fbpx

Terroir português e características das regiões vinícolas

Terroir e características dos vinhos das regiões demarcadas de Portugal - infográfico
Terroir regiões vinícolas de Portugal – Infográfico. Veja mais infográficos aqui.

O terroir português é único em cada uma das regiões vinícolas do país. Contudo, para iniciar o processo de compreensão, podemos agrupá-las em três grandes perfis: Atlântico, Continental e Mediterrâneo. Essa divisão é proposta pela Associação dos Escanções de Portugal (AEP) e é bastante intuitiva, pois associa aspectos geográficos, facilitando bastante a vida de quem se aventurar no mundo dos vinhos do terroir de Portugal.

Veja o mapa e descrição das regiões em nosso artigo: Regiões vinícolas demarcadas de Portugal.

Terroir Perfil Atlântico

Regiões: Vinho Verde (Minho), Bairrada (Beira Atlântico) e Lisboa.

Clima e Solo: Temperaturas moderadas, ventos frescos e úmidos e pluviosidade elevada. Solos mais arenosos e férteis. As uvas têm menor maturação, pois recebem menos sol. Regiões úmidas com nebulosidade.

Características dos vinhos

Vinhos com pouco açúcar e por isso o teor alcoólico varia de baixo a médio. Possuem acidez natural elevada e alto frescor, com efeito “crispy”, que os tornam bem apelativos e agradáveis ao consumidor. O corpo vai de ligeiro a médio e os tintos são marcantes. Mesmo assim, são vinhos mais diluídos em sabor e textura. São bem aromáticos, com notas florais.

Leia mais sobre as características dos vinhos da Bairrada e também do Vinho Verde.

Terroir Perfil Montanhoso ou Continental

Regiões: Douro, Dão, Beira Interior e Alentejo Norte

Clima e Solo: Continental com presença fluvial. Elevada amplitude térmica, pluviosidade fraca a moderada. Viticultura de encosta, com solos graníticos ou xistosos.

Leia também nosso artigo completo sobre o Vinho do Porto.

Características dos vinhos

Vinhos com acidez que varia de média a alta; no geral, são encorpados, mas há alguns exemplares mais jovens que têm corpo médio. Os taninos são intensos, mas redondos e possuem alto grau alcoólico, que está integrado à bebida. São vinhos com alto potencial de envelhecimento e que valorizam o terroir. É comum a utilização de Vinhas Velhas para a produção. Como em muitos casos não há distinção de castas plantadas nessas vinhas velhas, a importância e características estão ligadas ao terroir.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Paula Daidone | Vinhos | Wine (@reserva85) em

Terroir Perfil Mediterrâneo ou Planície

Região: Tejo, Península de Setúbal, Alentejo Sul e Algarve

Clima e Solo: Solo argilo-calcário e clima quente, muitas vezes é necessário fazer irrigação. As uvas amadurecem com facilidade e são regiões onde as castas internacionais melhor se adaptaram.

Características dos vinhos

Vinhos com maior indicie de açúcar e com álcool que vai de médio a alto. A acidez é media/baixa, graças a correção feita durante a vinificação. Os taninos são suaves e pouco marcantes. São vinhos frutados, macios, com corpo médio e boa concertação e fáceis de beber. A produção é em grande volume, mecanizada e moderna. Muitas vinícolas seguem os parâmetros do Novo Mundo, tanto na característica do vinho quanto na produção. Descubra como avaliar o vinho e fazer a análise sensorial em nossa seção de Degustação.

Não para por aqui, leia mais sobre terroir e as características dos vinhos portugueses em nossa seção sobre Portugal.

promoção curso de marketing de vinhos