Como escolher o espumante ideal para cada ocasião
Espumante é uma bebida super versátil, que combina com diferentes tipos de comidas e momentos. Mas mesmo sendo uma opção coringa, existe um espumante ideal para cada ocasião e para isso, é preciso levar em consideração os convidados, o estilo do evento e o local onde será servido. Observando esses pontos, ficará mais fácil fazer escolhas acertadas.
O espumante ideal de acordo com os convidados
A primeira coisa que devemos observar na hora de escolher o espumante ideal para cada ocasião são os convidados que farão parte de uma recepção é quem irá beber aquela garrafa. É extremamente valoroso considerar o nível de conhecimento dos convidados sobre vinho. Quem não está acostumado a consumir vinho, tem um paladar completamente diferente de quem é bebedor frequente.
Caso o seu evento seja composto na maioria por quem não conhece muito sobre vinhos, o ideal é optar por espumantes que sejam mais fáceis de beber. Nesse caso é indicado optar por vinhos leves, com aromas e sabores de frutas bem marcante. Vale, inclusive, ter exemplares com teor de açúcar mais elevado, como espumantes Demi Sec e Moscatel. Prosecco tende a ter uma aceitação maior, assim como os espumantes rosés.
O evento que você irá organizar conta com convidados adeptos do vinho e até com conhecimento elevado? Ai sim vale abusar da complexidade dos vinhos. Os espumantes pelo método tradicional são mais bacana para convidados com maior conhecimento sobre o tema. Nesse caso, é interessante até servir exemplares elaborados por diferentes processos.
Entenda a diferença entre espumantes Charmat e Tradicional.
Essa preocupação vale para todas as ocasiões, até mesmo uma reuniãozinha cotidiana entre amigos. O sucesso do evento depende do bem estar das pessoas!
Escolhendo espumante ideal para cada ocasião: Estilo do evento
Depois de mapear os convidados, é hora de identificar o estilo do evento. Sobre estilo, pense em tudo que envolve a produção do evento: onde será, qual tipo de comida será servida e como será esse serviço e até quanto você vai gastar para realizar o evento. A escolha do vinho tem que estar de acordo com todos esses pontos, para não destoar ou ficar aquém da recepção.
Em um evento requintado, que há indicação de dress code e refeição à mesa, é preferível servir um vinho mais sóbrio. Nesse caso, o espumante pelo método tradicional combina melhor. Esse estilo de evento comporta uma seleção de vinhos, não sendo necessário ficar preso a apenas um tipo.
Você pode fazer a recepção dos convidados com um espumante charmat mais complexo, espumante tradicional para o momento de servir a refeição e um espumante Moscatel para as sobremesas.
Eventos despojados, em que não há indicação de traje e a comida é servida ao estilo coquetel, você pode apostar em um espumante mais festivo, como um Prosecco. Se o cardápio for composto por pratos refinados, mesmo que servidos ao estilo finger food, vale elevar o nível dos vinhos e partir para espumantes do estilo tradicional. O Moscatel é sempre o mais indicado para acompanhar as sobremesas, indiferente do grau de sofisticação dos doces.
Essa análise também deve ser feita para uma recepção em casa. Vale observar os mesmos pontos: a comida será sofisticada ou trivial, vai ser para petiscar ou servida à mesa, a recepção é para celebrar algo importante ou apenas para juntar amigos e jogar conversa fora.
Caso a recepção penda para algo informal, vá na linha dos espumantes frutados e fáceis de beber, já se for algo mais requintado, vale apostar em vinhos com o mesmo nível de requinte, e, normalmente, os tradicionais têm esse estilo.
Escolhendo o espumante de acordo com o ambiente
O terceiro ponto a ser observado ao escolher o espumante ideal para cada ocasião é o ambiente em que o espumante será servido. Será ao ar livre ou salão fechado, o clima está frio ou quente, o local tem ar condicionado ou aquecedor. Tudo isso interfere na escolha do espumante.
Se a temperatura estiver muito elevada, é necessário optar por uma bebida que possa ser servida bem gelada. Nesse caso, os espumantes pelo método Charmat são melhores, pois são frescos e frutados e suportam uma temperatura de serviço mais baixa. Se o seu evento for algo sofisticado, com convidados com maior conhecimento sobre o tema, e você prefere servir um vinho mais complexo, opte por espumante tradicional com até 12 meses em sur lie.
Clima frio necessita de uma bebida mais amena, para ajudar a esquentar o corpo. Os espumantes elaborados pelo método tradicional são encorpados, com aromas quentes, que remetem à pão, frutas secas e passas, e sua temperatura de serviço é mais elevada que a do Charmat. Se o seu evento for composto por pessoas que não estão habituadas com vinho, opte por Charmat longo e não esqueça de oferecer as opções Demi Sec ou Moscatel.
Saiba o que é o espumante Moscatel
Agora se o local do evento for equipado com climatizador, é possível inverter a seleção de vinhos. Em um dia de muito calor em que o evento ocorra em um salão com ar condicionado abaixo dos 22 graus, é possível oferecer vinhos encorpados. Evento em dia frio com aquecedor acima dos 22 graus, você pode optar por espumantes charmat. Mas é muito importante que o climatizador de conta do recado, caso contrário, não ficará confortável. S
Seguindo esse passo a passo, ficará mais fácil escolher o estilo de espumante ideal para cada ocasião. Se ainda ficar com alguma dúvida, consulte a seção de sobre Espumantes do Reserva85, que contém a história da bebida, processo de elaboração, estilos e harmonizações.
Um comentário em “Como escolher o espumante ideal para cada ocasião”
Comentários estão encerrado.