Franciacorta – espumantes e terroir da região vinícola
Franciacorta é a região produtora dos mais sublimes e elegantes vinhos espumantes italianos. Reconhecida como produtora de alta qualidade pela União Europeia, é muitas vezes comparada à Champagne.
Os espumantes de Franciacorta são produzidos pelo método tradicional e devem permanecer por pelo menos 18 meses em contato com as leveduras. O que confere aos vinhos – complexidade, sutileza e bouquet elegante.
Veja nesse artigo:
Conheça também outros espumantes italianos como Prosecco e Lambrusco.
Mapa e terroir da região vinícola de Franciacorta
A região vinícola compreende 19 municípios nos arredores de Brescia, na Lombardia, norte do país. Conheça as 20 regiões italianas produtoras de vinho aqui.
O terroir de Franciacorta apresenta clima é continental, mas tem enormes benefícios associados à proximidade com o lago de Iseo. O laco promove um efeito mitigador nas variações de temperaturas no verão e no inverno.
O solo se desenvolveu sobre cascalhos de geleira (moreana), por depósitos transportados ao longo dos últimos 700 mil anos pela antiga geleira Oglio.
PAISAGENS DO VINHO Lago Iseo – Itália Os espumantes de Franciacorta são produzidos às margens dos lagos alpinos no norte da Itália. Veja mais em: www.reserva85.com.br
Publicado por Reserva85 – Paula Daidone em Quinta-feira, 15 de agosto de 2019
Franciacorta DOCG
A região é uma Denominação de Origem Controlada e Garantida italiana exclusiva para a produção de espumantes pelo método tradicional. Inclusive, foi a primeira região italiana a produzir espumantes com a segunda fermentação em garrafa. A DOCG foi estabelecida em 1995 e junto com ela regras rigorosas de produção e vinificação foram impostas.
Regulamentação
Entre as exigências da lei, utilização exclusiva do método Champenoise com no mínimo de 18 meses de estágio sobre as borras. Apenas quatro castas de uva são autorizadas. É permitido o uso de vinho reserva e também está liberado criar cortes com as variedades de uva, anos de colheita e vinhedos, contato que respeite a recomendação da legislação.
Três tipos de espumantes podem ser produzidos na DOCG: o Franciacorta, Franciacorta Satèn e Franciacorta Rosé. Apenas vinhos elaborados nessa região e que respeitem todas as regras da denominação de origem podem utilizar o termo Franciacorta no rótulo. A fiscalização é feita pelo Consórcio da região, saiba mais aqui.
Leia também: DOC Lambrusco
Uvas permitidas para elaboração do espumante Franciacorta DOCG
Os vinhos são produzidos a partir de quatro castas: Chardonnay e Pinot Noir, Pinot Blanc e Erbamat. Cada um dos tipos de espumante possui regras específicas de proporção para o uso das uvas. Veja as regras para cada tipologia.
Estágio e pressão
Envelhecimento mínimo de 25 meses, após a colheita, sendo que ao menos 18 meses em contato com as borras. Pressão de garrafa entre 5 e 6 atmosferas para os espumantes. Para o Satèn a pressão deve ser inferior a 5 atmosferas. Entenda como o espumante é feito.
Dosagem dos espumantes Franciacorta
A dosagem se refere à quantidade de açúcar presente no vinho. Os espumantes podem ser elaborados nas versões Pas Dosé (sem dosagem), Extra Brut, Brut, Extra Dry, Dry e Demi Sec. Compreenda a doçura dos vinhos aqui.
Os diferentes tipos de Franciacorta são caracterizados por diferentes dosagens de licores adicionados após o dégorgement e, portanto, são dotados de personalidades originais e distintas. Veja a descrição de cada categoria de dosagem:
- Pas Dosé (açúcar até 3 g / l, resíduo natural do vinho) – é o mais seco da gama Franciacorta;
- Extra Brut (açúcar até 6 g / l) – muito seco;
- Brut (açúcar inferior a 12 g / l) – seco, mas um pouco mais suave que o Extra Brut, é certamente o tipo mais versátil da DOCG;
- Extra Dry (12-17 g / l de açúcar) – macio, com uma dosagem ligeiramente superior ao clássico Brut, é adequado para uma grande variedade de alimentos;
- Sec ou Dry (açúcar 17-32 g / l) – menos seco e ligeiramente doce;
- Demi-Sec (açúcar 33-50 g / l) – sabor doce devido à dosagem de açúcar bastante alta, vai bem com sobremesas.
Tipologia e características dos espumantes de Franciacorta
Os três tipos de vinho produzidos na DOCG são: o Franciacorta espumante, Franciacorta Satèn e Franciacorta Rosé.
O Satèn é um estilo diferente de espumante. O vinho deve ter no máximo 5 atmosferas de pressão, além de só poder ser elaborado no estilo brut.
O Franciacorta e o Rosé carregam todas as propriedades clássicas de um espumante convencional. A seguir veremos as classificações e suas características. Já o Satèn, por conter menos gás, é um vinho mais delicado e sedoso. Chega a lembrar um vinho branco.
Franciacorta espumante
O espumante Franciacorta é o tipo padrão produzido na DOCG. O vinho pode ser produzido com as castas Chardonnay e Pinot Noir, o uso de Pinot Blanc é permitido até um máximo de 50%, e o Erbamat é permitido até um máximo de 10%.
Envelhecimento mínimo de 25 meses, após a colheita, sendo que ao menos 18 meses em contato com as borras. Pressão de garrafa entre 5 e 6 atmosferas. Podem ser elaborados nas versões Pas Dosé (sem dosagem), Extra Brut, Brut, Extra Dry, Dry e Demi Sec.
Leia também: Como o vinho é feito.
Características do vinho
Cor amarelo-palha com reflexos dourados, perlage fino e persistente, bouquet característico de fermentação em garrafa, notas de crosta de pão e fermento enriquecido com notas delicadas de citrinos, frutos secos (amêndoa, avelã, figos secos) e leve mineralidade.
Saiba como fazer a análise sensorial do vinho.
Franciacorta Satèn
No Franciacorta Satèn deve prevalecer a Chardonnay, sendo permitido o uso de Pinot Blanc até um máximo de 50%. É produzido exclusivamente no tipo Brut. É necessário, ao menos, 24 meses de estágio em contato com as leveduras.
Leia também: Fermentação malolática do vinho.
Como é o vinho Satèn
A suavidade gustativa é dada por uma seleção precisa dos vinhos de base e pela menor pressão na garrafa, sob 5 atmosferas. Perlage fino e persistente, quase cremoso. Cor amarelo palha com nuances esverdeadas. Aroma sutil, mas marcado por fruta madura acompanhada de notas delicadas de flores brancas e até de castanhas tostadas (amêndoa e avelã). Uma agradável sapidez e frescura.
Franciacorta Rosé
O blend é composto por Chardonnay, Pinot Bianco (máximo 50%), Pinot Nero (mínimo 35%), Chardonnay, Pinot Bianco Erbamat (máximo 10%). É produzido com um vinho à base de Pinot Noir que fermenta em contacto com a pele durante o tempo necessário para dar ao vinho a tonalidade desejada. Descansa por 24 meses sob as borras. Pode ser elaborado nas versões Pas Dosé (sem dosagem), Extra Brut, Brut, Extra Dry, Dry e Demi Sec.
Características do Rosé
A presença de Pinot Noir dá a este espumante um corpo e um vigor particulares. Possuem corpo médio, alta acidez e final persistente e equilibrado. Apresenta aromas de frutas vermelhas frescas e notas florais. No paladar morango e framboesa juntam-se a amêndoas e pão, com um toque mineral.
Séries especiais
Espumante, Satèn e Rosé podem adquirir maior personalidade, complexidade e refinamento, com períodos mais longos de maturação e envelhecimento. Este é o caso de Franciacorta Millesimato e Franciacorta Riserva.
Leia também: Os Champagnes que você precisa provar.
Franciacorta Millesimato
O Franciacorta Millesimanto é um vinho elaborado com apenas uma safra. É exigido que ao menos 85% das uvas utilizadas sejam provenientes de um único ano. O Millesimato deve permanecer pelo menos 37 meses em estágio, sendo 30 meses em contato com as leveduras, antes de ser comercializado. São elaborados nas versões Pas Dosé, Extra Brut, Brut, Extra Dry. Já o Satèn Millesimato só pode ser elaborado no tipo Brut.
Como são os espumantes Franciacorta Millesimato
Os vinhos vintage Franciacorta têm uma personalidade sensorial e gustativa que reflete claramente as características climáticas da safra e as expressões qualitativas das uvas dessa colheita específica.
Reserva Franciacorta
O Franciacorta Riserva é feito a partir de excelentes exemplares de Millesimato. Para que possam revelar completamente o potencial de suas fragrâncias e sabores, eles devem permanecer com as borras por muitos anos. O Regulamento exige pelo menos cinco anos, então o Franciacorta Riserva só é lançado ao mercado 67 meses (cinco anos e meio) após a colheita. Produzidos nos estilos Pas Dosé, Extra Brut e Brut. Já o Satèn Riserva só pode ser elaborado no tipo Brut.
Características do Reserva Franciacorta
Notas complexas e avançadas provenientes do envelhecimento mais longo em garrafa. Apresenta uma perlage muito fina e persistente, um bouquet elegante e rico, com frutas, flores e notas de especiarias e leveduras. O sabor é macio, fresco e complexo.
Interessado nos estilos dos espumantes? Confira a entrevista com o chef de cave da Champagne Lanson.
Harmonização: o que harmoniza com Franciacorta?
O Franciacorta é um espumante elegante e por isso pede acompanhamentos no mesmo nível. Veja dicas de como harmonizar vinho com comida.
É ideal para ser servido como aperitivo, acompanhando entradinhas frias, canapés, mesa de queijos e ostras. Já na refeição principal, opte por uma harmonização com pratos mais delicados, como risoto de açafrão, espaguete com frutos do mar, peixe grelhado com batatas e carne crua a la piemontese.
E ai, sabe tudo de Franciacorta? Compartilhe seu conhecimento com seus amigos no Facebook.
Continue aprendendo, acesse nossa Enciclopédia do Vinho ou veja mais artigos sobre vinhos da Itália aqui.