fbpx

O que é Vinho Suave?

Tecnicamente, vinho suave é vinho e que contém mais de 25 gramas por litro de açúcar. Popularmente, é o vinho agradável de beber. Aqui, trataremos do termo Suave na linguagem popular.

Entenda melhor o uso do termo vinho suave nesse vídeo no artigo: Diferença entre vinho suave e seco.

Compartilhe esse vídeo com seus amigos que gostam de vinho e ajude a divulgar nosso canal no Whatsapp. Clique aqui para compartilhar!

Qual o tipo de vinho mais suave?         

Os vinhos tintos mais suaves são os produzidos com uvas menos tânicas, jovens, sem estágio barris (pois a madeira também aporta tanino), aromáticos e com maior percepção de sabores de frutas no paladar. Entenda como os vinhos são feitos aqui.

Quais as uvas mais suaves?

As uvas mais suaves são as que tem menos tanino e possuem aromas de frutas mais acentuados. São elas: Gamay, Pinot Noir, Cabernet Franc, Grenache e Merlot.

Quais são os vinhos tintos mais suaves?

São os vinhos jovens, que já estão prontos para o consumo. Referências mais simples (os da gama de entrada, por exemplo) tendem a ter o paladar suave.

Vinhos de qualidade superior, mesmo elaborados com castas tânicas, também são vinhos suaves. Aqui o que conta é o processo de elaboração da bebida. São utilizadas técnicas de vinificação para que os taninos sejam domados, o álcool não sobressaia e os aromas e sabores da uva ainda continuem presente. Nesse caso, iniciantes no mundo do vinho podem não compreender essa suavidade devido à complexidade da bebida.

Qual a melhor vinho suave?

O melhor vinho suave é aquele que envolve todo o paladar, deixando uma sensação de conforto na boca. É um vinho em que não há excesso de álcool ou de tanino desintegrado ao corpo e sabores.

Qual a melhor marca de vinho suave?

vinhos suaves esporão reserva
O vinho Esporão Reserva é um exemplo de gama mais alta com características suaves. Crédito: Reserva85.

Se você ainda não tem muito domínio do assunto, uma boa dica é optar pela gama de entrada (vinhos que custam até R$ 40) de grandes marcas, como Concha y Toro, Esporão e JMF. Como são bebidas vendidas mundialmente e que precisam agradar a muitos paladares, as empresas elaboram vinhos fáceis de beber. Com textura aprazível, aromáticos e saborosos. É muito mais fácil um rótulo comercial agradar o paladar de um iniciante do que um vinho complexo. Visite nossa seção: Vinho para Iniciantes.

Harmonização: O que combina com vinho suave?

A regra de ouro da harmonização é que prato e vinho tenham a mesma estrutura, para que um não sobressaia ao outro. Neste caso, uma bebida suave harmoniza com comida suave. Prefira receitas com textura delicada e sem muito condimento. Boas opções são carne branca, risotos e massa com legumes ou queijos. Conheça outras dicas de harmonização aqui.

Que queijo acompanha vinho suave?

Os melhores queijos para acompanhar um vinho suave são os delicados e macios, como o brie, mascarpone, camembert e mozzarella. Esse tipo de queijo também harmoniza com vinho branco suave. Os queijos frescos salgados, como os de cabra feta e chèvre, também podem funcionar com um tinto suave. Clique aqui e saiba mais sobre como harmonizar vinho com comida.

promoção curso de marketing de vinhos