Como são os vinhos de Távora-Varosa
A grande notoriedade dos vinhos de Távora-Varosa vem de seus espumantes, produzidos na região desde o século XVII pelos Monges de Cister. Sendo a menor regiões demarcadas de Portugal, sua produção é inferior aos 100 mil hectolitros/ano e tem apresentado uma redução nos últimos anos. Cerca de 50% dos vinhos de Távora-Varosade recebem o selo da Denominação de Origem Controlada (DOC), ou da Indicação Geográfica Terras de Cister, segundo dados da Wines of Portugal.
Leia também nosso artigo sobre a região demarcada Távora-Varosa.
Espumantes de Távora-Varosa
Os vinhos espumantes de Távora-Varosa são aromáticos, com perlage fino e constante. Na boca são frescos e muito frutados. Mesmo os classificados como Super Reserva, que passaram ao menos três anos sobre as borras, mantêm o caráter leve e frutado e quase não se percebe os aromas secundários, provenientes da autólise das leveduras. Os espumantes de Távora-Varosa podem ser brancos, rosés e tintos e todos devem ter no mínimo 11 % volume alcoólico.
Leia também: Receitas de drinks a base de espumante.
Harmonização: o que combina com os espumantes de Távora-Varosa
Os espumantes de Távora-Varosa são opções para acompanhar refeições em uma ótima harmonização. Por possuírem alta acidez e serem leves e frutados, os vinhos combinam com uma grande quantidade de receitas. Desde entradas frias até pratos mais gordurosos e sobremesas. Leia mais sobre como harmonizar vinhos espumantes com comida.
O Brut ou Blanc de Blanc pode acompanhar tábua de queijos, canapés, saladas com frutos do mar e risotos. Para pratos mais estruturados e/ou que levam carne em sua composição, como carpaccio, charcutaria e leitão assado, aposte em um Blanc du Noir ou em um Rosé. Já para a sobremesa a opção é um demi-sec ou doce, pois a bebida tem que ter um grau de doçura igual ou superior ao prato. Mas os espumantes de Távora-Varosa possuem complexidade e sabor suficientes para serem servidos desacompanhados.
Confira o que harmoniza com o espumante de Távora-Varosa Terras do Demo e outro exemplares portugueses em nossa seção de Avaliação de Vinhos.
Ver essa foto no Instagram
Como são os Vinhos Tranquilos de Távora-Varosa
Não é muito comum encontrar vinhos tranquilos de Távora-Varosa, isso porque a região oferece condições perfeitas para a produção de espumantes. Alguns produtores elaboram vinhos com o mosto da prensagem excedente ou então em anos específicos para criar referências especiais. Entenda melhor como o vinho é feito.
Os vinhos brancos de Távora-Varosa são claros com nuances verde-limão, intenso aroma de frutas cítricas e acidez natural elevada. Os tintos tem tonalidade rubi claro, são leves e com alguma frescura. Nas regiões mais ao norte, devido à proximidade com o Douro, os vinhos adquirem um carácter especial com mais estrutura.
Conheça os vinhos de outras regiões como a Bairrada e Vinho Verde em nossa seção de Regiões e Terrois. Inscreva-se também em nossos cursos sobre vinhos portugueses.