Vinho do Porto: Qual a diferença entre Tawny e Ruby?
A diferença entre Tawny e Ruby está no envelhecimento e, consequentemente, nas características de aromas e sabor. Tawny um vinho do Porto que envelhece em madeira, o que lhe confere notas de castanhas e frutas secas e cor acastanhada. Já o Ruby é um vinho que passa pouco tempo em grandes tonéis de madeira ou inox e por isso preserva os aromas e sabores de frutas frescas e flores e a cor vermelho rubi.
Saiba tudo sobre o Vinho do Porto neste artigo completo.
Agora já sabe a diferença entre Tawny e Ruby, conheça em detalhes cada uma das categorias desses dois estilos:
Diferença entre Tawny e Ruby: Saiba tudo sobre o Vinho do Porto Tawny
O Vinho do Porto Tawny nasceu da percepção das características únicas que o vinho ganhava por conta do longo período em contato com a madeira. Nos primórdios da produção do vinho, a bebida era armazenada em pipas de madeira para ser enviada à Inglaterra. Esse longo período dentro das pipas dava ao vinho um caráter amadeirado e uma cor aloirada. Ganhou o nome Tawny por significar aloirado em inglês.
Os vinhos Tawny são categorizados de acordo com as uvas utilizadas e o período de envelhecimento em madeira. São 5 categorias: Tawny Standard, Reserva, Colheita, Garrafeira e Indicação de idade
Tawny Standard
Vinho jovem de lote, ou seja, blend de uvas e safras, com cerca de três anos de estágio em madeira, tem uma cor aberta, é leve e suave e está prontos para o consumo
Tawny Reserva
Estagia em madeira entre seis e sete anos, tem uma cor aloirada com nuances vermelhas, aromas de frutas vermelhas e secas e especiarias. É encorpado e persistente, com taninos suaves que não causam adstringência.
Vinho do Porto com Indicação de idade
São vinhos produzidos a partir de um blend e suas características de prova devem corresponder à idade indicada no rótulo, 10, 20, 30, 40 ou 50 anos. Isso não quer dizer que o vinho tenha essa idade, mas sim que apresenta perfil organoléptico da idade indicada.
São vinhos com acidez presente e equilibrada e teor de doçura mais elevado. Os aromas são de frutos secos, torrefação, caramelização e especiarias. Nos com mais de 30 anos, é perceptível notas de curry. Quanto mais velho, mais redondo e persistente é o final e mais alourada é a cor.
Vinho do Porto Colheita
Vinhos de uma única vindima e envelhecimento mínimo de sete anos em madeira. Estão prontos para consumo logo que engarrafados. O estágio em garrafa pode modificar as características organolépticas do vinho, o ideal é consumir rápido!
Vinho do Porto Garrafeira
São exemplares raros. Após o estágio em madeira de sete anos, envelhecem em garrafões de vidro, por ao menos oito anos. São menos potentes mas com uma delicadeza distinta dos envelhecidos em madeira.
Diferença entre Tawny e Ruby: conhecendo os vinhos do Porto Ruby
Estilo de Porto frutado e encorpado que envelhece por um tempo relativamente curto em grandes tonéis de madeira de carvalho ou em tanques de inox. Alguns se beneficiam com envelhecimento em garrafa.
Os vinhos têm uma intensa cor vermelha, aromas de frutas pretas e vermelhas, notas florais, chocolate e especiarias. A diferença entre Tawny e Ruby é que os Ruby são mais estruturados que seus irmãos do grupo dos Tawny.
Os vinhos são categorizados de acordo com as uvas utilizadas e o período de envelhecimento em garrafa. São 5 categorias: Ruby Standard, Reserva, LBV, Crusted e Vintage.
Ruby Standard
Vinho jovem, de lote (blend de uvas e safras), apresenta a cor mais ligeira, aromas menos intensos e menos estrutura. Está pronto para ser consumido quando é engarrafado
Ruby Reserva
Também é um vinho de lote, com uma maior concentração quando comparado ao Ruby Standard.
Late Bottled Vintage ou Vinho do Porto LBV
Vinho de uma única colheita, engarrafado entre o quarto e sexto ano depois da vindima. Durante esse período, permanece em tanques de inox ou em grandes pipas de madeira, para preservar a cor e o caráter fresco e frutado. Se beneficia com estágio em garrafa, podendo ser guardados por até 10 anos
Vinho do Porto Crusted
Vinho de lote encorpado e de cor muito intensa. Estagia em garrafa por ao menos três anos antes de ser vendido. Nesse período, cria-se um depósito na garrafa, uma crosta, que é o que dá o nome à categoria.
Vintage
O estilo de Vinho do Porto de maior prestígio. Só é produzido em ano excepcional e com aval do IVDP ou da Confraria do Vinho do Porto. É um vinho de apenas uma colheita, engarrafado entre o segundo e o terceiro ano após a vindima. Assim como o LBV, permanece em tanques de inox ou em grandes pipas de madeira, para preservar a cor e o caráter frutado. Tem aromas de fruta preta, notas florais e vegetais e com uma estrutura impressionante. Podem ser consumidos jovens ou ainda envelhecidos por décadas.
Agora que você já sabe diferença entre Tawny e Ruby, baixe o e-book sobre Vinho do Porto e torne-se um expert nessa categoria de vinho.