Alvarinho
Alvarinho é uma uva típica portuguesa, originária de Melgaço, Região dos Vinhos Verdes. Mas os espanhóis tentam reivindicar sua origem, alegando ser da Galiza. Lá leva o nome de Albariño. É uma das castas brancas mais notáveis e considerada, por muitos, a melhor de Portugal. Tem baixa produção, pois seus cachos são pequenos e com muita semente. Apesar dos bagos serem pequenos, a uva tem a pele grossa o que permite suportar o frio. Possui teor de açúcar elevado, o que resulta em vinhos mais alcoólicos, e acidez alta.
Crédito imagem em destaque: Soalheiro.
Como são os vinhos de Alvarinho?
Os vinhos de Alvarinho são delicados e perfumados, mas bem estruturados. Mesmo sendo um vinho branco, o Alvarinho apresenta uma quantidade relativamente alta de taninos. É uma casta muito aromática, com notas que mesclam flores e frutas, com nuances de banana, limão, maçã, maracujá, erva cidreira e flor de laranjeira. O paladar é fresco, com notas cítricas e minerais, e acidez equilibrada.
Possui graduação alcoólica, acima dos 11%, quando comparadas as demais castas dos Vinhos Verdes que rondam os 9%. Tem grande potencial de envelhecimento, durando até os dez anos de idade com toda a plenitude.
Mesmo tendo capacidade para fermentação em madeira, dificilmente o ganho será superior à perda da fruta. Mas alguns produtores têm apostado nisso, justamente para dar uma nova cara para a região. Leia mais sobre os métodos de vinificação e como o vinho é feito.
São vinhos para serem bebidos frescos, mas não muito gelados para que não percam os aromas. O ideal é servir entre os 10 e os 12 graus.
Harmonização: o que combina com Alvarinho
Os vinhos de Alvarinho são leves, frutados, minerais e com boa acidez. E por ter essas características sua harmonização é compatível com uma gama grande de receitas. O Alvarinho combina perfeitamente com comidas do mar: peixes gordos, bacalhau assado ou grelhado, sardinha, frutos do mar com sabor forte, ostras e pratos da culinária japonesa. Também vai bem com carne de porco e aves, desde grelhadas até como recheio de arroz ou risoto. Leia mais sobre como harmonizar vinhos com comida.
Alvarinho nos Vinhos Verdes
O Alvarinho diferencia-se dos demais vinhos verdes pelo seu corpo robusto, grau alcoólico alto e boa capacidade de envelhecimento. Tem cor cítrica brilhante e aromas de florais e de frutas. O paladar é cheio com equilíbrio entre açúcar, álcool e acidez. É fresco, leve e com certa mineralidade com final longo e persistente. São vinhos de alta qualidade e rústicos. Leia mais sobre o Vinho Verde.
Albariño na Espanha
Assim como em Portugal, os vinhos de Albariño são famosos por serem frescos e aromáticos. Combinam aromas florais e frutados e preenchem a boca com bom corpo e ótima acidez. É uma das castas brancas de maior reputação da Península Ibérica. Muito encontrada nas Rias Baixa, em Galiza, região com clima bastante úmido e frio, a casta é muito utilizada em cortes, mas principalmente em varietais. Esses considerados alguns dos melhores vinhos brancos da Espanha.
Descubra outras uvas brancas como a Chardonnay e a Sauvignon Blanc em nossa seção de Castas de Uva. Visite também nossa página sobre cursos de vinho no Brasil e em Portugal aqui.