Terroir
Terroir é o conjunto de fatores naturais (solo, geografia, geologia e clima) que influencia no cultivo e qualidade da uva. Consequentemente, influenciam também na elaboração e resultado dos vinhos. Algumas pessoas consideram como quinto elemento do terroir a ação humana. Considera-se que o conhecimento e a habilidade do produtor ao cultivar cada pedaço de terra é um fator tão importante quanto os agentes naturais.
Juntos, os fatores do terroir representam propriedades únicas que colaboram para o surgimento de uma fruta com características exclusivas. Tais atributos expressam a tipicidade e identidade daquela região, que são levadas para dentro da garrafa dando origem a um vinho singular.
Cada pedaço de terra possui o seu próprio terroir. É possível uma mesma região apresentar terroirs diferentes. Como é exemplo da Chardonnay na AOC Borgonha (França): em Chablis os vinhos são secos com notas minerais e de frutas cítricas. Por outro lado, em Côte de Beaune o resultado é um vinho mais encorpado apresentando notas de frutas brancas e tropicais. Dois produtos completamente diferentes, mas ambos produzidos com a mesma variedade de uva e em localidades muito próximas. Essas diferenças são relevantes também para a harmonização dos vinhos. Saiba como harmonizar cada tipo de vinho.
Qual é a Importância do Terroir
O terroir figura um papel muito importante na elaboração do vinho e também em sua comercialização. A França é um dos países onde o terroir tem importância extrema. A rotulagem das garrafas francesas leva os nomes do local de proveniência da uva, não o tipo de uva. Por isso vemos nas garrafas as inscrições Bordeaux, Côtes du Rhone ou Champagne. Inclusive, é de lá a criação do conceito terroir.
Contudo, alguns especialistas em vinho contestam a importância do Terroir na produção do vinho. Segundo Mark A. Matthews, professor de Viticultura e Enologia da Universidade da Califórnia, o terroir não passa de um mito. Sendo fruto de numa abordagem não científica do cultivo de uvas. Mark aborda outros aspectos relativos em eu livro: “Terroir and Other Myths of Winegrowing”.
Assim, um vinho de excelência, com característica especificas pode ser produzido em diversos locais, desde que sejam compreendidos e manipulados corretamente os agentes que determinam as propriedades do vinho em cada região. Nesse aspecto, intervenções humanas como irrigação, drenagem e demais práticas de cultivo compensariam os fatores naturais. Descubra como são produzidos os vinhos tintos, brancos e rosés.
Terroir na produção de uvas e vinhos
O debate sobre a importância do terroir esbarra também em questões econômicas e de disputa de mercado. Produtores de Denominações de Origem (DO) tradicionalmente ligadas ao terroir trabalham para preservar as características de seus vinhos. Nessas regiões existem restrições ou proibições de diversas práticas de cultivo agrícola, com objetivo de fortalecer o aspecto do terroir no vinho. Na Borgonha, por exemplo, é proibida a irrigação, mesmo em anos de prolongada estiagem.
O prestígio à intervenção humana, nesse caso, é dado pelo reconhecimento da habilidade de cada produtor em cultivar e vinificar suas uvas sob condições naturais. Nesse caso, a habilidade está associada ao aspecto histórico, tradição e experiência em se cultivar cada terroir. Na França, vinhos onde todo o processo de elaboração é executado por um único produtor recebem a inscrição “Domaine” em seu rótulo. É levada em conta o processo desde o cultivo da videira até o engarrafamento.
Em contrapartida, na Califórnia, a Beckstoffer Vineyards, de William Andrew “Andy” Beckstoffer, é uma dos maiores produtoras de uva para vinificação do mundo. No entanto, a empresa não elabora vinho. Reserva-se a fornecer uvas de alta qualidade aos produtores de vinho. Nesse caso, o cultivo da uva visa fornecer um produto com as características demandadas pelos enólogos das empresas que farão a vinificação. Pode-se então, lançar mão de alternativas agrícolas e fugir dos regramentos da produção tradicional. Objetivo é sempre obter uvas de maior qualidade.
Origem do termo Terroir
A origem do termo terroir está na Borbonha, em meados do século XIV. Monges Beneditinos e Cisterciences eram possuidores de grandes quantidades de terra na região e tinham condições ideias para observar a diferença de cada parcela de terra. Por consequência, como as uvas vindas de cada área influenciavam no vinho final. Os monges passaram a demarcar áreas de acordo com essas características identificadas e chamar cada parcela de terroir. Algumas dessas marcações são utilizadas até hoje e foram elevadas ao nível Priemer Cru e Grand Cru.
E você acredita em Terroir? Encontre avaliações de vinhos de diversos terroir em nossa seção de Degustação.
Quer ficar por dentro das novidades do mundo do vinho? Siga o Reserva85 no Facebook e Instagram.