O que são vinhos tranquilos: tinto, branco e rosé?

Os vinhos tranquilos são aqueles que não possuem gás ou que não receberam inserção extra de álcool e/ou açúcar e com aproximadamente 14% de álcool. São os vinhos tintos, vinhos brancos e vinhos rosés comuns, que são consumidos com mais frequência.

Vinhos tranquilos servem também de base para elaboração de outros tipos de vinho, como os vinhos espumantes. De maneira prática, pode-se dizer que a elaboração de todos os tipos de vinho tem como fase inicial os mesmos passos da produção dos vinhos tranquilos.

Encontre a descrição de vinhos tranquilos em nossa seção de Avaliação e descubra como fazer a Análise Sensorial dos vinhos.

Variedades dos vinhos tranquilos

As variedades de vinhos tranquilos são:

Tintos

Os tintos são vinhos tranquilos de cor vermelha e que possuem níveis consideráveis de tanino. São elaborados necessariamente com castas tintas. Sua coloração provém das cascas das uvas utilizadas em sua preparação. Leia nossos artigos sobre a elaboração e características dos vinhos tintos e como harmonizar vinhos com comida.

Brancos

Os brancos são vinhos tranquilos de cor amarela em variados tons, em alguns casos chega a ser quase incolor. Os brancos contém níveis praticamente imperceptíveis de tanino e maior acidez que os tintos. Descubra como são feitos os vinhos brancos e suas características.

Rosés?

Os rosés são vinhos de coloração próxima à rosa, podendo variar de mais claro até mais escuro. Leia mais sobre as cores do vinho e q que elas nos revelam.

Rosés podem ser produzidos com uvas brancas e tintas. São vinhos que têm o nível de tanino, acidez e aromas definidos pelo tempo de contato do mosto com a pele da uva e pela forma de vinificação. Saiba mais sobre a elaboração dos vinhos rosés.

Por suas características intermediárias, entre brancos e tintos, os vinhos rosés funcionam como coringa na hora de fazer sua harmonização com comida.

Interessado em vinhos? Visite nossa Enciclopédia do Vinho ou participe de um dos nossos cursos sobre vinhos.