Qual vinho combina com sopa?
Sopa é um dos pratos mais complexos para fazer harmonização com vinho. Alguns fatores contribuem para isso, como a temperatura de serviço da sopa, a textura e a mistura de ingredientes. Mas seguindo algumas dicas é possível descobrir qual vinho combina com sopa e criar deliciosas harmonizações.
Saiba qual vinho combina com cada receita de sopa:
- Caldo Verde com linguiça em pedaço – Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Carménère
- Caldinho de feijão com bacon salpicado – Malbec, Cabernet Sauvignon, Tannat
- Canja de galinha com frango em pedaço – Chardonnay, Riesling e Pinot Noir
- Creme de abóbora com croutons – Chardonnay, Riesling e Antão Vaz
- Sopa de legumes em pedaços – Chardonnay, Torrontés e Viognier
Primeiro é importante se atentar para a temperatura do vinho. Como a sopa é sempre servida quente, é preciso que o vinho esteja em uma temperatura mais próxima possível do prato para não haver um choque térmico na boca. Em uma harmonização de vinho com sopa, servir um vinho em uma temperatura elevada, é importante que o vinho seja muito equilibrado e, principalmente, esteja com o álcool bem integrado. Caso contrário, a temperatura elevada aumentará a percepção do álcool na boca.
- Leia também: como harmonizar vinho com fondue
Outro ponto de atenção na hora de fazer harmonização de vinho com sopa é a textura da sopa, que é totalmente líquida. Imagine derramar em uma vasilha a sopa e o vinho, o que irá acontecer? Os dois, por serem líquidos, irão se misturar e perder o sabor individual de cada um. Provavelmente, a sopa, por ter maior densidade, será um pouco mais perceptível ao paladar, mas ainda assim terá seu sabor alterado pela mistura da bebida. Além disso, a textura na boca é totalmente líquida, sem estímulo para as papilas gustativas.
Para resolver essa questão, o ideal é levar um pouco de textura para a sopa e servi-la com ingredientes que dão crocância como croutons, pedaços de bacon, crispy de couve ou alho poró frito e até batata palha. A inclusão da crocância modifica a presença da sopa na boca, dando peso e mastigação. Outra opção é deixar os legumes e proteínas em pedaços.
Em sopas com ingredientes em pedaços, sentimos com mais clareza o sabor. Você pode fazer escolher o vinho que combina com sopa levando em conta a presença desse ingrediente. Isso também vale para cremes batidos, é importante atentar qual o sabor em evidência, para poder escolher o vinho. Sopas com verduras, podem ser combinadas com vinhos que tenham notas herbáceas, sopas com proteína branca ou apenas legumes, combinam com branco encorpado. A harmonização de vinho com sopa deixará sua refeição muito mais saborosa.