fbpx

Bordeaux

Situada no oeste da França, Bordeaux é uma das mais importantes e influentes regiões vitivinícolas do mundo e de maior valor agregado. O prestígio comercial, conquistado séculos atrás, e as descobertas enológicas deram à Bordeaux esse status.

A importância de Bordeaux está totalmente atrelado à história da França e remonta à Idade Média. Quando, em 1152, a região foi palco de um dos mais relevantes casamentos da Europa, a união entre Eleanor, duquesa da Aquitânia, e Henri Plantagenêt, futuro rei da Inglaterra.

O matrimônio estabelece o monopólio da produção, venda, embarque e distribuição de vinhos de Bordeaux para a Grã-Bretanha e suas colônias. O exigente mercado inglês pautou a produção de vinho em Bordeaux, que precisava manter uma consistência safra após safra. Com isso, Bordeaux foi capaz de criar um padrão global de qualidade do vinho, que é admirado e copiado por enólogos do mundo inteiro.

Números de Bordeaux

Bordeaux é a maior Denominação de Origem da França. Toda sua área cultivada, que são 110.800 ha, está sob registro de AOCs, sendo dividia em 65 AOCs no total. (Appellation d’origine contrôlée, o nome dado à Denominação de Origem em Frances). A região tem 10 mil km² de extensão, compreende um quarto da superfície de vinhedos AOC da França.

Setenta e cinco porcento das áreas cultivadas dos vinhedos de Bordeaux possuem certificação ambiental. Gironde é o departamento com mais parcelas conduzidas em agricultura orgânica ou em conversão.

Bordeaux totaliza 55.000 trabalhadores direta e indiretamente no cultivo da uva e produção de vinho, possui 5.660 viticultores, 29 adegas cooperativas, que reúnem 2.500 produtores e representam 25% da produção de vinho de Bordeaux.

A região produz cerca de cinco milhões de hectolitros por ano, o equivalente a 666 milhões de garrafas. Desse montante, 85% são vinhos tintos, 9% brancos secos, 4% rosés, 1% brancos doces e 1% crémants.

Bordeaux detém ¼ do volume de vinhos franceses exportados e ocupa o primeiro lugar em exportação de vinhos com AOC da França. A China é o principal mercado externo para a região. Em 2021, o país do oriente importou 54 milhões de garrafas, gerando 616 milhões de euros.

promoção curso de marketing de vinhos