O que é o Vinho Verde?
O Vinho Verde ainda causa certa confusão. Há quem diz que Vinho Verde é o vinho que ainda não madurou, ou então que apresenta colocarão esverdeada. Essas afirmações não passam de lendas urbanas. Vinho Verde nada mais é do que um vinho produzido na Região Demarcada dos Vinhos Verdes em Portugal. A qual leva esse nome por conta de a região ser coberta por uma vegetação extremamente rica e, é claro, muito verde. Conheça outras Regiões Demarcadas de Portugal.
Nesse vídeo, a especialista em vinhos Paula Daidone explica tudo sobre o Vinho Verde.
Características: como é o Vinho Verde?
A região é reconhecida principalmente por seus vinhos brancos, que figuram até como uma categoria distinta nas cartas de vinho em Portugal. Entretanto, há também a produção de vinhos tintos e grande potencial para elaboração de espumantes.
Vinhos Brancos
Os vinhos branco possuem frescura natural, baixo teor alcoólico, são leves e elegantes. Destacam-se pelo intenso aroma de flores e frutas jovens. Exemplares mais tradicionais têm um leve frisante. Na boca são intensos e refrescantes. São muito gastronômicos, ou seja, ideais para acompanhar uma boa refeição. Conheça também a Alvarinho, a casta de uva icônica da região.
Vinho Verde Tinto
Os vinho verde tinto têm taninos marcantes e uma acidez alta, que muitas vezes causam efeito agulha na boca. Possuem corpo médio, são muito aromáticos, com notas de frutas vermelhas e silvestres, e com coloração vermelho intensa. São frescos e altamente gastronômicos.
Vinho Verde Rosé
O vinho verde rosé é muito aromático, com notas de frutas frescas, vermelhas, que se repetem na boca. Nos exemplares mais tradicionais, sente-se certo dulçor no paladar. A coloração rosa intensa, comum nessa região, está dando lugar ao levemente rosado. Novos produtores têm apostado em tons mais claros, seguindo a tendência dos rosés de Provence. Leia mais sobre os aspectos dos vinhos em nossa seção de Análise Sensorial.
Espumantes dos Vinhos Verdes
Os espumantes dos Vinhos Verdes estão ganhando espaço, graças a alta qualidade apresentada. Assim como os tranquilos, os espumantes do Vinho Verde também são frescos e aromáticos e na boca apresentam certa complexidade.
Para receber o selo da Denominação de Origem Controlada Vinho Verde (DOC) , os espumantes devem ser produzidos pelo método tradicional. Ou seja, é necessário que a segunda fermentação aconteça em garrafa. É também exigido estágio mínimo de nove meses na adega do preparador, após a data do engarrafamento, para poder ser comercializado. Veja os detalhes da DOC da lei de regulamentação aqui.
Leia também: nosso artigo sobre a Identidade e qualidade dos Vinhos Verdes e também a visita que fizemos à Quinta de Paços.
Harmonização: o que combina com Vinho Verde?
Os Brancos possuem muita acidez e frescor, é uma boa companhia para frituras, comidas gordurosas e condimentadas. São bons parceiros na harmonização da culinária japonesa, indo bem desde as entradas fritas e quentes até os crus; assim como outros pratos de peixes e frutos do mar. Veja outras dicas de como combinar vinho com comida.
O Vinho Verde Rosé por ter mais estrutura acompanha pratos igualmente estruturados, como embutidos, carpaccio e caldeiradas. Já os tintos suportam receitas ainda mais pesadas como feijoada, leitão assado, galinhada e arroz de pato.
E você, gosta de Vinho Verde? Descubra seu estilo de vinho favorito em nossos cursos de vinho. Visite também nossa Enciclopédia do Vinho.