fbpx

Onde e como comprar vinho online

Onde e como comprar vinho online
como e onde comprar vinho online

Com a quarentena, o hábito de comprar vinho online passou a ser quase indispensável para quem quer consumir a bebida. Por isso, muitas pessoas têm me perguntado sobre onde e como comprar vinho online.

Separei aqui diversas dicas que vão te ajudar a escolher o seu vinho ideal sem sair de casa. Clique em cada um dos tópicos a seguir:

Por que comprar vinho pela internet?

É muito importante saber que o comércio de vinhos online é uma tendência que veio para ficar. Além disso, essa modalidade já representa uma fatia expressiva do mercado há muito tempo. Veja dados do Sebrae e Ibravan sobre o perfil dos consumidores online.

Paralelamente, os impactos do isolamento social anteciparam mudanças de comportamento tanto nos consumidores quanto nas empresas. O consumo de vinho cresceu e a oferta online teve que dar uma resposta ágil. Não apenas as grandes redes ampliaram seu portfólio. Pequenos comércios, importadoras, lojas especializadas e até os produtores passaram a oferecer vinhos pela internet.

Dessa forma, quem quer consumir a bebida e entrar para esse mundo de uma maneira mais ampla precisa considerar a ideia de comprar vinho online.

Leia também:

Sites para comprar vinhos online

Assim como no mercado tradicional, podemos separar os sites de venda de vinhos por categorias bem definidas: Varejo (grande superfície), importadoras, sites especializados e produtores. A seguir conversaremos sobre as vantagens de cada uma dessas categorias.

Caixas delivery compra de vinho online
Quando você compra vinhos online a entrega é feita em caixinhas próprias para vinho.

Paginas e apps de delivery do varejo

Essa categoria é representada pelos supermercados, ela responde por grande parte do volume de vendas e oferece rótulos de produção mais ampla. Nessa lista podemos destacar o Pão de Açúcar e a Casa Santa Luzia, que apresentam seções dedicadas ao vinho em seus sites.

Vantagens – Por vender em grande volume, os supermercados conseguem preço bastante atrativos, principalmente em vinhos importados. Esse canal é ideal para quem está começando a beber vinho ou para quem já estabeleceu o consumo em marcas definidas e busca pagar menos pela garrafa. Outro ponto positivo é a entrega mais rápida, pois esse seguimento possui lojas em todo território nacional.

Desvantagens – O portfólio se restringe a rótulos e empresas de grande produção e a regiões mais usuais. Ainda que o range de preços possa variar bastante, os produtos não apresentam a amplitude do mercado de vinhos. Por isso, os amantes do vinho costumam buscar por vendedores especializados.

E-commerce das Importadoras

As grandes importadoras de vinhos sempre foram a referência no mercado, elas fazem a ponte entre o produtor e lojas de vinhos. Contudo, seguindo a tendência de comércio de vinhos online, varias importadoras tradicionais como Decanter e Grand Cru também desenvolveram plataformas de venda pela internet.

Vantagens – As importadoras geralmente apresentam o portfólio mais robusto em termos de regiões, produtores e rótulos. Não ficando restritas apenas aos vinhos de grande produção. Em muitos casos, as importadoras são a única forma de acesso a determinados exemplares.

Desvantagens – Os preços praticados pelas importadoras são, em geral, proporcionalmente mais elevados em relação aos supermercados. Paralelamente, o serviço do vinho tradicional é muito fomentado pelas importadoras em suas lojas, muitas delas luxuosas. Na venda online esse serviço se perde um pouco. Clientes mais tradicionais ou que consomem vinhos de valor mais elevado não encontrarão o mesmo padrão das lojas na compra pela internet. Para fazer bons negócios nesse seguimento é recomendado ter um bom nível de conhecimento sobre vinhos.

Sites e lojas especializados em vinhos

Nessa categoria existem 2 mundos bem distintos: o mundo dos grandes sites de venda de vinhos, a exemplo da Wine e Evino, e o mundo das pequenas lojas e distribuidores que fazem também sua venda online, como por exemplo Vinhos de Bicicleta e Fracaro Wine.

Grandes sites

Esse grupo representa de fato o grande volume de vendas online. São empresas que apostam no marketing digital e uma abordagem voltada ao grande público. A atuação desses sites tem modificado a estrutura do mercado de vinhos no Brasil nos últimos anos, aproximando muito mais pessoas do mundo do vinho.

Vantagens – Os grandes sites de venda de vinho são muito competitivos em preços e promoções. Oferecem opções como clubes de assinatura em diversos níveis de preços e estilos. São uma boa opção para que está descobrindo o mundo do vinho pois apresentam seus produtos de uma forma mais simples, abrangente e direta.

Desvantagens – Por trabalharem com nicho bem amplo nem sempre oferecem a atenção que o cliente necessita ou espera de uma loja especializada. Muitos dos vinhos oferecidos são exclusivos e sem referência de mercado, dessa forma fica praticamente impossível fazer comparação de preços.

Lojas especializadas

Diversas lojas especializadas em vinhos têm também seus produtos para venda online, outras exitem apenas em ambiente virtual. Essas lojas são geralmente conduzidas por pessoas envolvidas no mundo do vinho, com conhecimento técnico sobre a bebida e aquela paixão que envolve os consumidores.

Vantagens – O sonho de muitos amantes do vinho é um dia ter sua própria loja de vinhos. Nesses locais o atendimento personalizado, os clientes são mais que apenas um número de vendas. O comércio online é feito pelos próprios donos da loja, que escolhem a dedo os rótulos que irão vender. É possível falar com o vendedor por WhatsApp, entender para qual ocasião ele recomenda cada rótulo e até devolver caso não tenha gostado.

Desvantagens – Ainda que os vendedores se esforcem para manter o valor atrativo, o preço dos vinhos é sempre baseado na importação de pequenos volumes, representação de marcas menores ou no portfólio das importadoras maiores. Demandam um conhecimento mínimo sobre o tema até mesmo para aproveitar toda a dedicação do vendedor.

Aproveite para se inscrever em nosso curso gratuito de Degustação de Vinhos e tornar-se um expert na bebida. Clique aqui para saber mais.

Lojas virtuais das vinícolas

A tendência em oferecer os produtos diretamente ao consumidor chegou também às vinícolas. Diversos produtores passaram a oferecer seus vinhos para venda em seus sites. Exemplos são: Bueno Wines (vinícola do Galvão Bueno) e Casa Valduga.

Vantagens – A venda de vinhos online possibilitou o acesso aos vinhos brasileiros em todas as regiões do País. As vinícolas praticam descontos e oferecem vantagens para compra em seus sites. Ótima opção para quem quer conhecer os vinhos brasileiros.

Desvantagens – O valor do frete ainda é um problema para as pequenas compras, durante o isolamento social diversas vinícolas lançaram promoções de frete grátis. Esperamos que isso se mantenha.

Como escolher um vinho pela internet

Agora que você já sabe onde vai comprar, fica a dúvida: como escolher um vinho pela internet? O primeiro passo é definir o tipo de vinho que você está procurando, quais suas preferências e o valor a ser investido.

Os bons sites de vinho costumas apresentar uma descrição bem detalhada de cada um dos rótulos oferecidos. Muitos trazem até as combinações de comida que harmonizam com o vinho. Nos sites você também pode filtrar pelo tipo de vinho, região vinícola e terroir onde ele foi produzido, castas de uva utilizadas na elaboração e preço.

Caso esteja começando, dê uma olhada nesse artigo: Vinhos indicados para iniciantes.

É preciso saber tudo de vinho para comprar pela internet?

A resposta nesse caso é não. Mas é preciso ter alguns cuidados para não levar gato por lebre. Entender o básico do vinho é bastante fácil, você pode investir um tempo curto e aprender tudo que precisa para se virar sem problemas.

Clique aqui e conheça nosso curso gratuito de Introdução ao Mundo do Vinho.

Dicas práticas para comprar vinho online

As dicas gerais para comprar vinho valem também para a internet:

  • Procure vinhos com indicação do país e região onde foi produzido, evite descrições genéricas como: Vinho da União Europeia.
  • Vinhos com selo de Denominação de Origem (DO) respeitam regras mais restritas de produção, entenda o que é uma DO aqui.
  • Evite comprar muitos vinhos iguais. Caso não conheça um determinado rótulo ou marca, evite comprar em grande quantidade de uma vez.
  • Cuidado com as super promoções. Não existe almoço grátis, né! Se um vinho de R$300 está por R$50 desconfie. Ou há algo errado, ou o vendedor estava super valorizando ao vender por R$300.
  • Comprar vinho online direto dos produtores é uma boa opção, você garante a procedência do vinho e também fomenta a produção brasileira.
  • Divida o frete com seus amigos. Descubra quem tem interesse em vinho na sua família ou trabalho e faça compras coletivas. Assim o frete é pago uma só vez.

Kits de vinho e clubes de assinatura valem a pena?

A porta de entrada de muitas pessoas ao mundo do vinho são os clubes de assinaturas ou kits promocionais dos grandes sites de vinho. Essa entrada é muito válida, principalmente para quem quer descobrir a bebida, mas ainda não tem muitas referências.

Após algum tempo consumindo um clube ou comprando kits promocionais, o ideal é você definir o estilo de vinho que mais lhe agrada e passar a escolher seus próprios rótulos. Dessa forma o investimento será mais bem aproveitado.

E aí, agora que você já sabe como e onde comprar vinho online, qual será sua próxima aquisição?

Veja mais dicas no Blog da Paula Daidone e também em nosso canal do Youtube.

promoção curso de marketing de vinhos