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Como empreender no mundo do vinho

Como empreender no mundo do vinho

Como empreender no mundo do vinho? Descubra aqui como sua paixão por vinhos pode se transformar em um negócio de sucesso!

A paixão pelo vinho leva muitos enófilos a sonharem em ter um negócio próprio no setor. O crescimento do mercado nos últimos anos tem encorajado os winelovers a empreender no mundo do vinho, seja criando um negócio especializado ou incorporando a venda da bebida dentro de outras atividades, que vão muito além dos bares, restaurantes e mercados. Hoje encontramos vinhos à venda em cafeterias, conveniências, salão de beleza e até pet shop e lava rápido. 

Para quem já é empreendedor, incluir o vinho no portfólio é um diferencial, além de trazer lucratividade, o vinho agrega valor ao negócio, pois enriquece a experiência do cliente. Mas é importante ressaltar que o vinho merece uma atenção especial, quando comparado a outro produto de consumo. As pessoas buscam por indicações confiáveis antes de escolher uma garrafa. Por isso, ter conhecimento é fundamental para passar credibilidade ao cliente, e pode ser o grande diferencial para o seu sucesso. 

Ao que tudo indica, o vinho veio mesmo para ficar. Além do constatado crescimento do consumo, grandes players mundiais estão apostando no Brasil. Então, se você busca um nicho de mercado promissor ou é apaixonado por vinhos e gostaria de empreender no setor, essa é a hora. Mas para que o seu negócio tenha sucesso e saúde financeira, é importante seguir alguns passos antes de iniciar o seu projeto.

Passo a passo para se tornar um empreendedor no mercado do vinho 

1 – Planeje um negócio de vinhos de sucesso

O primeiro passo para empreender no mundo do vinho é montar um plano de negócio. Através dele você identificará se a ideia é viável e também irá traçar os caminhos a seguir e metas a serem alcançadas. Esse planejamento precisa incluir pontos como área e formato de atuação; público-alvo; análise da concorrência e, principalmente, os pontos de diferencial do seu negócio. Em cima disso, desenvolva o conceito do seu negócio. O SEBRAE, entidade de apoio ao micro e pequeno empresário, disponibiliza gratuitamente material e cursos que ajudam o empreendedor a identificar esses pontos para criar seu plano de negócio.

2 – Monte um portfólio diferenciado

A escolha dos produtos e serviços que farão parte do portfólio deve estar alinhada com o objetivo do seu negócio, precisa representar o conceito e estar de acordo com as preferências do público alvo. E a composição vai além das garrafas de vinho, você pode incluir acessórios, livros, serviços e experiências relacionadas à bebida. Mas atente-se para calcular o número ideal de produtos, pois nem sempre uma variedade muito grande é a melhor opção. Pois você terá que fazer o investimento inicial, além de gerenciar o estoque. Comece com um número reduzido e aumente progressivamente, de acordo com a demanda. 

3 – Invista em conhecimento

Para empreender no mundo do vinho, é preciso ter propriedade sobre o produto vendido. Isso transmite credibilidade ao consumidor. Por isso é de grande importância ter conhecimento, ao menos, básico sobre vinhos. Foque em aprender sobre as regiões produtoras que fazem parte do seu portfólio e as vinícolas trabalhadas. É também importante ter conhecimento sobre o serviço do vinho, como temperatura, taça ideal, armazenamento, pois são informações úteis que ajudarão na experiência do cliente com o seu produto. 

Também é importante ter conhecimento de mercado e marketing, pois só assim você conseguirá traçar estratégias (mesmo que a estratégia seja contratar um empresa ou profissional) e não cair em falsas promessas.

4 – Faça seu marketing para empreender com vinho

Nesta etapa do planejamento você irá construir seu posicionamento no mercado. A primeira coisa a ser desenvolvida é a identidade do seu negócio, isso inclui a criação do logotipo da marca, definição da paleta de cores, fonte de letras e tom de voz (a linguagem que será utilizada para conversar como público: formal, divertida, educativa). Crie um perfil social, mesmo que seu negócio seja presencial. Afinal, como diz Bil Gates “se seu negócio não está na internet, então ele não existe”.

Crie um cronograma de campanhas promocionais de venda baseado em datas comemorativas, para sempre oferecer vantagens à clientela. E lembre-se de criar experiências positivas ao redor de sua marca, assim o consumidor se recordará de seu negócio pelo o que ele lhe fez sentir e não apenas pelo preço do produto. É assim que você fideliza sua clientela.

Para te ajudar a ter a montar uma estratégia de marketing eficiente, o Reserva85 oferece o curso Marketing para negócios de Vinho com Paula Daidone com exclusividade. Mande e-mail para contato@reserva85.com.br dizendo que você tem interesse em ganhar dinheiro com vinho que vamos te ajudar nessa empreitada de empreender no mundo do vinho.

O Reserva85 atua também como uma consultoria para negócios de vinhos. Temos uma portfólio de serviços que engloba estudo de mercado, concepção do projeto, montagem de carta, treinamento para equipe, criação de marca, produção de conteúdo, relacionamento com imprensa e influenciadores e marketing digital.

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