9 vinhos de Mendoza escolhidos pelos melhores sommeliers do mundo

Diferente de outros concursos de vinho que acontecem às cegas, a degustação do World’s Best Sommeliers’ Selection é feita de olhos bem abertos. Aqui, os sommeliers analisam cada garrafa conhecendo sua origem, história e o potencial de harmonização com a alta gastronomia. Nove vinhos de Mendoza foram escolhidos pelos melhores sommeliers do mundo um lugar e ganharam destaque nessa seleção de prestígio.
A premiação aconteceu em Londres e contou com um júri de peso: 32 sommeliers internacionais que atuam nos melhores restaurantes do mundo, muitos deles presentes no ranking do The World’s 50 Best Restaurants. Entre os jurados estava Pablo Rivero, proprietário da famosa parrilla Don Julio, representando a Argentina.
Como funciona a seleção dos melhores sommeliers do mundo?
Ao contrário de outros concursos, onde as vinícolas inscrevem seus próprios rótulos, no World’s Best Sommeliers’ Selection são os organizadores que convidam as bodegas e escolhem os vinhos que participarão. Outro diferencial é que o painel de degustação inclui safras antigas, que seguem presentes nas cartas dos melhores restaurantes, e não apenas lançamentos recentes.
Os 9 vinhos de Mendoza escolhidos pelos melhores sommeliers do mundo:
- La Linterna Chardonnay El Tomillo Estate Parcel #1 2019 – Mendoza, Bemberg Estate Wines
- La Linterna Malbec El Tomillo Estate Parcel #5 2017 – Mendoza, Bemberg Estate Wines
- Gran Dante Malbec 2021 – Mendoza, Dante Robino
- Salentein Single Vineyard La Pampa Malbec 2021 – Mendoza, Bodegas Salentein
- Adrianna Vineyard White Bones Chardonnay 2021 – Mendoza, Catena Zapata
- Nicolás Catena Zapata 2003 – Mendoza, Catena Zapata
- Susana Balbo Signature Limited Edition Blanco de Gualtallary 2023 – Mendoza, Susana Balbo Wines
- Susana Balbo Signature White Blend 2023 – Mendoza, Susana Balbo Wines
- Finca Piedra Infinita Malbec 2021 – Mendoza, Zuccardi Valle de Uco
Argentina em destaque
No total, 123 vinhos do mundo todo foram selecionados nesta edição, incluindo 13 rótulos argentinos. Além dos 9 mendocinos, outros quatro vieram de San Juan, Salta e Chubut. Com isso, a Argentina se destacou como o país sul-americano com maior número de vinhos no World’s Best Sommeliers’ Selection 2025.
Segundo os organizadores, “A Argentina reafirma sua posição como referência mundial na produção de Malbec, com seis vinhos de Mendoza escolhidos pelos melhores sommeliers do mundo produzidos com a uva tinta. Destacando produtores icônicos como Familia Zuccardi e Catena Zapata. Além disso, os brancos argentinos também brilharam, com destaque para o Torrontés 2024 da Bodega Colomé”.
Participar dessa seleção é como ganhar um passaporte para as cartas dos melhores restaurantes do mundo. Para Inés Mastrogiacomo, diretora de marketing da Bodega Dante Robino, o reconhecimento é motivo de celebração:
“Ver o Gran Dante Malbec escolhido pelos sommeliers dos melhores restaurantes do mundo é um orgulho enorme. É o reconhecimento da qualidade e do cuidado que colocamos em cada etapa da produção desse vinho.”
Acompanhe nossas matérias no Reserva85 e descubra os rótulos que estão encantando sommeliers e apaixonados por vinho ao redor do mundo!