fbpx

O que é Vinho do Porto

O que é Vinho do Porto
O que é Vinho do Porto

O vinho do Porto é um vinho doce elaborado em Portugal, a partir do processo de fortificação. Mesmo levando o nome Porto, o não é produzido na cidade portuguesa, mas sim na região do Douro. 

A denominação “Vinho do Porto” é uma referência histórica. Antigamente, o vinho era comercializado e expedido para exportações a partir da cidade do Porto. Os outros países, principalmente a Inglaterra, quando recebiam o produto falavam que era o “vinho do Porto”.

Contudo, o cultivo das uvas e o processo de vinificação era realizado na região do Douro. O estágio de envelhecimento, engarrafamento e expedição eram realizados, principalmente, em Vila Nova de Gaia. 

Até os dias de hoje, a produção é realizada no Douro. Vila Nova de Gaia continua sendo um importante entreposto e também um sítio de envelhecimento. Mas, atualmente, é permitido o envelhecimento e estágio no próprio Douro.

Como o Vinho do Porto é feito

É feito a partir de uvas colhidas à mão, entre agosto e outubro, em vinhedos na região do Douro. Quando chegam às adegas, as uvas selecionadas são transferidas para lagares (grandes tanques de cimento) onde são prensadas ou pisadas a pé, para que a casca rompa e libere o suco e a polpa.

Depois de algumas horas tem início a fermentação alcoólica, que transforma o açúcar da uva em álcool e gás carbônico. Quando o mosto chega no grau de doçura desejado pelo enólogo, o vinho é levado  para uma cuba onde será feita a fortificação.

O que é fortificação

Fortificação é o processo de adicionar álcool ao mosto para que o vinho final tenha um teor maior de álcool e açúcar. Ou seja, o vinho recebe aguardente vínica com teor alcoólico de 77%, adicionada na proporção 115 litros a cada 435 litros de vinho. 

Assim que o nível de álcool ultrapassa 15%, as leveduras morrem e a fermentação é interrompida antes de todo o açúcar ter sido consumido. assim, parte da doçura natural da uva é preservada no vinho.

Envelhecimento

Após a fortificação, o vinho é encaminhado para tonéis para descansar. Nesse momento, o enólogo avalia o produto e define para qual estilo será destinado, Ruby ou Tawny. O estilo definido, o próximo passo é o processo de envelhecimento que acontece em Gaia, mas algumas casas preferem deixar o vinho envelhecendo nas quintas do Douro.

  • Saiba a diferença entre Vinho do Porto Tawny e Ruby

Paula Daidone é educadora certificada pelo IVDP

promoção curso de marketing de vinhos