fbpx

O melhor vinho tinto do Brasil

O melhor vinho tinto do Brasil

A Serra da Canastra, em Minas Gerais, guarda um segredo: o melhor vinho tinto do Brasil, o Sabina Syrah. 

Elaborado pelo talentoso enólogo Alejandro Cardozo, para a vinícola Sacramentos Vinifer, o Sabina Syrah recebeu o título de vinho tinto do Brasil pelo Guia Descorchados, o mais importante guia de avaliação de vinhos da América do Sul.

Na edição 2024, o crítico Patrício Tápia, responsável pelo do guia, concedeu 93 pontos à safra 2023, maior nota entre as amostras brasileiras avaliadas. 

Esse feito não é novo. Já em sua primeira safra, em 2021, o Sabina Syrah foi eleito o melhor vinho tinto brasileiro pelo Guia Descorchados 2022 e pelo Decanter World Wine Awards, consolidando a posição da Sacramentos Vinifer no cenário nacional e internacional.

O que faz do Sabina Syrah o melhor vinho tinto do Brasil:

O segredo do Sabina Syrah reside na combinação de terroir único, técnicas inovadoras e expertise incomparável:

  • Técnica Inovadora: A produção utiliza a inovadora técnica de dupla poda, que garante um amadurecimento equilibrado e concentra as características excepcionais da uva.
  • Terroir Excepcional: As uvas Syrah do Sabina Syrah são cultivadas no Vinhedo São Miguel, em Sacramento, em um microclima ideal resultando em frutos de qualidade superior.
  • Elaboração Minuciosa: O enólogo Alejandro Cardozo dedica todo seu talento e expertise à criação do Sabina Syrah, garantindo um vinho de qualidade impecável e prestígio internacional.

Sobre o Sabina Syrah

O Sabina Syrah, considerado o melhor vinho tinto do Brasil, é um vinho elaborado 100% com uva Syrah da Serra da Canastra (MG), apresenta cor púrpura profunda, com aromas de mirtilo, ameixa fresca, violeta, pimenta negra e notas ferrosas.

O paladar é muito fresco, com corpo médio e longo. Na boca sente-se os aromas, com uma pitada extra de especiarias. Os taninos são marcados, com acidez firme, que equilibra muito bem o vinho, com álcool integrado e final persistente. 

O melhor vinho tinto do Brasil combina com queijos de cura média e charcutarias, com molhos ricos (bolonhesa, putanesca, ragu), pizza calabresa, hambúrguer,  cassoulet, arroz de pato, costelinha barbecue e ainda pode ser apreciado sozinho, acompanhado de amigos e boas conversas.

As uvas são provenientes da Serra da Canastra, no município de Sacramento em Minas Gerais, no paralelo 19, latitude 19° Sul, a altitude de 1100 metros, sobre solo argiloso (latossolo amarelo). As mudas de Syrah de origem francesa (clone 174/1103 Paulsen), foram plantadas em novembro de 2.018, com densidade de 4.000 plantas/hectare, com espaçamento de 2,5 metros x 1 metro.

Condução em espaldeira, em cordão esporonado, com orientação leste/oeste, sem irrigação. Foi utilizada a técnica de dupla poda, com realização da poda de formação dos ramos entre agosto e setembro e poda de produção entre janeiro e fevereiro. Início do pintor em maio e colheita entre julho e agosto. 

As uvas foram transportadas em caminhão refrigerado até Caxias do Sul – RS, com todos os cuidados para manutenção de suas características e frescor. A elaboração ocorreu em cinco tanques abertos, em cada um 66% das uvas foram inteiras (o cacho todo) e 33% foram apenas os grãos. Cada tanque recebeu uma levedura diferente e remontagens foram realizadas com pigeage, sem excesso de extração. Com o término da fermentação, o vinho foi levado para estágio por 4 meses em foudre de tostagem neutra.

O Sabina Syrah tem produção limitada de 6 mil garrafas e está disponível na loja virtual da importadora World Wine.

Punta Wine Trips desconto

Um comentário em “O melhor vinho tinto do Brasil

Comentários estão encerrado.