fbpx

Muito prazer, Paula Daidone

Nasci em uma família de origem italiana, daquelas que se reunia aos domingos para comer macarronada na casa do nonno. O brinde era feito com Chianti na garrafa de palha. Inclusive pelas crianças, que tomavam o vinho da Toscana misturado ao guaraná.

Quando eu dormia na casa dele, sabia que no dia seguinte meu avô prepararia gemada com “só um fiozinho” de vinho tinto para o café da manhã. E em dia de festa, a sobremesa era Zambaione (doce de ovo com vinho Marsala). E como bons descendentes de italianos, uma taça de vinho sempre vinha acompanhada por alguma deliciosa receita preparada com muita dedicação.

Convivi desde muito cedo com a cultura do vinho. Sem me dar conta, a bebida fazia parte do meu cotidiano. E deve ter sido isso que me levou até a minha profissão. Com a chegada da idade adulta, esse interesse pelo bom vinho e a boa comida virou trabalho. Me formei em Jornalismo e, em 2008, montei uma agência de comunicação especializada em Gastronomia. Atendi grandes empresas do setor alimentício e do vinho. Foram dez anos dedicados a mostrar ao público e à imprensa maravilhas enogastronomicas.

Paula Daidone - sommeliere - Reserva85
Paula Daidone . sommelière e jornalista responsável pelo Reserva85

Durante esse período, pude perceber que toda vez que uma garrafa de vinho era aberta, a expressão no rosto das pessoas mudava. O semblante ficava leve e a boca ganhava um sorrisão. E eu queria cada vez mais proporcionar esse momento de alegria às pessoas. Foi então que resolvi me dedicar totalmente à bebida.

Em 2017, embarquei rumo ao Velho Continente para iniciar uma jornada no infinito mundo do vinho. Passei por cerca de cem regiões vitivinícolas europeias, sul-africanas e americanas. Tive a oportunidade de conhecer a história de cada povo e sua relação com a bebida; entender a importância do vinho nas sociedades; conhecer as tradições; quebrar pré-conceitos definidos sobre a bebida, e aprender que o respeito pela terra é a premissa de qualquer produção.

Toda essa aventura me rendeu algumas certificações e premiações. Sinto que essa bagagem já está muito grande para eu carregar sozinha. E, como diz Cora Coralina, “feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”. Nada mais justo do que dividir com vocês todo esse aprendizado vivido e adquirido. Minha proposta por aqui é te aproximar do vinho. Seja através de dicas de consumo ou de conteúdos técnicos. O importante é você perceber que o vinho pode fazer parte da sua vida de forma simples e natural.