Sémillon
Quando se trata de variedades de uva branca, a Sémillon frequentemente é ignorada ou ainda subestimada. No entanto, essa é uma variedade versátil que tem muito a oferecer em termos de sabor, aroma e potencial de envelhecimento.
Origens e Características do Semillon
A Sémillon, também conhecida como Wyndruif, é uma casta branca milenar cujas primeiras referências escritas remontam ao século XVII. Sua origem é Bordeaux, na França, mas é encontrada na Austrália e África do Sul desde 1800.
É uma planta vigorosa, com cachos cheios e bagos de casca fina. É muito resistente a doenças, apenas o fungo Botrytis Cinerea consegue atacar seus frutos. O parasita, paradoxalmente, dá à variedade a nobreza da viticultura.
A uva é conhecida por sua capacidade de produzir vinhos com textura macia e sensação aveludada na boca. É uma uva versátil que pode ser apreciada jovem, com aromas de frutas frescas, ou envelhecida, desenvolvendo notas de castanhas.
Embora seja frequentemente usado em blends, o Sémillon também pode brilhar em um vinhos varietais.
Características do Vinho Sémillon
Os sabores e aromas da Sémillon podem variar dependendo das técnicas de vinificação utilizadas. Quando vinificada de maneira tradicional e mantida em tanques de inox, a Semillon mostra notas de frutas de caroço frescas, como damascos, peras e maçãs, toques de ervas e alcaçuz.
Normalmente, é evitando o carvalho e a fermentação malolática, para preservar as características de frescor, as frutas frescas e acidez crocante. Algumas produções utilizam contato com as borras a batonnage o que adiciona cremosidade e complexidade aromática ao vinho.
A Semillon tem impressionante potencial de envelhecimento. Exemplares de qualidade podem permanecer guardados de cinco a dez anos. Com o tempo, a Semillon desenvolve sabores mais ricos de mel, frutas tropicais maduras e nozes torradas.
Os vinhos podem ter uma textura ligeiramente untuosa e um nível moderado de acidez, tornando-os agradáveis para beber tanto sozinhos quanto em harmonização com comida.
Sémillon e o vinho Sauternes
A Sémillon é responsável por dar origem a um dos vinhos doces mais renomados do mundo, o Sauternes, produzido na região francesa homônima, em Bordeaux. A característica única do vinho Sauternes é o seu método de produção, que envolve a utilização de uvas afetadas pela Botrytis cinerea, um tipo de fungo. Conhecido como podridão nobre, o parasita desidrata as uvas e concentra seus açúcares, ácidos e sabores. Resultando em uvas com altos níveis naturais de açúcar.
O Sauternes apresenta grande complexidade de aromas e sabores. É possível perceber notas de mel, damasco, frutas brancas maduras e especiarias doces. A acidez elevada confere frescura e equilíbrio à doçura. Esses vinhos podem envelhecer com qualidade por 10 a 15 anos.
Além da Sémillon, o Sauternes pode ser elaborado com as uvas Muscadelle e Sauvignon Blanc.
Harmonização de comida com vinho Sémillon
Graças à sua versatilidade e perfil de sabor, a Semillon harmoniza com uma grande variedade de pratos. Suas notas cítricas vibrantes a tornam uma combinação natural para frutos do mar, queijos frescos e pratos mais leves, como saladas, sushi, sashimi e ceviche.
Saiba como combinar vinho com ostra.
Por ter textura oleosa, vai bem com pratos mais encorpados, como salmão grelhado, frango assado, arroz de pato e lagosta. Sua textura oleosa e sabores sutis o tornam ideal para combinar com pratos mais encorpados ou pratos de peixe mais robustos.
Quando a Sémillon é apresentada na versão doce, como Sauternes, a combinação fica a cargo de queijos azuis e sobremesas, principalmente as preparadas com castanhas, nozes, frutas secas, laranja, damasco e mel. Ótimo acompanhante para os bolos sazonais, como panetone de frutas e colomba pascoal.
3 comentários sobre “Sémillon”
Comentários estão encerrado.