento de uma forma sustentável para os próximos anos. Para isso, daremos andamento a um planejamento estratégico com participação de nossos associados”, destaca o enólogo.
Além da continuidade das ações já em andamento, Larentis tem como objetivo buscar investimentos para a melhoria da infraestrutura, manter parcerias institucionais e privadas, apoiar a aprovação do projeto de lei que oficializa o Vale dos Vinhedos como Rota Turística e seguir realizando a gestão da Indicação Geográfica Vale dos Vinhedos I.P. e D.O.. A Aprovale também seguirá atuando no The Global Artisan Vintners Alliance (AVA) e ampliando a presença do Vale dos Vinhedos em feiras de promoção do setor.
Entre os projetos em destaque está a construção do Memorial Vale dos Vinhedos de Indicação Geográfica, uma iniciativa iniciada por Ronaldo Zorzi. O espaço será erguido na área onde hoje está a sede da subprefeitura, na Linha 6 da Leopoldina. Com 1.200 m², o prédio contará com um espaço expositivo, uma enoteca e novas instalações administrativas da Aprovale e da subprefeitura. “Acho que será um marco, porque nós vamos começar a trabalhar com uma visão diferente, muito mais ampla e moderna”, comenta Zorzi.
O legado de Ronaldo Zorzi à frente da Aprovale
Durante sua gestão, Ronaldo Zorzi, enólogo e proprietário da Peculiare Vinhos Únicos, esteve à frente de avanços importantes para a Aprovale. Um dos destaques foi o lançamento do primeiro vinho coletivo com D.O. do Brasil, o Merlot 10 Lotes D.O.V.V., produzido a partir de frações de safras especiais de 10 vinícolas do Vale dos Vinhedos.
Outro marco foi a retomada do evento Despertar do Vale, realizado em 2024 após um intervalo de cinco anos – e que já tem nova edição programada para 12 de abril. Além disso, sua gestão viabilizou a participação conjunta de vinícolas na feira ProWine, em São Paulo, iniciativa que será ampliada em 2025.
Entre as ações em andamento que seguirão na nova gestão estão a construção da ciclovia no Vale dos Vinhedos e a futura publicação de um livro sobre os 30 anos da Aprovale, a serem celebrados em 2025.
O período também foi desafiador, especialmente devido à crise climática de maio passado, que impactou o fluxo turístico na região. “A gente se reinventou, buscou novos públicos e superou esse período em que ficamos isolados do resto do Estado por um bom tempo”, relembra Zorzi.
Sobre sua experiência como presidente da Aprovale, ele destaca o aprendizado e a importância da união entre os associados. “Presidir a Aprovale é muito trabalhoso, mas muito gratificante ao mesmo tempo. Digo que parece tempo demais para se dedicar a uma associação de forma voluntária, mas pouco tempo para concluir grandes projetos. Tive um crescimento profissional muito grande, com muita união e parcerias, conhecendo pessoas e entidades. Foi uma experiência fantástica”, conclui.
Nova diretoria da Aprovale para 2025/2026
A nova diretoria da Aprovale será composta por:
- Presidente: André Larentis (Vinhos Larentis)
- Vice-presidente de Associados Produtores: Moisés Brandelli (Vinhos Don Laurindo)
- Vice-presidente de Associados Setoriais: Tiago Sartori (Restaurante Brazedo)
- Diretor Administrativo e Financeiro: Douglas Chamon (Chamon Garbin Vinhos Clássicos)
- Diretora Técnica: Tairane Elisane Teixeira Pires (Vinícola Dom Cândido)
- Diretor de Infraestrutura: Marcos Giordani (Giordani Gastronomia Cultural)
- Diretor de Marketing e Eventos: Tiago Crestani (Pousada Ca’Di Valle)
- Diretor de Feiras: Rogério Valduga (Vinícola Torcello)
- Diretora de Enoturismo: Deborah Villas-Bôas Dadalt (Vinícola Ales Victória)
- Diretor de Associados: Rafael Roso (Engenho do Vale)
- Diretora de Relacionamento Comunitário: Bruna Dachery (Monte Chiaro Vinhos Finos)
Além da diretoria executiva, também foram eleitos novos membros para o Conselho Regulador da Indicação Geográfica, Técnico e de Pesquisa, que seguirá com a gestão da I.P. e D.O. Vale dos Vinhedos, e para o Conselho Fiscal da Aprovale.
Com essa nova equipe, a entidade dá continuidade ao trabalho de fortalecimento do Vale dos Vinhedos como referência nacional em vitivinicultura e enoturismo.