fbpx

Como são os Vinhos da Bairrada

Os vinhos da Bairrada são cheios de personalidades, fortes e estruturados. Quase 50% dos vinhedos na Bairrada são de Baga. Dificilmente você irá provar um vinho tinto ou rosé que não tenha a uva em sua composição, e isso também se aplica aos espumantes. Já os brancos são em sua maioria elaborados com a casta Maria Gomes (também conhecida como Fernão Pires).

Vinho branco, tinto, rosé e espumante têm que apresentar o mínimo de 11% de álcool. Os tintos com direito à menção Clássico têm de possuir ao menos 12,5%. Leia mais sobre as castas e características da produção em nosso artigo sobre a região demarcada da Bairrada.

Vinhos tintos da Bairrada

Os vinhos tintos da Bairrada são elegantes e estruturados. Possuem cor granada a rubi, ganhando nuances acastanhadas com o envelhecimento. O nariz revela aromas de fruta quando jovem e com a idade os aromas evoluem e vão ficando mais complexos. São muito tânicos e, em alguns casos, dependendo do solo e de quando a uva é vindimada, há elevada acidez, características marcantes da Baga.

Para serem comercializados com a denominação de origem (DOC Bairrada), os tintos só podem ser engarrafados após o estágio mínimo de 18 meses a contar da data da elaboração. Geralmente é seguido de envelhecimento em garrafa para atingir maturação ideal.

Vinhos rosés da Bairrada

Os vinhos rosés da Bairrada têm aroma frutado e com acidez moderadamente alta. Vão de alaranjado ao avermelhado e com grande frescura na boca. Leia mais sobre os vinhos rosés.

Vinhos brancos da Bairrada

Os vinhos brancos da Bairrada são claros com nuances esverdeadas, tendem a ter acidez elevada e notas minerais. Quando jovens são leves e frescos com aromas de futas e com a evolução ganham estrutura e complexidade aromática, com notas de resina. Podem ou não passar em madeira, e esse estágio confere corpo ao vinho.

Espumantes da Bairrada

Os espumantes da Bairrada são produzidos pelo método clássico e classificados como Brut Nature, Brut, Seco ou Demi-Sec, de acordo com o grau de doçura. A segunda fermentação tem quem acontecer por no mínimo nove meses. Os mais jovens são frescos e com aromas frutados e florais. Com o passar do tempo, esses aromas associam-se às notas das leveduras provenientes do estágio em garrafa. Os espumantes elaborados com Baga são cremosos e com uma mineralidade pronunciada, característica oriunda do terroir, em particular do tipo de solo e com a proximidade atlântica.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Paula Daidone | Vinhos | Wine (@reserva85) em

Harmonização: O que combina com vinhos da Bairrada

Os vinhos brancos da Bairrada fazem uma boa harmonização com queijo de cabra, risoto de polvo, sardinha assada, moqueca de camarão e também com aperitivos no geral.

Os vinhos tintos da Bairrada harmonizam com receitas fortes, assim como parte dos pratos típicos de Portugal e, inclusive, com a cozinha nordestina brasileira. Entre as opções: cabidela, pirão de bode, alheiras, leitão assado e buchada. Descubra o que é a harmonização regional aqui.

Harmonização - O que combina com vinhos da Bairrada
Harmonização regional – leitão assado com vinho espumante da Bairrada. Crédito: Reserva85.

Mas, na Bairrada, o que impera mesmo é o espumante. Indiferente de qual prato está sendo servido, o espumante é sempre a primeira opção, seja em um restaurante ou na casa de um bairradino. O que faz muito sentido, já que os pratos da região são fortes e gordurosos. A elevada acidez dos espumantes limpa a boca e deixa a refeição mais agradável. E isso pode ser aplicado para a cozinhar nordestina também. Mas lembre-se: nada de abusar da pimenta!

Para uma combinação mais harmoniosa, você pode apostar em variar o estilo da bebida de acordo com a estrutura do prato a ser servido. No geral, pratos mais leves com espumante branco; receitas medianas com espumante rosé, e comidas fortes com espumante tinto. É muito comum encontrarmos na região o clássico leitão assado harmonizado com espumante tinto de Baga. Leia mais sobre como harmonizar vinho com comida.

O que achou dos vinhos da Bairrada? Descubra também as características do Vinho Verde e conheça outras regiões demarcadas de Portugal em nossa seção de Regiões e Terroirs.

promoção curso de marketing de vinhos