fbpx

Duckman – o vinho provocador da Bairrada

Duckman – o vinho provocador da Bairrada

Duckman é um projeto artesanal de Maria João Pato e seu pai, Luis Pato, de produção de vinhos de terroir na Bairrada, Portugal. Com um conceito ousado, o Duckman tem um posicionamento que pretende levantar questões sobre os costumes e tendências associados ao mundo do vinho.

A nova gama de vinhos da família Pato é elaborada com a menor interferência possível, permitindo que a natureza se expresse livremente em cada garrafa. Nem sempre os vinhos são filtrados e o uso de sulfito é minimizado. Os vinhos Duckman também são vegan friendly, pois não recorrem a produtos de origem animal durante a produção, incluindo a filtragem.

Os vinhos Duckman levam apenas com castas autóctones da Bairrada em sua composição, Baga, Bical, Cercial e Maria Gomes (também chamada de Fernão Pires em outras regiões), provenientes de vinhedos próprios com mais de 40 anos. A linha é composta por sete referências, entre espumantes, brancos e tintos. São eles:

Espumantes elaborados pelo método tradicional, Espumante Tinto (100% Baga),
Espumante Brut (100% Maria Gomes) e Espumante Brut Duckman (50% Bical e 50% Cercial); Duck Per Nat (100% Baga) elaborado pelo método pet nat, ou método ancestral; Vinho Branco Orgânico Não Filtrado (100% Bical); Baaaga Duckman (85% Baga e 15% Touriga Nacional); e o Nerd Duck, um vinho tinto elaborado majoritariamente com uvas brancas (94% Maria Gomes e 6%).

O Duckman

Para esse projeto foi criado uma personagem: o Duckman, uma criatura metade pato metade homem. Com um ar misterioso, ele aparece levantando questões polêmicas e questionando o senso comum. Inclusive, as garrafas levam no gargalo bilhetinhos provocadores, para tirar o consumidor da zona de conforto.

O Duckman não fica preso apenas à garrafa. Ele também circula por aí, em festas e eventos

Os rótulos são ilustrados apenas com uma foto do senhor pato (ou a silhueta de um pato) e nenhuma informação adicional. Justamente para não criar uma pré-conceito sobre o que será consumido. Mas deixar com que a bebida fale por si e mostre a tipicidade sem intervenção do terroir da região e da uva.

Toda a comunicação da linha é feita em cima da personagem. Que em muitas ocasiões ganha vida e circula por aí. Maria João mandou confeccionar cabeças de pato para que o Duckman possa acompanhá-la em eventos e feiras do setor.

A produção dos vinhos Duckman é limitadíssima. É possível encontrar em alguns poucos restaurantes de Portugal e em wine bars de Nova York. Ou então, na adega Luis Pato na Bairrada. Onde eu conheci o projeto. Na ocasião, ganhei um exemplar do Baaaga Duckman das mãos de Maria João Pato. Confira abaixo minha avaliação sobre o vinho.

Avaliação do vinho Duckman Baaaga Duck

Assim como o senhor Duckman, o vinho também choca!
O primeiro gole engana, você acha que é um vinho seco e pesado, mas logo é tomado por uma maciez que conforta a boca. Esse caráter camaleônico agrada a dois tipos distintos de paladar: àquele que prefere vinho estruturado e o que gosta de vinho leve.

A mistura de Baga com Touriga Nacional confere essa característica ambígua ao vinho. A Baga aporta acidez altíssima e taninos marcantes, já a Touriga Nacional cria uma textura aveludada, com sabores de frutas do bosque frescas, que se repetem no nariz, junto com aromas de violeta.

O Baaaga Duck é um vinho descontraído. Combina perfeitamente com um happy hour, acompanhado tapas ou pizza servida como aperitivo. Por ter muita frescura, é um bom exemplar de um vinho tinto para noites de verão.

Acompanhe o Duckman no Facebook e no Instagram.

Punta Wine Trips desconto