fbpx

Brindisi promove almoço com vinhos da Lusovini

Brindisi promove almoço com vinhos da Lusovini

Na tarde de segunda-feira (10/06), a Brindisi, hub de vinhos em São Paulo, abriu suas portas para um almoço português harmonizado com vinhos da Lusovini de diversas Regiões Demarcadas de Portugal e comentários da enóloga Sónia Martins, responsável pelas criações. Também participaram da conversa Luiz Lima, co-fundador da Brindisi, e a sommelière Patrícia Brentzel.

Vinhos do portfólio da Lusovini servidos no almoço na Brindisi

O cardápio contou com Sopa de Cação, Caldo Verde, Bacalhau desfiado com azeite e azeitona, e Arroz de Pato. O flight de vinhos era composto por Acaso Vinho Verde (Arinto, Loureiro e Trjadura), Sericaia 2015 Alentejo (Antão Vaz, Roupeiro e Arinto), Flor de Nelas Reserva Dão (Touriga Nacional, Alfrocheiro e Tinta Roriz) e Torre de Coimbra Reserva 2014 Bairrada (Touriga Nacional, Baga e Alfrocheiro), e Palavrar Vinhas Velhas Douro (com predomínio de Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Barroca e Tinta Roriz).

Os vinhos foram servidos na ordem em que foram citados, para harmonizar os respectivos pratos. A sommelière Patrícia sugeriu que todos os vinhos fossem provados com todas as receitas, para que assim fosse possível encontrar a combinação que mais agradável para o paladar de cada um.

A experiencia foi muito interessante, principalmente por conter de sopa. Um tipo de receita que é um desafio para a harmonização, por conta da temperatura e da textura. Para a sopa de Cação, o Acaso Vinho Verde com um toque cítrico de limão temperou o peixe. Já o Caldo Verde foi bem com o Flor de Nelas Reserva Dão, um vinho de corpo médio e taninos delicados com suave nota de defumado.

O Bacalhau, como já era de se esperar, funcionou tanto com branco como tinto. O Torre de Coimbra Reserva 2014 Bairrada teve acidez para limpar o azeite e corpo para aguentar a estrutura do peixe. E o Sericaia 2015 Alentejo apresentou untuosidade e acidez no ponto.

Há quem diga que o melhor vinho para acompanhar um arroz de pato é um Douro. E, nesse caso, a premissa foi verdadeira. O Palavrar Vinhas Velhas Douro é intenso com taninos firmes e boa acidez que foi de encontro ao peso e gordura do pato. Para finalizar, como não poderia de ser, pastel de nata acompanhado por apresentação de Fado.

Leia mais sobre os conceitos básicos da harmonização e de como harmonizar vinho com comida.

 

Punta Wine Trips desconto