fbpx

DOC de Lambrusco e regiões vinícolas produtoras

As regiões vinícolas que produzem Lambrusco com selo DOC (Denominação de Origem Controlada) não são muito simples de compreender. Primeiramente, devemos saber que Lambrusco é uma uva. Dessa forma, não existe uma DOC que restrinja o uso desse nome. Saiba mais sobre o que é o vinho Lambrusco  e suas características aqui.

As DOC de Lambrusco estão localizadas nas regiões da Emilia Romagna e Lombardia e estão associadas às composições ampelógrafas. Ou seja, ligadas às castas de uva. As certificadoras da denominações de origem controlada regulam as castas autorizadas para a produção do Lambrusco , as práticas enológicas adotadas e as áreas de produção.

Algumas regiões são exclusivamente definidas para produção desse tipo de vinho e outras são autorizadas a produzi-lo. Neste texto vamos abordar todas as DOC exclusivas de Lambrusco e algumas regiões produtoras tradicionais não exclusivas.

Assista esse vídeo sobre o Vinho Lambrusco, apresentado por nossa especialista em vinhos Paula Daidone.

Compartilhe esse vídeo sobre Lambrusco com seus amigos e ajude a divulgar nosso canal no Whatsapp. Clique aqui para compartilhar!

Regiões com DOC exclusivas para produção de Lambrusco

Existem quatro DOC exclusivas para a produção de Lambrusco. Todas levam em seu nome a palavra Lambrusco. Na região de Emilia Romagna estão três denominações:

  • Lambrusco di Salamino di Santa Croce;
  • Lambrusco di Sorbara;
  • Lambrusco Grasparossa di Castelvetro;

Na região da Lombardia existe apenas uma DOC:

  • Lambrusco Mantovano.

A seguir apresentaremos as regras de cada uma das denominações e as características de seus vinhos, que são fiscalizadas pelos chamados Consórcios. As regiões são também registradas junto à Comissão Européia. Saiba mais sobre as regiões vinícolas da Itália aqui.

Lambrusco di Salamino di Santa Croce DOC

Localizada na região de Módena – deve conter o menos 85% Lambrusco Salamino com até 15% de Lambruschi, Ancellotta e Fortana (conhecidas localmente como “uvas de ouro”), isoladamente ou em combinação. Autorizada a produção de vinhos tintos e rosés, frisante e espumante. Veja o registro da UE aqui.

Características do Lambrusco di Salamino di Santa Croce

Tende a ter uma cor profunda, taninos precisos, mas não muito intensos, acidez contida e aromas frutados, lembrando cereja e ameixa. É um bom ponto de partida para aprender mais sobre o Lambrusco.

Lambrusco di Sorbara DOC

Localizada em Módena – mínimo de 60% de Lambrusco Sorbara com até 40% Lambrusco Salamino. Autorizada a produção de vinhos tintos e rosés, frisante e espumante. Baixe aqui as definições oficiais.

Como é o vinho Lambrusco di Sorbara

Vinhos de cor clara com tanino baixo e aromas que lembram morangos silvestres e pétalas de rosa. São delicados em estrutura, mas com uma acidez aguda e nítida. Normalmente, são produzidos pelo método clássico.

Lambrusco Grasparossa di Castelvetro DOC

Situada também em Módena, a  composição deve ter ao menos 85% de Lambrusco Grasparossa com até 15% de Lambruschi, Fortana e Malbo Gentili, em conjunto ou individualmente. Autorizada a produção de vinhos tintos e rosés, frisante e espumante. Veja a regulamentação aqui.

Características do Lambrusco Grasparossa di Castelvetro

Origina vinhos de cor escura, cheios, tânicos e com frescor integrado. Na boca são redondos e no nariz frutado, com aromas de ameixa e cereja.

Leia também: Regiões produtoras de Prosecco.

Lambrusco Mantovano DOC

Única DOC localizada na região da Lombardia, autoriza a produção de vinhos tintos e rosés, apenas frisante. Deve conter pelo menos 85% das uvas Lambrusco  Viadanese, Lambrusco Maestri, Lambrusco Marani e Lambrusco Salamino, individualmente ou em conjunto, e até 15% de Sorbara, Grasparossa, Ancellotta e Fortana. Leia o regulamento completo aqui.

Como é o vinho Lambrusco Mantovano

O vinho que origina é macio, com corpo médio, pouco tânico e bem equilibrado. É bastante fresco, saboroso e com aroma frutado intenso (mas não muito persistente).

Entenda melhor o conceito sobre as Denominações de Origem aqui.

Outras regiões produtoras de Lambrusco

Algumas regiões não são exclusivas para produção de Lambrusco, mas se destacam na produção desse tipo de vinho. Entre elas estão Modena (ou di Modena DOC) e Reggiano.

Modena DOC

Rótulos de Lambruscos di Sorbara e Modena. Credito: Reserva85.
Rótulos de Lambruscos di Sorbara e Modena. Credito: Reserva85.

Está autorizada a produção de frisante, espumante e Novello (vinhos de maceração carbônica) branco, rosé e tinto. O vinho deve ter um mínimo de 85% de Lambrusco Grasparossa, Lambrusco Salamino, Lambrusco di Sorbara, Lambrusco Marani, Lambrusco Maestri, Lambrusco Montericco, Lambrusco Oliva, em conjunto ou separadamente. Os outros 15% podem ser de uvas provenientes das vinhas Ancellotta, Malbo e Fortana, sozinhas ou juntas. Os brancos devem utilizar as mesmas uvas e porcentagens, mas vinificadas em branco. Sua área se sobrepõe a de outras três DOCs: Lambrusco di Salamino di Santa Croce, Lambrusco di Sorbara e Lambrusco Grasparossa di Castelvetro. As DOCs da região de Modena são fiscalizadas pelo Consorzio dei Lambruschi Modenesi.

Como é o Lambrusco di Modena

São vinhos simples e fáceis de beber. Com cor intensa, corpo leve e alta frescura. São saborosos com notas de frutas, e aromas delicados de flores e frutas. Os vinhos vinhos das outras regiões que integram a DOC por vezes são referidos como da região de Módena.

Reggiano DOC

Está autorizada a produção de frisante, espumante e Novello (vinhos de maceração carbônica) tinto e rosé, e espumante branco.

O vinho deve ter um mínimo de 85% de Lambrusco Marani, Lambrusco Salamino, Lambrusco, Montericco, Lambrusco Maestri, Lambrusco de Sorbara, Lambrusco Grasparossa, Lambrusco Viadanese, Lambrusco Oliveira, Lambrusco Barghi, em conjunto ou separadamente. Os outros 15% podem ser de uvas provenientes das vinhas Ancellotta e Malbo, sozinhas ou juntas.

Os brancos devem conter 100%, junto ou separadamente, das uvas Lambrusco Marani, Lambrusco Maestri, Lambrusco Salamino, Lambrusco Montericco, Lambrusco de Sorbara e Malbo vinificadas em branco.

Como é o Lambrusco Reggiano

São vinhos mais simples com menos complexidade, pouca estrutura e taninos baixos. Têm cor intensa, corpo leve, são saborosos com notas de frutas, e aromas que variam do frutado ao floral.

Leia mais sobre as regiões e vinhos da Itália aqui. Ou descubra novos vinhos em nossa Enciclopédia.

promoção curso de marketing de vinhos