fbpx

Harmonizando Vinho com Fondue

Harmonizando Vinho com Fondue
harmonizacao de vinho com fondue

É só o friozinho chegar que a vontade de comer fondue vem junto. E nesse momento surge a dúvida: qual vinho combina com fondue? É comum a sugestão ser um vinho tinto. Mas nem sempre essa é a melhor pedida, pois a escolha do vinho para acompanhar o fondue vai depender do sabor da receita. 

Por isso, preparamos um manual com algumas dicas técnicas que irão te auxiliar na busca pelo vinho ideal para fondue de Queijo, Carnes e Chocolate. Mas lembre-se, a combinação final tem que ser aquela que mais te agrada!

Vinho que combina com Fondue de Queijo

Diferentemente do que muitas pessoas pensam, o fondue de queijo harmoniza melhor com vinho branco do que vinho tinto. Por dois motivos: primeiro, os queijos normalmente utilizados não têm estrutura para o vinho tinto e segundo, a fondue é um prato altamente gorduroso que precisa de um vinho com acidez elevada para limpar o paladar e preparar a boca para a próxima garfada. 

Leia também: como harmonizar queijos com vinho

O vinho branco ideal para fondue de queijo é o que tem frescura e textura encorpada, pois o queijo derretido é pesado e um vinho leve morreria na combinação. Como se trata de queijos do tipo semi duros com leve dulçor, como gruyère e emmental, a receita tende a ter um toque adocicado. Optar por vinho com um leve açúcar residual pode trazer uma sensação agradável à combinação. 

Vinhos de uvas naturalmente mais adocicadas, como Riesling e Gewürztraminer, são ótimas opções. Vinhos com passagem por barrica de carvalho, principalmente americana, também vai bem, pois apresentam notas doces e textura cremosa. Aqui, a Chardonnay casa perfeitamente. No hall das borbulhas, Brut e Demi-Sec funcionam bem.

Se você não dispensa um vinho tinto, opte por um Pinot Noir, com traços da Borgonha. Ou então, incremente a receita do fondue de queijo com ingredientes mais potentes, como bacon, calabresa, cogumelos ou até mesmo pedaços de carne. Nesse caso, procure por um vinho de corpo leve ou médio, jovem e frutado.

Para criar uma harmonização regional, ou seja, escolher o vinho da mesma região de origem da receita, os brancos da região de Savoie, nos Alpes Franceses, são os mais indicados. O Fondue de Savoyarde é elaborado com Emmental e outras variações de queijos alpinos, como Comté, Beaufort e Gruyère. Brancos da Borgonha e espumantes da AOC Saint-Péray, no norte do Rhonê, elaborados com as castas Marsanne e Roussanne, também entram na categoria regional.

Falando em harmonização regional, crie uma combinação para lá de brasileira: sirva o fondue de queijo com pedaços de goiabada e combine com com um espumante Moscatel Rosé. Você irá se surpreender com o sabor! 

Lembre-se: use o mesmo vinho na preparação do fondue para fazer a harmonização! 

Vinho que combina com Fondue de Carne

A harmonização de fondue de carne é feita com vinho tinto. Mas o estilo do vinho varia de acordo com a preparação da carne: na chapa ou em óleo. No caso da versão em óleo, a carne crua é frita em imersão, o que dá um caráter oleoso ao prato. Por isso, a melhor opção é um vinho com acidez elevada e tanino moderado; como o Merlot

O fondue preparado na chapa dá à carne sabor mais acentuado e textura mais firme. A combinação também é feita com vinho tinto, mas aqui você pode abusar de tanino e corpo e optar por vinhos de uvas mais intensas, como Malbec e até Tannat.

Leia também: como combinar vinho com churrasco

Normalmente, o fondue de carne é servido com molhos, como vinagrete, mostarda, molho de alho, entre outros. Para completar a combinação, escolha vinhos com aromas semelhantes ao sabor do molho escolhido, como, por exemplo, Cabernet Sauvignon, que tem aromas herbáceos e casará bem com molho de ervas ou chimichurri.

Caso o fondue seja de carne branca, como ave e suíno, é possível optar por um vinho branco encorpado. Agora se o preparo for frutos do mar, como camarão, por exemplo, você tem um leque maior de opções: desde um vinho branco aromático ou um rosé de cor clara até um espumante brut.

Vinho para harmonizar com Fondue de chocolate

A preparação do fondue de chocolate pode variar entre chocolate ao leite ou amargo e a escolha do vinho deve acompanhar a característica de dulçor do prato. Para preparo com chocolate ao leite, o vinho deve ter ao menos o mesmo patamar de doçura que o chocolate. Caso contrário, criará um sabor metalizado na boca. O ideal é optar por vinhos de sobremesa, como o Porto Ruby ou colheita tardia, ou ainda espumante Moscatel.

Leia também: como fazer harmonização entre vinho e chocolate

Receita com chocolate amargo também harmoniza com vinho doce, principalmente com Porto Ruby. Mas esse tipo de chocolate também suporta um vinho seco, como um Tannat ou Merlot. No caso de optar por um vinho seco, atente-se para os acompanhamentos. Prefira ingredientes com castanhas ou frutas. Deixe as guloseimas, como marshmallow, biscoitos e mini churros, para acompanhar espumante Moscatel. Inclusive, essa é a bebida ideal para preparos com doce de leite, chocolate branco ou creme de avelã.

Agora que não resta mais nenhuma dúvida sobre fondue, que tal descobrir o seu vinho preferido? Clique aqui e garanta o seu kit.

promoção curso de marketing de vinhos