fbpx

Regiões produtoras de Prosecco DOC e DOCG, mapa e características

As regiões produtoras de Prosecco localizam-se no nordeste da Itália, especificamente nas regiões vinícolas de Veneto e Friuli-Venezia. As Denominações de Origem Controlada (DOC) e Denominações de Origem Controlada e Garantida (DOCG) de Prosecco são:

  • * Denominações de origem registradas na União Europeia.
    • Subclassificações regulamentadas pelos Consórcios Italianos.

Leia também: O que é Prosecco, elaboração e dicas de harmonização.

Mapa regiões produtoras de Prosecco

Prosecco mapa regiões produtoras vinho Itália DOC e DOCG
Mapa Prosecco regiões produtoras vinho Itália DOC e DOCG. Veja outros mapas do vinho.

A área encontra-se no nordeste da Itália,entre o Mar Adriático e a cadeia de montanhas dos Alpes.

Veja no mapa do Prosecco a localização das regiões com DOC e DOCG produtoras do espumante.

A seguir apresentaremos as características de cada uma das denominações de origem e os aspectos dos seus vinhos.

Descubra regiões vinícolas italianas, suas características e terroir aqui.

Prosecco DOC

Prosecco DOC Rotulo região produtora vinho espumante
Prosecco DOC, rótulo com denominação de origem da região produtora. Crédito: Reserva85.

A área de produção do Prosecco DOC está localizada na região nos territórios de Friuli Venezia Giulia (Gorizia, Pordenone, Trieste e Udine) e Veneto (Belluno, Pádua, Treviso, Veneza, Vicenza). Quando a colheita das uvas, a vinificação e o engarrafamento ocorrem completamente nas províncias de Treviso e Trieste, podem ser utilizadas as menções especiais Prosecco DOC Treviso e Prosecco DOC Trieste.

É nessa classificação que está a maior parte da produção de Prosecco. É possível encontrar bons e sérios produtores, como também um grande número de empresas que produzem o vinho em escala industrial, e para isso recorrem a colheita mecânica e cultivo de vinhedos de alto rendimento. Tudo para conseguirem suprir a demanda de marcado mundial.

Leia mais sobre a qualidade dos vinhos italianos aqui.

Características vinho Prosecco DOC

Cor amarelo palha, com alguns reflexos esverdeados e brilhante. O perlage varia de acordo com a qualidade do produto, há exemplares com bolhas finas e persistentes, como os mais simples com borbulhas grandes, constantes e rápidas. Tem aromas de frutas cítricas, maçã verde, pêssego e flores brancas. No paladar é frutado, leve e refrescante.

O Prosecco DOC pode ser Brut (12 g/l), Extra Dry (12 a 17 g/l), Dry (17 a 32 g/l) ou Demi-sec (32 a 50 g/l).

Asolo Prosecco DOCG

A área de produção de Asolo Prosecco DOCG  está localizada na região de Veneto, ao norte de Veneza, na província de Treviso, nos distritos montanhosos de Montello e Asolo, aos pés das Dolomitas.

Asolo Prosecco DOCG região produtora de vinho ITÁLIA
Asolo Prosecco DOCG, espumante com denominação de origem. Crédito: Reserva85

É a única denominação autorizada a produzir Extra Brut, com menos de 6 g/l de açúcar. Pois as uvas são originarias das colinas de Asolo, onde a terra é naturalmente predisposta a vinhos mais estruturados. Colinas altas, faixas de temperatura fortes, boa ventilação e riqueza mineral são mais bem expressadas em um vinho com baixo teor de açúcar. Em particular, o alto resíduo seco dá ao vinho uma estrutura de grande elegância.

Outra diferença dos vinhos dessa DOCG para as outras regiões produtoras de Prosecco é a utilização de leveduras nativas. Através de um estudo patrocinado pelo Consórcio de Vinhos Asolo Montello, foi feita uma seleção de leveduras nativas especificamente adaptadas ao substrato e ao território, provenientes de regiões vitícolas específicas.

De acordo com o consorcio, o uso de leveduras nativas na vinificação é uma importante ferramenta para melhorar as características sensoriais e proteger a tipicidade e diversidade dos vinhos, além de melhorar a qualidade e complexidade sensorial dos vinhos locais

Como são os espumantes Asolo Prosecco DOCG

O Asolo Prosecco é um vinho seco, elegante e leve. Tem um perfume fresco de flores brancas e frutas cítricas e de caroço, com um leve toque vegetal leve. O sabor é macio, com um corpo delicado, acidez presente e um final com notas delicadas de mel.

Asolo Prosecco Col Fondo DOCG

Entre as joias secretas do Prosecco está a versão Col Fondo: um vinho sem dégorgement. Uma tradição secular dessa área que está se disseminando para outras regiões. Nessa técnica, também chamada de Sur Lie, a bebida permanece em contato prolongado com as leveduras, o que proporciona uma evolução do espumante, que só é interrompida com a abertura da garrafa. Entenda como é feito o vinho espumante.

Características espumantes Asolo Prosecco Superiore Col Fondo DOCG

Por conter sedimentos, o vinho é turvo, com uma cor amarelo palha fechado com bolhas finas e persistentes. Os aromas são revelados à medida que a bebida descansa no copo. Notas de frutas frescas e pão vão dando lugar a frutas tropicais maduras, amêndoas caramelizadas, mel e fermento. O paladar tem elegante toque de leveduras e mineralidade é marcante e cremoso.

Conegliano Valdobbiadene Prosecco DOCG

A região produtora de Prosecco Conegliano Valdobbiadene é subdividida em três denominações de origem:

Conegliano Valdobbiadene Prosecco Superiore DOCG

Conegliano Valdobbiadene Prosecco Superiore DOCG - rótulo região produtora
Conegliano Valdobbiadene Prosecco Superiore DOCG – rótulo região produtora

Conegliano Valdobbiadene Prosecco Superiore DOCG é um vinho espumante DOCG produzido a partir da uva Glera cultivada exclusivamente nas colinas de Conegliano Valdobbiadene, em morros com 45º de inclinação entre 100 e 500 m de altitude. A denominação, composta por 15 municípios, leva o nome das duas capitais territoriais Conegliano e Valdobbiadene. A primeira é também capital cultural, em que se baseia a primeira escola de Enologia da Itália. O rendimento permitido nas vinhas é de 13,5 t por hectare e cada adega. Os produtores podem misturar uvas das diversas microzonas do território e criar o seu próprio cuvée. Pode ser elaborado nas versões Brut, Extra Dry e Dry, que se distinguem pelo açúcar residual.

Como é o vinho Conegliano Valdobbiadene Prosecco Superiore DOCG

Amarelo palha com reflexos esverdeados, agradavelmente aromático e sápido. Com notas de frutas, como maçã verde e pera, flores silvestres e acácia. É um vinho fresco, com boa acidez e feito para ser bebido jovem.

Leia também: Vinho Lambrusco, história e características.

Conegliano Valdobbiadene Prosecco Superiore Rive DOCG

O termo “Rive” indica, no dialeto local, as encostas das colinas íngremes que caracterizam o território. Esta tipologia destaca as diferentes expressões de terroir de Conegliano Valdobbiadene. O Rive é frequentemente obtido a partir das vinhas mais íngremes com uvas provenientes de um único município ou parte dele, para realçar as características que o território dá ao vinho. Na denominação existem 43 Rives, e cada um deles expressa uma peculiaridade diferente de solo, exposição e microclima. No Rive a produção é reduzida para 13 toneladas por hectare, as uvas são colhidas exclusivamente à mão e o ano da vindima é indicado no rótulo. O Rive é equivalente aos crus da França. Podem ser feitos Brut, Extra Dry e Dry.

Características vinho Conegliano Valdobbiadene Prosecco Superiore Rive DOCG

De palha brilhante iluminada por perlage fino e persistente. O nariz expressa aroma intenso de frutas de polpa amarelada, maçã, glicínias e vegetais de sálvia e tomilho. Sabor rico, fresco, sápido e cremoso, com boa plenitude e comprimento. Traz de volta a fruta sentida no nariz, com frutas cítricas prevalecendo.

Produção de Prosecco na região Conegliano Valdobbiadene.

Valdobbiadene Prosecco Superiore di Cartizze DOCG

Cartizze vem de uma sub-área de apenas 107 hectares de vinha, em forma de pentágono, inseridas entre as colinas mais íngremes de San Pietro di Barbozza, Santo Stefano e Saccol, no município de Valdobbiadene. Uma combinação perfeita de microclima e solos muito antigos dá origem a um vinho elegante e complexo.

Leia também nosso artigo sobre as regiões produtoras de Lambrusco DOC.

Detalhes dos espumantes de Valdobbiadene Superiore di Cartizze DOCG

Tem cor amarelo palha com reflexos brilhantes que variam de tons pastel até dourado. A abordagem olfativa é caracterizada por uma complexidade de aromas, que lembram maçã, pera, frutas cítricas, pêssego e damasco. O sabor é harmonioso e elegante, de grande suavidade e frescura, com um toque de amêndoa no final de boca.

Continue lendo sobre os vinhos, regiões e terroir italiano aqui. Descubra outros vinhos lugares em nossas seções de Países e Terroir e Enoturismo.

Agora que você sabe tudo sobre as regiões produtoras de Prosecco, não deixe de compartilhar esse artigo com com seus amigos!
Siga e interaja com o Reseva85 no Instagram, Facebook e Pinterest.

promoção curso de marketing de vinhos