Doçura do vinho – Secos, meio-secos e doces
A doçura do vinho está associada à concentração de açúcar presente na bebida. Os vinhos tranquilos, que consumimos com mais frequência, são considerados secos. Vinhos meio secos ou meio doces são os vinhos onde é possível perceber a presença de açúcar, como é o caso dos elaborados com Gewurztraminer e os Champagnes Brut.
Os vinhos de sobremesa, como os colheita tardia, são um tipo de vinho naturalmente doces por terem uvas sobremaduras. Há os muitos doces, onde o nível de açúcar é ainda mais alto e na boca o líquido tem uma sensação viscosa, como o Xerez PX. Entenda como são elaborados os vinhos doces.
O teor de açúcar pode também ser indicado pelas lágrimas do vinho, descubra essa e outras outras características da Análise Sensorial do vinho como corpo, taninos, cor, final e persistência em nossos artigos relacionados na seção Degustação.
Qual a origem da doçura do vinho?
A doçura do vinho tranquilo é proveniente da frutose da uva e não pelo acréscimo de açúcar na bebida. Durante a fermentação, as leveduras transformam o açúcar da uva em álcool. Mas, em alguns casos, pode ser que esse açúcar não seja consumido inteiramente e com isso seja possível perceber açúcar residual na bebida. Entenda como são feitos os vinhos.
A acidez contribui para que a percepção de açúcar em um vinho diminua. Exemplares com mais acidez fazem o vinho parecer menos doce no paladar. Alguns produtores utilizam o polêmico processo de chaptalização, adição de açúcar durante a fermentação, para aumentar o teor alcoólico da bebida.
Classificação e dosagem da doçura do vinho
A classificação e a dosagem da doçura do vinho variam de país para país. De maneira geral, a classificação é definida em secos, meio secos e doces. Podendo haver classes intermediárias na Análise Sensorial, como: meio doce e muito doce. Leia também sobre as classes de aromas dos vinhos.
Classificação de doçura do vinho no Brasil
Secos – até 4g de açúcar por litro
Demi-Sec ou meio-secos – de 4,1 a 25g de açúcar por litro
Suaves ou Doces – de 25,1g e 80g de açúcar por litro
Vinho licoroso:
seco – até 20 vinte gramas de açúcar por litro
doce – acima de 20 gramas de açúcar por litro
Classificação de doçura do vinho na União Europeia
Secos – até 4g de açúcar por litro ou até 9g de açúcar por litro se equilibrado com uma acidez adequada
Meio-secos – de 4,1g até 12g de açúcar por litro ou de 9,1g até 18g de açúcar por litro se equilibrado com uma acidez adequada
Meio-doces – de 12,1g ou 18,1g até 45g de açúcar por litro
Doces – acima de 45,1g de açúcar por litro
Essa classificação não se aplica aos espumantes, pois esses vinhos sim recebem adição de açúcar. Antes do fechamento final da garrafa é incluído o licor de expedição, que consiste em uma mistura de vinho e açúcar. A dosagem é que irá determinar a doçura final do produto. Cada região produtora ou denominação de origem tem a sua própria legislação sobre a quantidade de açúcar permitida. Leia mais sobre a doçura dos vinhos espumantes, em nossa Enciclopédia do Vinho.
Já pensou em fazer um cursos sobre vinhos? Descubra nossas opções e aprenda na prática, clique aqui.