Bordeaux: margem direita e margem esquerda
Margem Direita e Margem Esquerda. Você já deve ter visto essas definições quando lê a respeito de Bordeaux. Entender essa divisão da região é de grande importância para compreender os vinhos produzidos por lá.
Bordeaux é um região vitivinícola localizada no sudoeste da França, que tem como principal referência geográfica o estuário de Gironde, formado pela confluência dos rios Garonne e Dordogne. Esses rios têm grande importância, pois dividem a região em três partes: margem esquerda (ao sul), margem direita (ao norte) e Entre-deux-Mers (área intermediária).
Margem Esquerda de Bordeaux
A Margem Esquerda de Bordeaux corresponde à zona sul do estuário de Gironde, à esquerda do rio Garonne. As principais AOCs da área são: St-Estèphe, Pauillac, St-Julien, Margaux, Pessac-Léognan e Sauternes (exclusiva de brancos doces).
- Conheça mais sobre Sauternes
É uma área composta majoritariamente por solo cascalho, com predomínio da uva Cabernet Sauvignon no blend dos vinhos tintos e Sémillon e Sauvignon Blanc utilizadas para os vinhos brancos secos e doces.
A região gera vinhos vinhos tintos potentes, robustos, com grande estrutura, tânicos, acidez e teor alcoólico mais elevado que os da margem direita. São vinhos com grande potencial de guarda, podendo permanecer por 40, 50 anos na garrafa sem perder as características originais.
É na Margem Esquerda de Bordeaux que estão alguns dos mais prestigiados produtores do mundo: Château Margaux, Château Lafite-Rothschild, Château Mouton-Rothschild, Château Latour, Château Haut-Brion e Château d’Yquem.
Margem Direita de Bordeaux
A Margem Direita de Bordeaux estende-se ao longo do rio Dordogne, ao norte do estuário Gironde. É lá que estão as AOCs Pomerol, Fronsac e Saint-Émilion, que é a AOC mais conceituada da Margem Direita. Os principais produtores da região são Château Cheval-Blanc, Valandraud, L’Angélus e Château Petrus.
A principal variedade de uva cultivada na Margem Direita de Bordeaux é a Merlot, frequentemente usada como varietal ou ainda em blend com a Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc.
Os vinhos são macios, com taninos médios, acidez equilibrada e menor teor alcoólico. São vinhos que também possuem boa capacidade de guarda, mas que podem ser consumidos antes dos produzidos na Margem Esquerda. Têm sabores e aromas de frutas, como groselha preta, amora e cereja, notas de violeta, anis, madressilva e às vezes aromas de couro, chocolate ou baunilha.
Entre-deux-Mers
Entre Deux Mers está localizado entre os rios Garonne e Dordogne, na parte mais ao sul de Gironde. Na região predomina o cultivo de uvas brancos, principalmente Sauvignon Blanc, Sémillon e Muscadelle. Também há produção de tintos, com predomínio da Merlot.
Os vinhos são intensos, equilibrados e com boa estrutura para envelhecimento. Um vinho branco de Entre Deux Mers pode permanecer por 12 anos em uma garrafa com tranquilidade. Os aromas e sabores são de frutas cítricas, flores brancas e frutas exóticas e na boca são macios, frescos e vivos.