fbpx

Como degustar o vinho

Como degustar o vinho
Como degustar o vinho

Aprender a degustar um vinho é muito mais do que só girar a taça. Saber degustar um vinho é muito importante para você decidir o que pedir em um restaurante ou o que comprar em uma loja. A degustação te ajuda a perceber características no vinho, que depois serão usadas de parâmetro na sua decisão de compra.

Mesmo tendo toda essa importância, você não precisa ser um profissional da degustação. Basta se atentar para alguns fatores que, com certeza, sua experiencia ficará mais agradável.

Leia também: Diferença entre vinho suave e seco, confusão entre profissionais e consumidores.

Degustando o vinho de forma natural

Para quem está iniciando nesse mundo ou quer se manter apenas como conhecedor da bebida, a degustação tem que ser leve e intuitiva. Você tem que ser íntimo do vinho. Para isso acontecer, a bebida tem que fazer parte do seu cotidiano.

Deixe de tratar o vinho como algo inatingível ou extremamente especial. Assim como é normal tomar uma cerveja ou uma caipirinha, tem que ser normal tomar uma taça de vinho. Criar essa regularidade no consumo do vinho faz com que você consiga identificar características que te agradam ou desagradam em cada tipo de vinho.

Eu tenho certeza que se te perguntarem se você prefere caipirinha com ou sem açúcar você vai saber responder. Assim como cerveja, você sabe dizer se prefere mais ou menos amarga. E com o vinho tem que ser igual: formar uma opinião própria e ter suas preferências. Sem medo de ser julgado!

Fiz um artigo explicando exatamente como escolher o vinho para degustar nessa fase inicial. Tem também uma listinha com sugestões de rótulos que você pode escolher.

Etapas da degustação do vinho

  1. Descrevendo o vinho

    Pegue uma taça de vinho e um caderninho e anote tudo que você sente. Use suas próprias palavras, não fique procurando conceitos técnicos. Aqui não tem certo ou errado. O importante é conseguir estimular seus sentidos para que eles percebam as nuances escondidas em cada taça.

  2. Analisando a bebida

    Faça algumas perguntas do tipo:
    Quais os aromas esse vinho tem. Eles são forais ou frutados?
    Se você sentiu frutas, elas são vermelhas ou pretas?
    Se for um vinho branco, essas frutas são cítricas ou tropicais?
    Qual a sensação que ele provoca na boca: deixa a boca seca, esquenta a garganta, faz salivar?
    O que mais lhe agradou nesse vinho? 
    O que te desagradou?

  3. Praticando

    Siga esse ritual por tempo que você achar necessário. Repita até o dia em que você se sentir confortável com a bebida. para que a degustação flua com mais naturalidade, inicie com vinhos fáceis de beber e que revelam os aromas e sabores mais claramente.

Provando o vinho como profissional

Se você tiver interesse em se aprofundar nesse assunto, pode incluir alguns conceitos para aprimorar a degustação. Passe para essa segunda fase quando você se sentir íntimo da bebida e já conseguir decifrar as características e distinguir o que lhe agrada.

Provando o vinho como profissional
Provando o vinho comparativamente. Crédito: Reserva85.

Aqui você terá a companhia da Ficha de Degustação de Vinhos. A cada gole de vinho, tente encontrar na taça as características descritas e sua intensidade. Você deverá se atentar para:

Doçura (presença de açúcar); Acidez (frescor, salivação); Álcool (esquenta boca e garganta); Tanino (amarra, seca a aboca); Corpo (peso da bebida na boca); e Final (tempo que o sabor permanece na boca).

Esses termos são usados na Análise Sensorial do vinho e auxiliam você a exprimir suas preferências. Inicialmente, pode parecer complicado, mas com o treino a percepção das sensações virá naturalmente. Na seção Análise Sensorial, você encontra uma coleção de artigos que explica cada uma dessas características e o passo a passo para fazer a degustação do vi como um profissional. Veja também nossa coleção de infográficos sobre degustação de vinhos aqui.

Uma dica importante: Cuidado para não virar um “enochato”, o melhor do vinho é apreciá-lo à sua maneira!

Quer aprender mais sobre o vinho? Conheça nosso projeto O vinho em uma taça, cursos online e gratuitos sobre vinho.

promoção curso de marketing de vinhos